Biodiversidade: Preservar e Regenerar | Trabalhos 2022/23

Escola Europeia de Ensino Profissional (Braga)

Escalão: Escalão 3 - Secundário, Profissional e Superior

Ação realizada:
Criação de um jardim de polinizadores

Breve descrição da ação:
Tendo em vista a importância dos polinizadores selvagens para a manutenção da biodiversidade, para os ecossistemas e para o próprio ser humano, a Escola Europeia de Ensino Profissional, inserida em pleno centro urbano de Braga, pretendeu com esta ação informar a comunidade escolar e marcar uma posição com a criação de um espaço amigo dos insetos polinizadores.
Os alunos, com o seu envolvimento ativo, foram eles próprios “polinizadores” da importância da conservação e valorização da natureza em meio urbano.

Intervenientes:
Alunos da escola que fazem parte dos projetos Eco-Escola e Escola Embaixadora do Parlamente Europeu, professores e pessoal não docente

Data de realização:
Fevereiro a Maio

Local de realização:
Varanda da Escola Europeia de Ensino Profissional em Braga

Importância da implementação da ação para a biodiversidade local:
A criação do jardim de polinizadores na varanda da escola, que se encontra inserida num prédio em pleno centro urbano onde faltam zonas verdes, tem uma importância enorme, talvez não no sentido quantitativo mas como mensagem para os nossos alunos e para a nossa comunidade escolar. A natureza é resiliente e se nós lhe dermos espaço e oportunidade ela conseguirá regenerar-se e dar-nos-á a oportunidade de fazermos parte da sua preservação.

Descrição das várias etapas de desenvolvimento da ação/ metodologia utilizada:
Numa 1º etapa procedeu-se à preparação do local que ia receber o jardim. Na varanda da escola foram criados canteiros reutilizando pneus e alguns vasos antigos que havia e que não estavam a ser utilizados, apostando sempre numa economia circular.
Os canteiros foram pintados, para colorir o jardim, e enchidos com terra. Foram ainda colocados no jardim dois bidões para recolher e armazenar água da chuva para rega.
Numa 2ª etapa foram semeadas misturas de sementes de flores e ainda semeadas e plantadas (recorrendo à técnica da estacaria para algumas) várias espécies como alecrim, lúcia-lima, alfazema, coentros, funcho, maracujá, hortelã e cidreira e foram também transplantadas duas camélias adquiridas pela diretora da escola.
Na 3ª etapa foi mantido o jardim, regando quando necessário e sempre que possível recorrendo a água da chuva armazenada. Foram monitorizados a germinação e crescimento das sementes, e o desenvolvimento das espécies plantadas recorrendo à estacaria. Infelizmente nem todas pegaram, mas mesmo assim conseguimos povoar os nossos canteiros.

Registo fotográfico das principais etapas do projeto:

Descrição dos principais resultados obtidos e impactes da ação:
Esta ação possibilitou a criação de um espaço verde na escola, um espaço para atrair polinizadores mas principalmente um espaço de retoma da ligação entre os alunos e a natureza, numa escola inserida num prédio urbano, até então desprovida de tal.
O envolvimento dos alunos, a curiosidade, o cuidado destes com o jardim é um indicador da sua sensibilização para este tema e um indicador do sucesso desta ação.

Fontes de pesquisa consultadas para planeamento, desenvolvimento e implementação do projeto:
https://www.cienciaviva.pt/aprenderforadasaladeaula/index.php?accao=show_obj&id_obj=1532
https://op.europa.eu/webpub/eca/special-reports/pollinators-15-2020/pt/
https://www.icnf.pt/noticias/polinizadoresdeportugal
https://polinizadores.quercus.pt/topico/artigos/polinizadores-europa-e-mundo/page/2/
https://quercus.pt/images/GuiaCidadesAmigasPolinizadores.pdf

Articulação do trabalho com os conteúdos curriculares:
A ação foi articulada com as disciplinas de Biologia: Biodiversidade de Unidade Biológica e ainda com a disciplina de Área de Integração: Educação Ambiental.

Breve mensagem de sensibilização (tipo slogan) do projeto:
Se o teu jardim não tem insetos não faz parte do ecossistema.

Póster digital (PDF):