Biodiversidade: Preservar e Regenerar | Trabalhos 2022/23
Colégio Academia de Ensino Particular (Valongo)
Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo
Ação realizada:
Construção de comedouros e bebedouros para aves existentes no jardim da escola e limpeza da praia de Mindelo
Breve descrição da ação:
A ação de construção de seis comedouros e bebedouros para pássaros, usando madeiras e materiais de desperdício da oficina da escola.
Observação das espécies existentes no jardim da escola.
Limpeza da praia de Mindelo com os alunos do 1º ciclo e com as famílias dos alunos.
Construção de uma árvore com o lixo trazido da praia.
Intervenientes:
Alunos do 1º ciclo, professores e famílias.
Data de realização:
dias 10, 11 ,31 de março e observação das aves nos comedouros, semanalmente
Local de realização:
Ermesinde e praia Mindelo
Importância da implementação da ação para a biodiversidade local:
Foi possível verificar um aumento significativo de aves no jardim da escola e também foi possível discutir a importância de manter as praias limpas.
Descrição das várias etapas de desenvolvimento da ação/ metodologia utilizada:
_pesquisa de ideias;
_discussão de atividades e de materiais disponíveis;
_vídeos sobre a importância do impacto das nossas pegadas na Natureza;
_convite às famílias da nossa comunidade escolar para participarem nas ações;
_realização de debates entre turmas sobre as alterações observadas;
_construção de obras de arte com o lixo trazido da praia;
_construção de comedouros e bebedouros para aves, com material de desperdício.
Registo fotográfico das principais etapas do projeto:
Descrição dos principais resultados obtidos e impactes da ação:
Os alunos andam sempre motivados para por comida e bebida nos comedouros das aves e andam curiosos por descobrir aves novas.
Os alunos têm demonstrado estratégias para não deitar lixo para o chão das praias.
Fontes de pesquisa consultadas para planeamento, desenvolvimento e implementação do projeto:
Câmara de Valongo, Câmara de vila do Conde com autorizações e visitas de biólogos;
Pesquisas feitas na internet;
Colaboração das famílias na concretização e implementação dos projetos.
Articulação do trabalho com os conteúdos curriculares:
Construção de trabalhos de pesquisa dentro do programa de estudo do meio dos 4 anos das turmas do 1º ciclo.
Registo de observação da natureza em forma de arte (desenhos e esculturas).
Breve mensagem de sensibilização (tipo slogan) do projeto:
Juntos pela Natureza!
Póster digital (PDF):