Biodiversidade: Preservar e Regenerar | Trabalhos 2022/23

Escola Básica e Secundária Clara de Resende (Porto)

Escalão: Escalão 3 - Secundário, Profissional e Superior

Ação realizada:
Biodiversidade: Preservar e Regenerar - Ação de limpeza da Ribeira da Ganja - Porto

Breve descrição da ação:
Numa ação conjunta de educação-ação, o Município do Porto e a Escola BS Clara de Resende, reforçaram junto da comunidade escolar, a importância da Limpeza da Ribeira da Granja , no sentido de valorizar e proteger este recurso hídrico assim como os ecossistemas ribeirinhos numa ação de preservação e regeneração da biodiversidade.

Intervenientes:
Alunos do 10º ano, turma B, professoras de Biologia e Geologia e Física e Química A

Data de realização:
23 de maio de 2023

Local de realização:
Ribeira da Granja - Zona do Vido - Porto

Importância da implementação da ação para a biodiversidade local:
Os cursos de água que circulam por toda a cidade do Porto tiveram, no passado, grande importância a nível social e económico, servindo como fonte de água para as populações, indústrias e, sobretudo, para o regadio dos campos de cultivo. Com o crescimento da cidade e necessidade de criar infraestruturas, passou-se a entubar estes ribeiros e juntamente com as águas residuais,5 a encaminhá-los para o rio. Tal situação configurou-se como uma péssima medida já que contribui para a deterioração da qualidade de água, diminuição da sua disponibilidade e passou a ser uma fonte de contaminação devido à sua crescente poluição.
A ribeira da Granja, conhecida por ribeira do Ouro, Nª Sra da Ajuda, Naus ou Lordelo, tem uma das maiores bacias hidrográficas do concelho. Com vários afluentes, está maioritariamente entubada e desagua no rio Douro. Neste momento ainda se encontra poluída.
A partir de 2006, a empresa Águas e Energia do Porto passou a tutelar os rios e as ribeiras do Porto, tendo alterado drasticamente a visão e planeamento deste recurso começando a apostar na reabilitação destes espaços como ecossistemas naturais onde é possível viver, lado a lado, com a biodiversidade local. Neste sentido, teve início um conjunto de ações de limpeza desta Ribeira, tendo a nossa escola, no âmbito do projeto Eco- Escolas participado em mais uma destas ações.

Descrição das várias etapas de desenvolvimento da ação/ metodologia utilizada:
1) No âmbito da disciplina de Biologia e Geologia os alunos problematizaram:
O que é a biodiversidade e como se organiza? Que responsabilidade tem o ser humano na extinção das espécies e na sua conservação? Quais as ações antrópicas que põem em risco a biodiversidade? No decurso da primeira unidade programática da Biologia, os alunos abordaram, entre outros, os seguintes problemas ambientais:
- Sobreexploração;
- Introdução de predadores ou de doenças;
- Alterações climáticas;
- Poluição e suas fontes;
- Destruição de habitat
- introdução de espécies exóticas que se tornam invasoras
2) Sensibilizados para a importância da manutenção da biodiversidade e do equilíbrio dos ecossistemas;
3) Palestra com a Dra. Filipa Fernandes, para enquadramento da atividade a realizar da limpeza das ribeiras;
4) Ação de limpeza da Ribeira da Granja;
5) Tratamento de dados;
6) Construção de um póster de divulgação e de notícia para o Jornal da Escola DeClara de junho.

Registo fotográfico das principais etapas do projeto:

Descrição dos principais resultados obtidos e impactes da ação:
A pesagem global de resíduos recolhidos pela nossa Escola, no período de 1 hora na Ribeira da Granja, foi de 10 kg (aprox) sendo distribuídos pelas seguintes categoriais:
- 4 kg de indiferenciado;
- 2,5 kg de vidro;
- 2,5 kg de plástico;
- 1 kg de papel
verificou-se que seria necessário mais tempo para percorrer toda a Ribeira. É urgentes continuar com estas ações de limpeza da Ribeira da Granja.

Fontes de pesquisa consultadas para planeamento, desenvolvimento e implementação do projeto:

Articulação do trabalho com os conteúdos curriculares:
Perfeita articulação com a unidade introdutória da Biologia - 10ºano

Breve mensagem de sensibilização (tipo slogan) do projeto:
Se a Água queres Preservar, as Ribeiras do Porto deves Regenerar!

Póster digital (PDF):