Biodiversidade: Preservar e Regenerar | Trabalhos 2022/23

Escola Básica Dr. Carlos Pinto Ferreira (Vila do Conde)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Ação realizada:
Restauro ecológico na Cividade de Bagunte - Vila do Conde

Breve descrição da ação:
No âmbito da celebração do Dia Internacional das Florestas, dia 21 de março de 2023, realizámos uma ação de restauro ecológico na área da Cividade de Bagunte, com o objetivo de valorizar a floresta autóctone e o desenvolvimento de boas práticas florestais.
.Pretendeu-se com esta atividade despertar a comunidade educativa para a importância dos ecossistemas florestais, património que deve ser valorizado e preservado e também para o património histórico do local.
Esta atividade contou com o apoio do Gabinete Técnico Florestal da Câmara Municipal de Vila do Conde

Intervenientes:
Alunos do 5ºano de escolaridade
Eco escolas
Biblioteca da Escola
Professores da Escola
Gabinete Técnico Florestal da Camara Municipal de Vila do Conde

Data de realização:
24 de março de 2023

Local de realização:
Cividade de Bagunte

Importância da implementação da ação para a biodiversidade local:
No ensino-aprendizagem das Ciências Naturais, o contacto direto com a natureza, a observação dos seres vivos no seu ambiente natural, a compreensão das suas interações com o meio proporcionam aos alunos uma vivência e uma aprendizagem que nenhuma outra metodologia poderá substituir.
Estas atividades são reconhecidas como essenciais para alertar para a importância da preservação dos espaços florestais, manter a água nos solos, evitar as inundações e as secas, mitigando assim os efeitos das alterações climáticas, um dos grandes desafios que o Planeta enfrenta.
..."E precisamos de tornar as nossas cidades verdes”
António Guterres, secretário-geral das Nações Unidas, no lançamento da Década da ONU para a Recuperação dos Ecossistemas, em junho de 2021
A atividade está de acordo com os conteúdos lecionados nas disciplinas de Cidadania e Desenvolvimento e Ciências Naturais

Descrição das várias etapas de desenvolvimento da ação/ metodologia utilizada:
1.Preparação da visita de estudo nas aulas de Ciências Naturais, onde se visualizou a localidade e os objetivos da visita
2. Através de imagens foi apresentado o local a visitar a importância do espaço, Castro de Bagunte, considerado monumento nacional desde 1910. Foi um centro populacional de apreciáveis dimensões e constitui-se como um dos grandes povoados da cultura castreja.
3. Os alunos nas aulas de HGP falaram o espaço a visitar e nas aulas de CN abordaram o tema da floresta e a importância da preservação da mesma.
4. Visita de estudo.
5. Declamação de poesia alusiva á floresta no local de visita: "O Homem que plantava árvores" de Jean Giono.
6.Na semana seguinte nas aulas de CN os alunos desenharam, classificaram e identificaram as árvores e folhas recolhidas no local.
Notou-se o entusiasmo e empenho na realizaram deste projeto.
.

Registo fotográfico das principais etapas do projeto:

Descrição dos principais resultados obtidos e impactes da ação:
- Os alunos aprenderam a valorizar o espaço verde e tomaram consciência da importância da sua preservação
- Contribuíram para restaurar um espaço degradado
- Aprenderam a relacionar a conservação do solo com a sustentabilidade da agricultura
- Conheceram algumas espécies de floresta autóctone
- Aprenderam a valorizar o património local
-Desenvolveram capacidades no domínio afetivo e social, como sejam o espirito de equipa e uma autonomia responsável, e a prática de atitudes como o cumprimento d regra preestabelecidas, como a organização, a pontualidade, o respeito pelo ambiente.

Fontes de pesquisa consultadas para planeamento, desenvolvimento e implementação do projeto:
Manual de Ciências
Manual HGP
Livro de poesia" O Homem que plantava árvores" de Jean Giono

Articulação do trabalho com os conteúdos curriculares:
- Plantas com flor” :Relacionar a variedade morfológica das plantas com a diversidade de ambientes; Identificar os diferentes órgãos de uma planta;
“Plantas e o meio”: reconhecer que o meio condiciona a distribuição das plantas
“O estudo do solo”: compreender que as propriedades do solo estão relacionadas com natureza dos seus constituintes
Na disciplina de Ciências Naturais, os alunos foram desafiados a escrever frases sobre o Ambiente, a Natureza, a Preservação dos recursos, etc. Para motivar os alunos, previamente, foram realizadas diversas atividades, como visita de estudo ao rio Este para estudo da flora e fauna e análise da qualidade da água, visita de estudo à Cividade de Bagunte para recuperar ecologicamente algumas árvores, limpeza de praia fluvial, na foz do rio Ave com recolha de plásticos e beatas de cigarros. Oficinas de exploração, como " Os animais que a Terra esconde", "Acidificação dos oceanos", entre outras.

Breve mensagem de sensibilização (tipo slogan) do projeto:
Protege o ambiente e sê consciente
Se a floresta queres proteger o lixo vais ter que recolher

Póster digital (PDF):