Biodiversidade: Preservar e Regenerar | Trabalhos 2022/23

Escola EB 2,3/S Professor António da Natividade (Mesão Frio)

Escalão: Escalão 3 - Secundário, Profissional e Superior

Ação realizada:
Projeto SmartBirds - Identificação da Avifauna da nossa região com recurso aos Smartphones

Breve descrição da ação:
A extinção de uma espécie é um evento irreversível de consequências imprevisíveis para o equilíbrio dos Ecossistemas. De acordo com o relatório sobre o estado das aves em Portugal, 13% das espécies de aves do continente Europeu estão em risco de extinção. Um estudo publicado em 2021 destacava que 25% das aves comuns da biodiversidade europeia estão em declínio e mesmo entre as espécies consideradas abundantes, o declínio verifica-se em 17% das espécies.
Perante este cenário, decidimos abraçar um projeto de Ciência Cidadã, com o recurso a uma aplicação para Smartphone – BirdNET – que permite identificar, com alguma fiabilidade, espécies de aves a partir do seu canto, ajudando na sua monitorização. Cada aluno escolheu uma área onde procedeu à gravação de sons e inventariação. Todos os resultados foram posteriormente analisados. Após a validação dos sons recolhidos e comparação com bibliografia especializada, foi possível marcar as coordenadas no Google Earth para se obter uma visualização da distribuição das aves identificadas.
Os resultados culminaram na elaboração do Poster e apresentação à Comunidade Educativa.

Intervenientes:
Alunos da turma do 11º Ano (turma A)

Data de realização:
2º e 3º períodos

Local de realização:
Douro - Região de Mesão Frio

Importância da implementação da ação para a biodiversidade local:
A ação revestiu-se de elevada importância dado o facto de muitas vezes não dar-mos conta dos sons da natureza e da sua importância enquanto indicadores da saúde ambiental, nomeadamente ao nível da Biodiversidade.
Por parte dos alunos, o uso "excessivo" dos Smartphones, impede, por vezes, a capacidade de observar o mundo envolvente, o espírito crítico e a criatividade. O recurso ao Smartphone, permitiu a exploração do meio envolvente, no sentido de poder colher a informação necessária à execução do projeto.
Em termos globais, assistiu-se a uma valorização, por parte dos alunos envolvidos, sobre a importância do contacto com a natureza e da preservação da Biodiversidade.

Descrição das várias etapas de desenvolvimento da ação/ metodologia utilizada:
- Conhecimento do funcionamento da app BirdNET;
- Revisão bibliográfica para fundamentar o projeto;
- Trabalho de campo para recolha de sons das aves;
- Tratamento de dados e sua discussão;
- Validação dos dados recolhidos e marcação no Google Earth;
- Elaboração do Poster;
- Comunicação à Comunidade Escolar.

Registo fotográfico das principais etapas do projeto:

Descrição dos principais resultados obtidos e impactes da ação:
Todas as aves identificadas, estão classificadas com o estatuto Pouco Preocupante, de acordo com a União Internacional para a Conservação da Natureza;
Foi possível iniciar um processo de identificação e conhecimento da biodiversidade com recurso a Smartphones;
Assistiu-se a uma valorização, por parte dos alunos envolvidos, sobre a importância do contacto com a natureza e da preservação da Biodiversidade.

Fontes de pesquisa consultadas para planeamento, desenvolvimento e implementação do projeto:
Alonso H, Andrade J, Teodósio J, Lopes A (coord.) (2022) O estado das aves em Portugal. 2ª edição. Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves, Lisboa.
Burns, F., Eaton, M. A., Burfield, I. J., Klvaňová, A., Šilarová, E., Staneva, A., & Gregory, R. D. (2021). Abundance decline in the avifauna of the European Union reveals cross-continental similarities in biodiversity change. Ecology and Evolution, 11, 16647– 16660. https://doi.org/10.1002/ece3.8282
BirdLife International (2021) European Red List of Birds. Luxembourg: Publications Office of the European Union. doi:10.2779/959320
K. Lisa Yang Center for Conservation Bioacoustics at the Cornell Lab of Ornithology - https://birdnet.cornell.edu
Universidade de Cornell – Laboratório de Ornitologia - https://www.birds.cornell.edu/home/
Brito, A., Beteriano, J., Brigas, N. (2021). Caderno de Campo – As aves de Vila Real. Município de Vila Real – Serviços de Ambiente.

Articulação do trabalho com os conteúdos curriculares:
Este projeto permitiu a mobilização dos conteúdos de Biologia e Geologia, referentes à sistemática dos seres vivos, regras de taxonomia, dinâmica de ecossistemas e biodiversidade, em articulação com Cidadania e Desenvolvimento.

Breve mensagem de sensibilização (tipo slogan) do projeto:
B-smart - conhece e defende a Biodiversidade da tua Região!

Póster digital (PDF):