Biodiversidade: Preservar e Regenerar | Trabalhos 2022/23

Escola de Hotelaria e Turismo de Vila Real de Santo António (Vila Real de Santo António)

Escalão: Escalão 3 - Secundário, Profissional e Superior

Ação realizada:
Happy Bird- Day - Colocação de comedouros / bebedouros

Breve descrição da ação:
Os alunos construíram 3 comedouros e 1 bebedouro para aves, a partir de garrafas e garrafões de água vazios. Esses comedouros e bebedouros foram colocados em duas árvores existentes no recinto escolar e no parapeito exterior de uma das janelas de sala de aula.

Intervenientes:
Turmas de 1º ano de dos Cursos Técnicos de Cozinha / Pastelaria e Restaurante / Bar.

Data de realização:
22 de maio de 2023

Local de realização:
Escola de Hotelaria e Turismo de Vila Real de Santo António

Importância da implementação da ação para a biodiversidade local:
No recinto escolar existem 3 árvores da borracha onde se abrigam dezenas de aves, tanto no verão (em busca de sombra) como no inverno (para se protegerem da chuva e do vento).
Durante o inverno, as aves conseguem obter alimento e água, uma vez que a chuva e a terra da horta pedagógica lhes proporcionam formas de subsistência.
No entanto, quando começa a estação quente, diversas aves acabam por sucumbir à sede devido às altas temperaturas que têm que suportar para capturar alimento.
A instalação de bebedouros e comedouros garante essas primeiras necessidades, evitando assim que tantas aves de pequeno porte tenham que enfrentar o calor extremo para conseguir alimento e água.

Descrição das várias etapas de desenvolvimento da ação/ metodologia utilizada:
- Recolha de garrafões / garrafas vazias;
- Esboço do design mais apropriado;
- Execução dos comedouros e bebedouros;
- Pintura e decoração dos mesmos;
- Instalação dos comedouros e bebedouros nos locais escolhidos;
- Manutenção / abastecimento com alpista e água.

Registo fotográfico das principais etapas do projeto:

Descrição dos principais resultados obtidos e impactes da ação:

Fontes de pesquisa consultadas para planeamento, desenvolvimento e implementação do projeto:
Para execução dos bebedouros, foram vistos alguns tutoriais em canais do Youtube.

Articulação do trabalho com os conteúdos curriculares:
Uma vez que na Escola de Hotelaria os curricula dos diferentes cursos não contemplam disciplinas da área da Biologia nem das manualidades, o desafio foi realizado no módulo de Informação Turística, por ter alguma proximidade com a temática da Biodiversidade.

Breve mensagem de sensibilização (tipo slogan) do projeto:
Happy Bird-Day

Póster digital (PDF):