Biodiversidade: Preservar e Regenerar | Trabalhos 2022/23

Patronato de Nossa Senhora das Dores (Águeda)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Ação realizada:
Cantinho da Biodiversidade

Breve descrição da ação:
Recuperação, reformulação e construção de um cantinho no Quintal (Horta) da Instituição dedicado à Biodiversidade e ao Bem-Estar.
Espaço de aprendizagem e lazer.
Espaço junto da Horta com compostagem, estufa e com um upgrade, horta/ jardim suspensa e Hotel de Insetos.

Intervenientes:
1º Ciclo (CATL): turmas do 1º ao 4º anos de escolaridade

Data de realização:
Férias letivas da Páscoa

Local de realização:
Patronato - Horta

Importância da implementação da ação para a biodiversidade local:
Com a horta/ jardim suspensa e o Hotel para Insetos, junto do espaço de compostagem e estufa, potencia-se a polinização através de insetos polinizadores, potencia-se a compostagem, aumentando a biodiversidade; criando um habitat rico em alimento também para pequenas aves que se alimentam de insetos.
Um espaço que evidencia, ou se pretende que evidencie, a dinâmica de um ecossistema.

Descrição das várias etapas de desenvolvimento da ação/ metodologia utilizada:
Motivação e envolvimento das crianças. Visionamento de vídeos, imagens, diálogo.
Atelier com o Laboratório Vivo para a Descarbonização do Município de Águeda.
Limpeza/ organização do espaço
Recolha de material a utlizar (madeira, paus, galhos, cacos de cerâmica, pinhas, telhas, latas, sementes)
Construção dos espaços

Registo fotográfico das principais etapas do projeto:

Descrição dos principais resultados obtidos e impactes da ação:
Aproveitamento de espaço do Quintal (Horta)
Mais conhecimentos e motivação/ sensibilização para as questões da biodiversidade
Um espaço rico em aprendizagens, para lazer e observação
Maior biodiversidade

Fontes de pesquisa consultadas para planeamento, desenvolvimento e implementação do projeto:
Sendo o CATL 1º ciclo uma resposta social essencialmente vocacionada para os tempos livres e para a educação não-formal e informal, foram utilizados os manuais de Estudo do Meio, pesquisas na Internet e atelier formativo.

Articulação do trabalho com os conteúdos curriculares:
Estudo do Meio

Breve mensagem de sensibilização (tipo slogan) do projeto:
Se a natureza queremos preservar, a biodiversidade vamos aumentar!

Póster digital (PDF):