Biodiversidade: Preservar e Regenerar | Trabalhos 2022/23
Escola EB1 de Geraldes (Peniche)
Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo
Ação realizada:
“Limpr’aia” – Ação de limpeza da praia
Breve descrição da ação:
Ação de limpeza da praia de S. Bernardino, organizada pelo conselho eco-escola com o envolvimento da comunidade escolar e local e em parceria com a Associação Ocean Patrol. Esta ação decorreu no dia 19/05/2023 e contou com a participação de crianças e adultos de todas as faixas etárias.
Intervenientes:
Associação Arméria;
Associação Ocean Patrol;
Associação Peniche Ocean Watch;
Comunidade escolar – docentes, não docentes, alunos dos 7 aos 10 anos de idade;
Comunidade local.
Data de realização:
19/05/2023
Local de realização:
Praia de S. Bernardino
Importância da implementação da ação para a biodiversidade local:
A E.B.1 de Geraldes, pertencente ao concelho de Peniche, encontra-se a uma distância de menos de 2km da praia de S. Bernardino, uma das 27 praias oceânicas do litoral de Peniche e uma das 12 praias com nadador-salvador. Os nossos alunos são os indivíduos que hoje frequentam e futuramente frequentarão esta praia pelo que, como tal, consideramos imprescindível a sensibilização dos nossos alunos para a preservação deste ecossistema e consciencialização das gerações vindouras.
Descrição das várias etapas de desenvolvimento da ação/ metodologia utilizada:
A E.B.1 de Geraldes tem realizado diversas limpezas de praia. No entanto, desta vez, decidiu convidar a comunidade local para sensibilizar para a preservação da biodiversidade marinha.
Este projeto dividiu-se em 4 etapas:
1ª etapa: convite à comunidade; convite aos parceiros Associação Ocean Patrol, Associação Arméria e Associação Peniche Ocean Watch; elaboração de cartazes e distribuição pela localidade e visionamento de curtas sobre a poluição do mar.
2ª etapa: caminhada e limpeza de ruas até à praia com o apoio da Associação Arméria; limpeza de praia e, posterior, recolha, seriação e pesagem dos resíduos com o apoio da Associação Ocean Patrol.
3ª etapa: reflexão sobre os resíduos recolhidos e atividade em parceria com a Associação Peniche Ocean Watch sobre reutilização de resíduos encontrados no mar.
4ª etapa: elaboração do póster A1 pelas 3 turmas.
Registo fotográfico das principais etapas do projeto:
Descrição dos principais resultados obtidos e impactes da ação:
A ação resultou numa recolha de aproximadamente uma tonelada de resíduos. Sendo que foram recolhidos, maioritariamente, plásticos, beatas, materiais de construção e papéis.
Fontes de pesquisa consultadas para planeamento, desenvolvimento e implementação do projeto:
https://www.penicheoceanwatch.com/circular-ocean
https://www.ocean-patrol.org/
http://associacaoarmeria.blogspot.com/
https://ecoescolas.abae.pt/2022-2023-projetos/biodiversidade-preservar-e-regenerar/
Articulação do trabalho com os conteúdos curriculares:
– Cidadania e desenvolvimento / Oferta Complementar para a execução do projeto;
– TIC para a elaboração do poster;
– Matemática na contagem e seriação dos resíduos;
– Estudo do Meio com a análise das condições meteorológicas e cuidados a ter com o sol e o meio ambiente;
– Educação Física pela caminhada até à praia.
Breve mensagem de sensibilização (tipo slogan) do projeto:
Para a praia não limpar, todos temos de colaborar!
Póster digital (PDF):