Biodiversidade: Preservar e Regenerar | Trabalhos 2022/23

Escola EB1 Nº 6 de Setúbal (Setúbal)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Ação realizada:
Animais perto de nós : Instalação de bebedouros e comedouros para aves

Breve descrição da ação:
Perto de nós, na nossa escola, vivem várias aves. Melros, pintassilgos, pardais, pombos…
Com o objetivo de criar melhores condições de habitabilidade para estes animais, conservando a Biodiversidade no pátio da escola, decidimos construir e instalar comedouros e bebedouros para as aves.
Estudámos os animais perto de nós: na Serra da Arrábida, no rio Sado e na horta da escola, tendo observado aí algumas aves.
Elaborámos trabalho de pesquisa, padlet e cartazes realizados no Canva.
Construímos e instalámos, na horta da escola, bebedouros e comedouros para as aves que aí vivem.

Intervenientes:
Alunos das turmas MB1A, MB2B e MB3A (1º, 2º e 3º ano de escolaridade); professoras; assistentes operacionais.

Data de realização:
Meses de abril, maio e junho

Local de realização:
Pátio “horta” da escola.

Importância da implementação da ação para a biodiversidade local:
Com a instalação de bebedouros e comedouros para as aves pretendemos criar melhores condições para que estes animais possam, em liberdade, satisfazer a sua sede e obter alimento suficiente.
Ao mesmo tempo, poderemos observar e intervir na conservação da biodiversidade local. Instalámos mais bebedouros que comedouros pois as aves têm maior necessidade de água que de alimento uma vez que na escola em espaço da “horta” há várias árvores de fruto que servem de alimento às mesmas. Assim, a instalação de comedouros será em número mais reduzido e abastecidos esporadicamente e apenas com sementes (pois há alturas do ano em que as árvores ainda não deram fruto) evitando a presença de outros animais e fazendo apenas face a alturas do ano em que o alimento para as aves poderá ser mais escasso

Descrição das várias etapas de desenvolvimento da ação/ metodologia utilizada:
As várias atividades de caráter ambiental já desenvolvidas este ano e em anos anteriores, a observação e “convívio” com várias espécies animais no pátio da escola bem como em zonas envolventes suscitou nos alunos a curiosidade de saber mais acerca dos mesmos: como são como e onde vivem, quais as suas necessidades. Nesse sentido, as crianças têm sido consciencializados sobre o impacto e influência dos seres humanos na conservação da Biodiversidade e incentivadas à adoção de comportamentos e atitudes de respeito pelo ambiente que contribuam para a sustentabilidade do Planeta.
Integrado no estudo curricular, os alunos realizaram pesquisas, visualizaram vídeo e construíram um padlet no qual reuniram a informação sobre os animais que escolheram estudar e que depois sintetizam em cartazes construídos no Canva.
Alguns destes animais vivem no espaço escola e para estes é necessário criar melhores condições de habitabilidade. Assim sendo, decidimos intervir na conservação da Biodiversidade da escola construindo e instalando comedouros e bebedouros para as aves que vivem no pátio da nossa escola.
Assim sendo, fez-se a partilha com os alunos, através do Pinterest, de fotos de alguns comedouros e bebedouros realizados com material reutilizado assim como de um documento sobre Construção e colocação do comedouro adaptado a partir de: https://ecoescolas.abae.pt/projetos-2020-21/aves-que-nos-rodeiam/, recolheu-se o material necessário, através de embalagens reutilizadas e procederam à sua construção.
Por fim, foram colocados no local que, de acordo com a literatura consultada, nos pareceu mais adequado. Neste mesmo espaço foram colocados cartazes realizados no Canva com informações sobre alguns animais que o frequentam.
Ainda no âmbito da conservação da Biodiversidade, procedemos à manutenção da limpeza do espaço da horta e continuámos a proceder à rega das árvores e outras plantas aí existentes.

Registo fotográfico das principais etapas do projeto:

Descrição dos principais resultados obtidos e impactes da ação:
Com esta ação pretendemos criar melhores condições de habitabilidade às aves na escola, ao mesmo tempo, observar e intervir na conservação da biodiversidade. Esperamos a horta se torne um espaço de exploração, descoberta e aprendizagem promovendo atitudes e comportamentos de respeito pelo ambiente.

Fontes de pesquisa consultadas para planeamento, desenvolvimento e implementação do projeto:
Vídeo de apoio ao Trabalho de Projeto - "Os animais perto de nós! - "Onde vivem os animais? - 1º Ciclo do Ensino Básico | Jardim Zoológico -
https://www.youtube.com/watch?v=ZljF12dhYEk
https://www.cienciaviva.pt/aprenderforadasaladeaula/
https://ecoescolas.abae.pt/projetos-2020-21/aves-que-nos-rodeiam/ https://www.zoo.pt/pt/conhecer/animais/
http://www.avesdeportugal.info/turmer.html
Padlet construído pelos alunos ( em construção)
https://padlet.com/carlamartins4/animais-perto-de-n-s-g7oi55730a9himqm

Articulação do trabalho com os conteúdos curriculares:
Biodiversidade
Compreender a importância da Biodiversidade para o ambiente e para a humanidade
Tomar consciência da importância de preservar a Biodiversidade
Conhecem diferentes estratégias que visam proteger a Biodiversidade
Cidadania e Desenvolvimento
Desenvolvimento Sustentável
Educação Ambiental
Bem-estar animal
Educação artística no âmbito das artes visuais
EXPERIMENTAÇÃO E CRIAÇÃO
Integrar a linguagem das artes visuais, assim como várias técnicas de expressão nas suas experimentações: físicas e/ou digitais.
Escolher técnicas e materiais de acordo com a intenção das suas produções plásticas.
Português
Compreender o sentido de textos associados a finalidades diferentes.
Identificar informação explícita no texto. Identificar e referir o essencial de textos lidos.
registo de informação relevante
Escrever textos.
Estudo do Meio
Categorizar os seres vivos de acordo com semelhanças e diferenças observáveis.
Relacionar as características dos seres vivos com o seu habitat.
Relacionar ameaças à biodiversidade dos seres vivos com a necessidade de desenvolvimento de atitudes responsáveis face à Natureza
Compreender que os seres vivos dependem uns dos outros, nomeadamente através de relações alimentares, e do meio físico, reconhecendo a importância da preservação da Natureza.
Reconhecer que os seres vivos se reproduzem e que os seus descendentes apresentam características semelhantes aos progenitores, mas também diferem em algumas delas.

Breve mensagem de sensibilização (tipo slogan) do projeto:
Cuidar da natureza é a nossa missão!

Póster digital (PDF):