Biodiversidade: Preservar e Regenerar | Trabalhos 2022/23

Escola EBI Mário Beirão (EB 2,3) (Beja)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Ação realizada:
“À Descoberta das Árvores da minha escola”

Breve descrição da ação:
Atividade Lúdica/Pedagógica com introdução teórica interativa onde são abordados conceitos relevantes relacionados com a flora. Segue-se uma atividade exploratória autónoma em que os alunos partem à descoberta de algumas das árvores mais notáveis do recinto escolar, partindo das questões ilustradas que constam numa ficha de campo que lhes é entregue. Conclusão da ação com avaliação dos participantes.

Intervenientes:
2º ciclo (6º ano E)

Data de realização:
Período da manhã do dia 25 de Maio de 2023

Local de realização:
Escola Mário Beirão, em Beja

Importância da implementação da ação para a biodiversidade local:
• Identificar a principal diferença entre plantas e animais;
• Identificar as diferentes partes constituintes das plantas;
• Identificar espécies nativas/exóticas;
• Incentivar a observação atenta dos pormenores das árvores;
• Aprender algumas curiosidades sobre as árvores
• Definição de biodiversidade;
• Influência dos fatores abióticos nas adaptações morfológicas das plantas;
• Fotossíntese;
• Compreender a importância das plantas;
• Reprodução nas plantas (polinização; frutos secos e carnudos; dispersão das sementes)

Descrição das várias etapas de desenvolvimento da ação/ metodologia utilizada:
A turma é dividida em 5 equipas, e cada uma elege um capitão. Cada equipa deve escolher um nome associado às diferentes partes das plantas (raíz, caule, folha, flor, fruto, semente). O capitão da equipa recebe um cartão de identificação do nome escolhido e uma prancheta com a ficha de campo. Cada ficha de campo tem um conjunto de 7 questões ilustradas com o valor de 2 pontos cada. A ordem das questões é diferente em cada ficha de campo para que as equipas não procurem a mesma árvore ao mesmo tempo. As árvores do jardim estarão identificadas, com o nome comum e nome científico, em número superior ao das questões da ficha de campo para aumentar o nível de dificuldade da exploração. Em equipa, deverão partir à descoberta das árvores ilustradas na ficha e concluir qual a espécie em cada questão, preenchendo o seu nome comum na ficha de campo.
Correção da ficha – 15 minutos
O monitor e a professora da disciplina de ciências naturais da turma fazem a correção em conjunto com os alunos.
Participação dos alunos/ grelha de comportamento
Conclusão da ação
Os alunos colocam-se em círculo e respondem a três questões que permitem avaliar a atividade, referindo o que gostaram mais e menos da atividade, se aprenderam algo de novo e se têm sugestões para melhorar a atividade.

Registo fotográfico das principais etapas do projeto:

Descrição dos principais resultados obtidos e impactes da ação:
O monitor e a professora da disciplina de ciências naturais da turma fazem a correção em conjunto com os alunos reforçando as ideias principais.
No final fazem uma avaliação da atividade.
Os alunos concluíram que ficaram a saber imensas curiosidades acerca da biodiversidade local.

Fontes de pesquisa consultadas para planeamento, desenvolvimento e implementação do projeto:
Flora-On: Flora de Portugal Interactiva (2014-). Sociedade Portuguesa de Botânica.
Flora Digital de Portugal (2004-). Jardim Botânico da UTAD – Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Articulação do trabalho com os conteúdos curriculares:
• Definição de biodiversidade;
• Influência dos fatores abióticos nas adaptações morfológicas das plantas;
• Fotossíntese;
• Compreender a importância das plantas;

Breve mensagem de sensibilização (tipo slogan) do projeto:
Vamos conhecer as plantas da nossa escola para melhor as preservar

Póster digital (PDF):