Biodiversidade: Preservar e Regenerar | Trabalhos 2022/23

Escola Professor Artur Nunes Vidal (Águeda)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Ação realizada:
Herbários

Breve descrição da ação:
Recolha e identificação de espécies vegetais e animais (insetos) no espaço exterior da EB2,3 Artur Nunes Vidal e nos jardins das habitações dos alunos das turmas G e H do 5.º ano de escolaridade, a disciplina de Ciências Naturais.
A atividade foi ainda dinamizada na estufa pedagógica pelos alunos do Centro de Apoio à Aprendizagem (CAA).

Intervenientes:
Turmas G e H do 5.º ano de escolaridade, alunos de CAA, docentes de Ciências Naturais e de Educação especial.

Data de realização:
Final do 2.º período e ao longo do 3.º período

Local de realização:
EB2,3 ANV e no meio local

Importância da implementação da ação para a biodiversidade local:
Importância da preservação de espécies, valorização destas para a saúde ou outras aplicações.
Importância das abelhas e da avifauna na polinização e no equilíbrio dos ecossistemas naturais locais.

Descrição das várias etapas de desenvolvimento da ação/ metodologia utilizada:
1.º Passeio pelo recreio da escola para tirar fotos de possíveis espécies a integrar no herbário;
2.º Identificação das espécies com recurso a fotos
3.º Classificação das plantas locais;
4.ºSecagem das espécies a contemplar;
5.º Pesquisa da informação sobre as diversas espécies;
6.º Elaboração do herbário;
7.º Montagem do herbário e do jardim vertical de suculentas;
8.º Exposição de divulgação à comunidade.

Registo fotográfico das principais etapas do projeto:

Descrição dos principais resultados obtidos e impactes da ação:
Concretização prática das aprendizagens curriculares

Fontes de pesquisa consultadas para planeamento, desenvolvimento e implementação do projeto:
Manual de CN
https://www.life-agueda.uevora.pt/vegetacao-habitats.php

Articulação do trabalho com os conteúdos curriculares:
Subdomínio “Diversidade dos animais e das Plantas” Ciências naturais

Breve mensagem de sensibilização (tipo slogan) do projeto:
Vamos conhecer à tua volta

Póster digital (PDF):