Biodiversidade: Preservar e Regenerar | Trabalhos 2022/23

Escola Básica de Monte (Fafe)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Ação realizada:
Instalação de comedouros, bebedouros e caixas ninho para aves.

Breve descrição da ação:
A participação neste desafio/projeto é pautada por uma estreita colaboração com as famílias dos nossos alunos. Após a inscrição no mesmo, desde logo surgiu a ideia de solicitar aos alunos a construção dos comedouros, bebedouro e caixas ninho, desenvolvendo um projeto em Família com recurso a materiais reciclados e/ou reutilizados.

Intervenientes:
Todas as turmas da Escola Básica de Monte, Arões Santa Cristina e respetivas famílias.

Data de realização:
De 19 a 26 de maio

Local de realização:
Espaços exteriores da Escola.

Importância da implementação da ação para a biodiversidade local:
Preservar a qualidade de vida aves que nos rodeiam fornecendo alimento, água e abrigo às espécies de aves selvagens, como medida de minimização/ compensação pelos impactes negativos que a espécie humana lhes provoca.

Descrição das várias etapas de desenvolvimento da ação/ metodologia utilizada:
O projeto foi iniciado nas aulas de Estudo do Meio das diferentes turmas/grupo, onde se abordou a importância da conservação da Natureza para a Biodiversidade local, se pensou acerca dos sons da Natureza que se ouvem nos espaços exteriores e logo foi feita a referência à aves. Depois de debatidas diferentes ideias rapidamente se concluiu que temos que cuidar das aves/pássaros que nos visitam diariamente, ao lhes proporcionarmos alimento, água e conforto, reutilizando/reciclando diferentes materiais que temos em casa. Seguiu-se uma breve pesquisa acerca dos elementos a construir e solicitou-se a colaboração dos Encarregados de Educação /família. A pesquisa mais específica e a construção foi realizada em contexto familiar. Após a receção das construções foi feita uma exposição e posteriormente realizou-se a colocação dos comedouros, bebedouros e caixas ninho no recinto escolar.

Registo fotográfico das principais etapas do projeto:

Descrição dos principais resultados obtidos e impactes da ação:
Consciencialização para a importância da conservação da Biodiversidade local; articulação/colaboração Escola - Família; melhorar os espaços exteriores; incentivar a adoção de comportamentos que contribuam paras a sustentabilidade do planeta; minimizar o desperdício / acumulação de materiais, através da reciclagem e reutilização para as construções.

Fontes de pesquisa consultadas para planeamento, desenvolvimento e implementação do projeto:
Para a implementação do projeto a pesquisa realizada foi feita pelas famílias no que à construção dos elementos solicitados diz respeito. Relativamente à contextualização do mesmo foi feita pesquisa em diversas páginas da internet /websites, essencialmente no que à Biodiversidade local concerne.

Articulação do trabalho com os conteúdos curriculares:
Ao nível da turma de Pré-escolar trabalhou-se em articulação com a área de Conhecimento do Mundo; relativamente ao 1.º ano de escolaridade reviram-se os conteúdos abordados na unidade 5 "Os seres vivos e os seus ambientes", com a identificação de sons, cheiros e cores da Natureza; no 2.º ano de escolaridade articulou-se com a Unidade 6 "Vamos Proteger os Animais", onde se refere a proteção dos animais, o seu habitat, alimentação, deslocação; no que ao 3.º ano de escolaridade concerne, relembrou-se a Missão 5 "Explorar a Natureza", com os efeitos dos fatores do ambiente nos animais e a importância de preservar a Natureza e Missão 6 "Proteger o Ambiente", com a Educação Ambiental. Para finalizar, no 4.º ano, está a trabalhar-se a Unidade "À Descoberta das Inter-relações entre a Natureza e a Sociedade", no referente à qualidade do ambiente e o nosso papel na preservação do mesmo.

Breve mensagem de sensibilização (tipo slogan) do projeto:
RECICLAR para PRESERVAR, das nossas aves vamos CUIDAR!

Póster digital (PDF):