Biodiversidade: Preservar e Regenerar | Trabalhos 2022/23

Escola EBI da Torreira (Murtosa)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Ação realizada:
Lmpeza de Dunas / Remoção de Plantas Invasoras

Breve descrição da ação:
No âmbito do Projeto Eco Escolas da EB da Torreira, um grupo de voluntários organizou e participou numa ação de educação e sensibilização ambiental nas dunas da Praia da Torreira. Esta ação consistiu em evidenciar o processo de formação de dunas, a importância da proteção das mesmas pela comunidade e a identificação de plantas nativas e invasoras.
O grupo de voluntários do Eco Escolas (alunos, pais, docentes e elementos do município) procederam à remoção das plantas invasoras e o resultado superou as expectativas.
Esta atividade contou com a colaboração do ICNF, na pessoa de Drª Dora Oliveira, técnica superior da Reserva Natural da Dunas de São Jacinto, a docente de Ciências Naturais, Selma Valadares, Diretores de turma e os professores de Educação Física da EB da Torreira.

Intervenientes:
Dora Oliveira, Técnica Superior do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, IP
Direção Regional de Conservação da Natureza e Florestas do Centro
Departamento Regional da Conservação da Natureza e Biodiversidade do Centro
Divisão de Áreas Classificadas do Centro
Reserva Natural das Dunas de São Jacinto
Helena Seixas, prof Educação Física, Coord do Eco Escolas EB torreira
Paulo Vidal, Prof EF e Diretor de Turma
Selma Valadares, Prof Ciências Naturais e Diretora de turma
Colaboração:
Mun

Data de realização:
19 de maio de 2023

Local de realização:
Praia da Torreira

Importância da implementação da ação para a biodiversidade local:
O controlo da propagação das espécies exóticas invasoras é de extrema importância para o restabelecimento das espécies autóctones e para o combate à perda de biodiversidade, que tem assumido proporções cada vez maiores a nível mundial.

Descrição das várias etapas de desenvolvimento da ação/ metodologia utilizada:
A- Sensibilização dos alunos para a participação voluntária na ação
B- Ação de formação sobre o processo de formação das dunas e sobre as espécies autóctones e invasoras mais comuns nas dunas da Torreira, dinamizada pela Dra. Dora Oliveira, do ICNF
C- Remoção do chorão-da-praia de uma parte da duna central da Torreira

Registo fotográfico das principais etapas do projeto:

Descrição dos principais resultados obtidos e impactes da ação:
Esta ação permitiu remover o chorão-da-praia de uma área razoável da duna central, e desta forma promover a recuperação de espécies autóctones, tais como o Narciso-das-areias, a Madorneira, a Perpétua-das-areias, a Erva-pinheira, o Goivinho-da-praia e a Granza-da-praia.
Também promoveu o trabalho voluntário e colaborativo bem como o convívio entre os alunos e professores

Fontes de pesquisa consultadas para planeamento, desenvolvimento e implementação do projeto:
Para aprofundar o conhecimento sobre as espécies autóctones nas dunas da região litoral na qual a Torreira está inserida, foram consultados os sites: https://www.icnf.pt/conservacao/reservasnaturais/rndunasdesjacinto

Articulação do trabalho com os conteúdos curriculares:
Em Ciências Naturais o trabalho desenvolvido foi articulado com as seguintes aprendizagens essenciais:
- Relacionar os fatores abióticos - luz, água, solo, temperatura – com a sua influência nos ecossistemas, apresentando exemplos de adaptações dos seres vivos a esses fatores;
- Discutir opções para a conservação dos ecossistemas e o seu contributo para as necessidades humanas, bem como a importância da ciência e da tecnologia na sua conservação;
- Explicar o modo como as invasões biológicas podem afetar os ecossistemas;
- Relacionar o papel dos instrumentos de ordenamento e gestão do território com a proteção e a conservação da Natureza.
Educação Física - Plogging na praia; Educação Ambiental e adoção de estilos de vida saudáveis

Breve mensagem de sensibilização (tipo slogan) do projeto:
Com a proteção do cordão dunar todo o ecossistema fica a ganhar.

Póster digital (PDF):