Biodiversidade: Preservar e Regenerar | Trabalhos 2022/23

Escola EB1/JI de Foros de Salvaterra e Várzea Fresca (Salvaterra de Magos)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Ação realizada:
Construção de comedouros e bebedouros para pássaros

Breve descrição da ação:
Desenvolveram-se, no âmbito da preservação e regeneração da biodiversidade, várias atividades, nomeadamente a construção de comedouros e bebedouros com materiais recicláveis e resistentes às condições climatéricas.

Intervenientes:
Turmas de 3.º s anos: P e Q

Data de realização:
31/05/2023

Local de realização:
Escola Básica n.º1 dos Foros de Salvaterra e Várzea Fresca

Importância da implementação da ação para a biodiversidade local:
A ação desenvolvida por ambas as turmas aqui mencionadas demonstra-se deveras importante no âmbito da sensibilização e promoção de atitudes protetoras e preservadoras do ambiente. Assim, e com a constante presença de animais e insetos no Centro Escolar e dados os conteúdos programáticos do terceiro ano, mostrou-se essencial a planificação e implementação de um projeto coeso para as aprendizagens dos alunos e, por sua vez, direcionado para a sustentabilidade do espaço escolar. O projeto “Alimentar com amor, é viver com outro sabor!” mostra-nos que dedicarmos do nosso tempo ao meio ambiente ao nosso redor, poderá trazer-nos uma convivência próxima e de responsabilidade para com os animais que nos procuram e nos aconchegam.

Descrição das várias etapas de desenvolvimento da ação/ metodologia utilizada:
Localização dos espaços para colocação dos bebedouros e comedouros para fossem construídos à medida;
Planificação dos projetos: esboço dos bebedouros e comedouros;
Seleção dos materiais: placas de madeira, cápsulas de café, garrafas e garrafões;
Construção dos comedouros e bebedouros e sua colocação nos locais pré-estabelecidos;
Construção do póster: escrita de frases no computador e decoração do póster.

Registo fotográfico das principais etapas do projeto:

Descrição dos principais resultados obtidos e impactes da ação:
Alimentação da biodiversidade presente no espaço escolar;
Desenvolvimento da sustentabilidade;
Implementação de materiais recicláveis na construção dos comedouros e bebedouros;
Sensibilização dos alunos para a proteção e preservação do meio ambiente.

Fontes de pesquisa consultadas para planeamento, desenvolvimento e implementação do projeto:
Manuais escolares de estudo do meio

Articulação do trabalho com os conteúdos curriculares:
A articulação estabeleceu-se com as disciplinas de estudo do meio, expressão artística e português.

Breve mensagem de sensibilização (tipo slogan) do projeto:
Alimentar com amor,
é viver com outro sabor!

Póster digital (PDF):