Biodiversidade: Preservar e Regenerar | Trabalhos 2022/23

Escola Básica de Cepães (Fafe)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Ação realizada:
Instalação de comedouros, bebedouros e caixas ninho para aves.

Breve descrição da ação:
Esta proposta de atividade desenrolou-se com todos alunos do 1.º CEB e do Pré-Escolar e foi desenvolvida no âmbito das comemorações do dia mundial da árvore e primavera. As crianças elaboraram comedouros, bebedouros e caixas de ninhos para as aves com reciclagem de pacotes de leite e rolhas usadas. Depois de pintados e devidamente decorados, foi colocada um pedaço de corda para pendurar nas árvores do espaço exterior do recinto escolar.

Intervenientes:
Crianças do Pré-Escolar e do 1.º CEB, equipas educativas, professora responsável pelo Eco-Escolas.

Data de realização:
20 e 21 de março de 2023

Local de realização:
No espaço exterior da Escola Básica de Cepães.

Importância da implementação da ação para a biodiversidade local:
Era muito importante contribuir para a biodiversidade da nossa escola porque, quando colocados no jardim, os comedouros para pássaros contribuem para aumentar a diversidade de aves a longo prazo. Desta forma, enquanto alegramos o seu jardim com o canto dos pássaros, também damos o contributo à Natureza. Acresce que, além das aves, os comedouros também atrairão uma série de insetos para o jardim, ampliando assim as vantagens da nossa atuação.

Descrição das várias etapas de desenvolvimento da ação/ metodologia utilizada:
Foi levantado o problema em reunião com o eco-conselho sobre a ação a realizar. Depois de analisadas as hipóteses, a decisão dos elementos prendeu-se com a instalação de comedouros, bebedouros e caixas ninho para aves.
As crianças recolheram caixas de leite vazias, pintaram com tintas, recortaram as asas e colaram rolhas em forma de olhos. No final, colocamos um pedaço de corda para colocar nos ramos das árvores.
Foi escolhido o dia da chegada da primavera e dia da árvore para concretizar a nossa atuação. As crianças deslocaram-se até ao espaço exterior com os trabalhos realizados. Houve um pequeno momento sobre a importância das árvores e dos seres vivos que nela habitam e a necessidade de agirmos perante isso. Foram então distribuídas as caixas pelas várias crianças e foram colocadas nas árvores, com a ajuda dos adultos.

Registo fotográfico das principais etapas do projeto:

Descrição dos principais resultados obtidos e impactes da ação:
Com esta atividade, o alunos foram sensibilizados para a necessidade de preservar os espaços exteriores da escola, contribuíram para aumentar a diversidade de aves a longo prazo e para atrair mais insetos.

Fontes de pesquisa consultadas para planeamento, desenvolvimento e implementação do projeto:
Foram feitas algumas pesquisas e consultadas algumas páginas da internet, nomeadamente o site: https://www.naturezaeconservacao.eco.br/2018/05/comedouro-para-passaros-tambem-e-como.html.

Articulação do trabalho com os conteúdos curriculares:
Foi feita uma articulação com as áreas de conteúdo do Estudo do Meio, de Português, de Educação para a Cidadania, de Educação para a Sustentabilidade Ambiental.

Breve mensagem de sensibilização (tipo slogan) do projeto:
“Vamos cuidar da natureza para que ela cuide de nós!”

Póster digital (PDF):