Biodiversidade: Preservar e Regenerar | Trabalhos 2022/23

Escola EB 2,3 Dr. João das Regras (Lourinhã)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Ação realizada:
Reflorestação dos patamares de aterro na face norte da escola

Breve descrição da ação:
Para a construção dos edifícios da escola foram aterradas áreas adjacentes de uma várzea, a várzea do Rio Grande. Os materiais de aterro trazidos elevaram o solo por patamares, três no total, sendo o solo trazido de antigos depósitos de materiais de construção civil que misturados com outros solos resultaram por compactação na realidade temos hoje, um solo pobre, mas já capaz de ser ocupado por plantas arbóreas e arbustos. A florestação desta extensa área é um desafio constante, quer pelo trabalho de colocação das plantas, quer pela sua manutenção.
Decidimos por árores de fruto, e plantas do género pinus e compressus que têm dado bons resultados em relação à sobrevivência. Este projeto é para continuar todos os anos aumentando a área e cuidando das anteriores, quanto à necessidade de água.
No mês de março, mês da floresta, todas as turmas do 2º ciclo foram convidadas a colocar duas árvores por turma, género compressus e pinus.

Intervenientes:
Delegados ambientais do 2ºciclo e respetivas turmas, apoiados por alunos do 3º ciclo.

Data de realização:
mês de março (3ª e 4ª semanas)

Local de realização:
Patamares norte

Importância da implementação da ação para a biodiversidade local:
Os patamares norte da escola dão diretamente para a várzea do Rio Grande, local rido em avifauna, tendo já sido vistos: garças boieiras e garças brancas pequenas, pato real, rolas, pintassilgos, rabirruivos, pardais, chasco e toutinegras. A colocação de árvores servirá de refúgio e local de nidificação.

Descrição das várias etapas de desenvolvimento da ação/ metodologia utilizada:
Determinação no mês de março como mês da floresta e identificação da área de intervenção e limpeza de erva que no inverno cresce viçosa e cerrada. Obtenção de árvores por parte dos parceiro CELBI- Viveiros, Amoreira , Óbidos.

Registo fotográfico das principais etapas do projeto:

Descrição dos principais resultados obtidos e impactes da ação:
Cada turma ficou responsável pela visita à sua árvore por via da adoção.
A escola ganhou novas plantas e a arborização do espaço exterior tornará a escola mais verde e mais protegida dos ventos norte. A perceção da responsabilidade individual na alteração do ambiente local. Envolvimento de vários grupos disciplinares, pois os alunos realizaram a ação em tempo de aulas.

Fontes de pesquisa consultadas para planeamento, desenvolvimento e implementação do projeto:
Site do ICNF

Articulação do trabalho com os conteúdos curriculares:
Geografia e Ciências Naturais.
Impactos antrópicos humanos e biodiversidade (CN 8º ano), formas formas de relevo (geografia 7º ano)

Breve mensagem de sensibilização (tipo slogan) do projeto:
Uma árvore, um amigo

Póster digital (PDF):