Biodiversidade: Preservar e Regenerar | Trabalhos 2022/23

Escola EB1/JI Sintra (Sintra)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Ação realizada:
Manutenção de floreiras; Criação de novas floreiras, com plantas amigas de polinizadores; Construção de hotel de insetos

Breve descrição da ação:
A escola tem um espaço privilegiado com uma grande área, onde já existiam algumas plantas.
Um encarregado de educação ofereceu-se para fazer a estrutura de um hotel de insetos. Pediu-se a colaboração dos restantes pais para contribuir com caixas de fruta em madeira, telhas, tijolos, pinhas, vasos cerâmicos.
Na escola guardaram-se os rolos de papel higiênico.
Com as crianças recolherem-se pauzinhos provenientes das árvores da escola e canas, existentes no pátio. As crianças colaboraram no preenchimento dos rolos com os paus e as canas, e no preenchimento da estrutura.
A limpeza do espaços, assim como a manutenção das floreiras e criação de novas floreiras através de sementeiras e plantações foi da responsabilidade das crianças.

Intervenientes:
Crianças da educação pré-escolar

Data de realização:
Fevereiro a maio

Local de realização:
Pátio da escola.

Importância da implementação da ação para a biodiversidade local:
A preservação da biodiversidade local é fundamental para a saúde dos ecossistemas (plantas, animais, fungos, ... e seus habitats e para o bem-estar da comunidade educativa.
Entre as variadíssimas razões, salienta-se:
- Manutenção da estabilidade dos ecossistemas;
- Contributo para a regulação do clima, polinização de culturas, controle de erosão do solo, entre outros;
- Fonte de recursos naturais, fundamentais para a subsistência das diferentes espécies e para o ser humano;
- Conservação da beleza e diversidade.

Descrição das várias etapas de desenvolvimento da ação/ metodologia utilizada:
1ª Etapa
- Manutenção das floreiras existentes;
- Criação de novas floreiras, através de sementeiras e plantações.
2ª Etapa
- Construção do hotel de insetos;
- Manutenção das floreiras (controlo de pragas, rega, transplante)
3ª Etapa
- Criação de um berçário para moscas das flores
4ª Etapa
- Elaboração do poster na aplicação Canva. As flores que integram o poster nasceram espontaneamente ou foram plantadas/semeadas pelas crianças, no espaço escolar. Algumas das fotos foram tiradas pelas crianças. O fundo do poster, é uma fotografia da ação de limpeza, realizada pelas crianças.

Registo fotográfico das principais etapas do projeto:

Descrição dos principais resultados obtidos e impactes da ação:
Como principais resultados e impactes da ação são:
- Promoção de maior consciência ambiental, nomeadamente na preservação da biodiversidade, na comunidade educativa;
- Conhecimento e identificação de espécies locais: a ação contribuiu para que as crianças conhecessem melhor as espécies locais e o seu papel no ecossistema;
- Embelezamento da escola.

Fontes de pesquisa consultadas para planeamento, desenvolvimento e implementação do projeto:
Plataforma ABAE
Recursos do Centro de Ciência Viva do Pavilhão do Conhecimento

Articulação do trabalho com os conteúdos curriculares:
Enquadramento Curricular:
Conhecimento do Mundo: As crianças adquiriram competências sobre os diferentes ecossistemas, espécies de plantas e animais, das cadeias alimentares, conservação da natureza e impactos das atividades humanas na biodiversidade. Foram igualmente abordadas questões relacionadas com a distribuição geográfica das diferentes espécies encontradas, e das características ambientais que sustentam a sua sobrevivência.
Educação Ambiental: Neste âmbito, promoveu-se a consciência sobre a importância da conservação da biodiversidade, através de práticas sustentáveis.
Na Linguagem Oral e abordagem à escrita: foram exploradas várias histórias relacionadas com os temas, que levaram à aquisição de vocabulário específico, e ao desenvolvimento da consciência fonológica; os registos gráficos desenvolveram a motricidade fina e a consciência da palavra escrita.
Matemática: promoveu-se a consciência de número entre outras competências tais como: a simetria, a noção de conjunto, as relações espaciais, as probabilidades, etc.

Breve mensagem de sensibilização (tipo slogan) do projeto:
Preservar a biodiversidade hoje, para um futuro com vida amanhã.

Póster digital (PDF):