Biodiversidade: Preservar e Regenerar | Trabalhos 2022/23

Centro de Educação e Desenvolvimento D. Nuno Álvares Pereira (Lisboa)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Ação realizada:
Recolha de lixo na praia de Algés

Breve descrição da ação:
Atividade em parceria com o projeto Escola Azul e o desafio #AMAROMAR# do Programa Eco-Escolas

Intervenientes:
Coordenadora do Programa Eco-Escolas
Coordenadora do projeto Escola Azul
Professoras de Educação Física e Cidadania e Desenvolvimento
Alunos da turma 9ºM do Centro de Educação e Desenvolvimento D. Nuno Álvares Pereira

Data de realização:
14 de fevereiro e 18 de abril

Local de realização:
Praia de Algés

Importância da implementação da ação para a biodiversidade local:
- Sensibilizar para a importância da separação e encaminhamento correto de resíduos, como forma de evitar ao máximo a existência de lixo marinho e as consequências dos comportamentos humanos para a existência desse perigo.
- Promover a importância do papel dos rios enquanto ponte de ligação entre terra e mar (Cidade de Lisboa-Rio Tejo).
- Despertar consciências para a influência que os oceanos exercem em todos os aspetos da vida do planeta.

Descrição das várias etapas de desenvolvimento da ação/ metodologia utilizada:
- Debate inicial, com a presença de todos os envolvidos e definição das datas para a limpeza.
- Organização dos materiais necessários para a recolha do lixo na praia.
- Delineação do percurso escola-praia, sem utilização de transportes públicos. Aprovação da deslocação a pé (caminhada), que conta com o apoio da docente de Ed. Física. Inclusão da atividade de medição da frequência cardíaca e da distância percorrida: Belém-Algés (ida e volta).
- Recolha do lixo/limpeza da praia.
- Separação dos vários resíduos e sua catalogação.
- Elaboração do trabalho - Orca - com recurso aos resíduos recolhidos.

Registo fotográfico das principais etapas do projeto:

Descrição dos principais resultados obtidos e impactes da ação:
- Recolha de aproximadamente 12Kg de lixo na praia, nas duas saídas.
- Identificação da origem dos resíduos e consequências da ação humana.

Fontes de pesquisa consultadas para planeamento, desenvolvimento e implementação do projeto:
https://ecoescolas.abae.pt/2022-2023-projetos/biodiversidade-preservar-e-regenerar/
https://escolaazul.pt/
https://www.playocean.net/portugal/oeiras/praias/praia-de-alges - meteorologia e tabela de marés

Articulação do trabalho com os conteúdos curriculares:
Relação da atividade física com estilos de vida saudável - Educação Física
Gestão sustentável de resíduos - Ciências Naturais
Promoção da biodiversidade - Ciências Naturais
Educação Ambiental para a Sustentabilidade - Cidadania e Desenvolvimento

Breve mensagem de sensibilização (tipo slogan) do projeto:
Todos juntos vamos proteger e preservar a vida nos habitas marinhos

Póster digital (PDF):