Biodiversidade: Preservar e Regenerar | Trabalhos 2022/23

Escola Básica e Secundária Dr. Hernâni Cidade (Redondo)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Ação realizada:
Laboratórios Vivos

Breve descrição da ação:
A ação iniciada no ano letivo 2021-2022, em parceria com o projeto Além Risco cujo objetivo era a plantação de 50 000 árvores no distrito de Évora, em espaço urbano. Depois de uma fase pedagógica de sensibilização para a importância do aumento da biodiversidade como meio de combate, mitigação e adaptação às alteações climáticas, passou-se à fase de plantação de árvores e arbustos autóctones, construção e colocação de ninhos e hotéis de insetos.

Intervenientes:
Alunos das turmas dos 1ª, 2º e 3º Ciclo e Ensino secundário da Escola Básica e Secundária Dr. Hernâni Cidade, professores e funcionários.

Data de realização:
Durante os anos letivos 2021-2022 e 2022-2023

Local de realização:
Nos espaços verdes envolventes da escola.

Importância da implementação da ação para a biodiversidade local:
A plantação das árvores e arbustos no espaço verde da escola, contribuem para o aumento da biodiversidade vegetal neste espaço e, consequentemente, do número de espécies de aves e insetos presentes devido também, à colocação de ninhos e hotéis de insetos.
Por outro lado, o laboratório vivo, permitiu dar a conhecer um novo conceito de floresta instalada num espaço reduzido e em contexto urbano, conceito que normalmente em Portugal está associada a grandes espaços, rurais. O que contribuirá para um impacto na comunidade local, pelo conceito inovador e até pelo entendimento atualizado de ordenamento do território em espaço urbano, onde o urbano não empurra o rural para as suas fronteiras, mas assume-o envolve-se com ele, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida.

Descrição das várias etapas de desenvolvimento da ação/ metodologia utilizada:
1 – A professora Laura Dinis colocou ao Conselho Ecoescolas 2021-2022 o desafio da escola estabelecer uma parceria com o Projeto Além Risco, que foi entusiasticamente aceite pelo conselho tendo elaborado o plano de execução, confirmado e melhorado pelo conselho ecoescolas 2022-2023. Projeto Além Risco, Município e Junta de Freguesia de Redondo, CIMAC e Fundação Calouste Gulbenkian foram também parceiros.
2 – Foram desenvolvidas várias atividades de sensibilização para a importância da concretização de ações promotoras da biodiversidade e de aumento da biocapacidade, nesta fase pedagógica realizou-se:
- A sessão de abertura do projeto para a nossa escola, no Centro Cultural de Redondo, que contou com a presença de alunos de 5 turmas da escola, professores, encarregados de educação e vários outros membros da comunidade já que a sessão foi aberta;
- Grupos de alunos georreferenciaram algumas centenas de árvores;
- Realizaram-se sessões sobre a importância das árvores em espaço urbano como forma de mitigação das ondas de calor;
- Workshops de construção de ninhos.
3 - Assim que as árvores começaram a ficar disponíveis e foi possível fazer o seu transporte começou a concretizar-se a fase de plantação das árvores e dos arbustos de espécies autóctones. Plantação de cerca de 300 árvores e arbóreas autóctones entre outras o Medronheiro ( Arbutus Unedo), a Olaia (Cercis Siliquastrum), o Cipreste (Cupressus Sempervirens), a Urze Branca ( Erica Arborea), a Figueira (Ficus Carica), o Loureiro (Laurus Nobilis), a Murta (Myrtus Communis), o Loendro (Nerium Oleander), o Aderno de folhas estreitas (Phillyrea Angustifolia), o Aderno de folhas largas (Phillyrea Latifolia), o Pinheiro Manso (Pinus Pinea), o Choupo Negro (Populus Nigra), a Amendoeira (Prunus Dulcis), o Abrunheiro Bravo (Prunus Spinosa), a Romanzeira (Punica Granatum), a Pereira Brava (Pyrus Bourgaeana) ou a Azinheira (Quercus Rotundifolia).
Foram posteriormente colocados os ninhos e hotéis de insetos.
4 – A rega e manutenção da Microfloresta, está a ser feita sempre na base do voluntariado e nas aulas de Cidadania e Desenvolvimento, Oferta Complementar e outras. A colocação de bilhas de barro facilita a rega, pois permite que a água de cada bilha demore cerca de 5 dias a sair lentamente, mantendo a terra com um nível de humidade estável.

Registo fotográfico das principais etapas do projeto:

Descrição dos principais resultados obtidos e impactes da ação:
Despertar o interesse e gosto dos alunos pela biodiversidade e pelo ambiente em geral. Aumento do conhecimento de espécies vegetais e animais. Promoção da biodiversidade vegetal e animal, através da plantação de espécies autóctones e da instalação de ninhos e hotéis de insetos.
O mais motivador é o facto de o projeto ser um laboratório vivo, que pode continuar a ensinar, paciência, saber dar tempo ao tempo, a necessidade de cuidar, solidariedade, e muitos outros ensinamentos que as plantas nos proporcionam.

Fontes de pesquisa consultadas para planeamento, desenvolvimento e implementação do projeto:

Articulação do trabalho com os conteúdos curriculares:
Disciplinas que articularam com o projeto:
Cidadania e Desenvolvimento e Oferta Complementar;
Mas também Inglês, Economia, Ciências Naturais, Física e Química, Área de Integração e Produção Agrícola.

Breve mensagem de sensibilização (tipo slogan) do projeto:
BIODIVERSIDADE AMPLIADA QUALIDADE DE VIDA MELHORADA

Póster digital (PDF):