Biodiversidade: Preservar e Regenerar | Trabalhos 2022/23

Escola EB 2,3 Bernardino Machado Joane (Vila Nova de Famalicão)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Ação realizada:
Limpeza de uma praia-Praia de Árvore de Vila do Conde.

Breve descrição da ação:
Os monitores do CMIA estiveram no local e entregaram um guião sobre as espécies que os alunos poderiam encontrar no local. Os monitores, também, ajudaram os alunos na identificação das espécies. Além disso, foi explicada a importância da preservação das espécies marinhas. Posteriormente, os alunos fizeram a recolha de fotografias. Mais tarde, procederam à recolha de resíduos no local e com os resíduos recolhidos executaram esculturas com o tema mar (polvo, estrela-do-mar e peixe), para estarem no recinto escolar da escola.

Intervenientes:
Alunos das turmas E e I do 5.º ano, professores e monitores do Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental de Vila do Conde.

Data de realização:
26 de abril

Local de realização:
Praia de Árvore de Vila do Conde.

Importância da implementação da ação para a biodiversidade local:
Os alunos ao fazerem a recolha de resíduos ajudaram a minimizar os impactos desse problema na alimentação dos animais e na redução da quantidade de resíduos presentes no local.

Descrição das várias etapas de desenvolvimento da ação/ metodologia utilizada:
Os alunos das duas turmas realizaram o trabalho de pesquisa, ou seja, descobrirem quais as espécies que poderiam encontrar no local. Posteriormente, pesquisarem o que poderiam fazer para ajudarem na preservação da biodiversidade. Assim, compreenderam que deveriam fazer uma ação de recolha de resíduos na praia escolhida e com os resíduos recolhidos executaram esculturas com o tema mar (polvo, estrela-do-mar e peixe), para estarem no recinto escolar da escola. Nas esculturas estão presentes o nome científico das espécies e identificação das espécies em Português e Inglês.

Registo fotográfico das principais etapas do projeto:

Descrição dos principais resultados obtidos e impactes da ação:
Os alunos recolheram mais de 20 Kg de resíduos. Com os resíduos recolhidos foram executadas 3 esculturas que estão no recinto escolar. Na praia, a quantidade de resíduos foi reduzida,

Fontes de pesquisa consultadas para planeamento, desenvolvimento e implementação do projeto:
Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental de Vila do Conde (CMIA) e Ciência Viva.

Articulação do trabalho com os conteúdos curriculares:
Foi realizada articulação com as disciplinas: Educação Visual, Educação tecnológica, Ciências Naturais, Cidadania e Desenvolvimento, Educação Física, Português, Tecnologias de Informação e Comunicação, Ciências Experimentais, Inglês e Matemática

Breve mensagem de sensibilização (tipo slogan) do projeto:
Se a biodiversidade queres preservar, todos temos de colaborar!

Póster digital (PDF):