Biodiversidade: Preservar e Regenerar | Trabalhos 2022/23

EPADRV - Escola Profi. de Agricultura e Desenv. Rural de Vagos (Vagos)

Escalão: Escalão 3 - Secundário, Profissional e Superior

Ação realizada:
"Abelhas no Recreio" - Insetos Polinizadores

Breve descrição da ação:
O Projeto “Abelhas no Recreio” consistiu na dinamização de um conjunto de iniciativas técnico-pedagógicas de intervenção no espaço escola, que visaram sensibilizar a comunidade educativa para a imperativa necessidade de se adotarem medidas concretas relacionadas com a sustentabilidade e biodiversidade do ecossistema agrícola da escola, com destaque para a importância dos insetos polinizadores na produção de alimentos. Permitiu também conhecer as principais causas apontadas para o seu declínio, numa intenção de elevar os níveis de Ecoliteracia da comunidade educativa, com vista a uma maior consciência ecológica.

Intervenientes:
Comunidade educativa da EPADRV, em particular alunos do 10º, 11º e 12º anos do Curso profissional Técnico de Produção Agropecuária TPA). Participaram também professores de diversas áreas disciplinares (Ciências agropecuárias, Cidadania, Integração, Biologia) e Assistentes Operacionais afetos à exploração agropecuária).

Data de realização:
Setembro 2022 a maio 2023

Local de realização:
EPADRV – exploração agrícola / jardins e espaços verdes

Importância da implementação da ação para a biodiversidade local:
A ação Biodiversidade: Preservar e Regenerar objetivou:
- Consciencializar a comunidade educativa para a importância dos insetos polinizadores
- Incrementar práticas agrícolas promotoras da biodiversidade no ecossistema agrícola da escola;
- Criar habitats para a nidificação e forrageamento de insetos polinizadores
- Monitorizar a biodiversidade no que respeita aos insetos polinizadores presentes no ecossistema agrícola da escola.

Descrição das várias etapas de desenvolvimento da ação/ metodologia utilizada:
Etapas da ação:
Questionário aos alunos sobre Polinização e Polinizadores, com o objetivo de estabelecer a prontidão para a ação e percecionar o grau de conhecimento e sensibilidade para a temática do projeto. Os resultados ajudaram a percecionar a sensibilidade da comunidade escolar (alunos) para a temática “Polinização e Polinizadores – Um olhar sobre a Escola.”; Acão de sensibilização – Saída de campo (visita ao apiário da escola, com o objetivo de os alunos percecionarem o impacto negativo que representa a espécie exótica invasora – Vespa Velutina – na apicultura e no ecossistema em geral); Visitas de estudo a empresas agrícolas cujo as culturas cultivadas beneficiam da polinização entomófila, os alunos visitaram 3 empresas: produção de morangos, Kiwi e tomate de estufa; Plantação de um Pomar experimental de Mirtilos, seguindo os princípios da “agricultura regenerativa”, com especial foco na cobertura dos espaços entre linha e bordaduras do pomar com flores silvestres como recurso forrageiro para os insetos polinizadores, uma vez que a cultura do mirtilo depende da polinização por ação daqueles insetos, por ex: Bombus Terrestris ; Construção de Hotéis para insetos polinizadores, para promover condições de nidificação de insetos polinizadores que nidificam em pequenos orifícios acima do solo; Criação de bordaduras funcionais biodiversas nas parcelas agrícolas, com o objetivo de providenciar margens com flores silvestres, como locais de refúgio, nidação e fonte de alimento para insetos polinizadores e biodiversidade no geral; Requalificação de espaços ao ar livre, que culminou na criação de Canteiros de flores de espécies nativas e na colocação de Hotéis para insetos polinizadores; Monitorização com recurso a armadilhas Pan Traps, para conhecer os insetos polinizadores existentes na exploração agrícola da escola em função das práticas observadas no decurso da ação ( estimar a diversidade e abundância).Por fim, tudo culminou na Criação do Laboratório pedagógico para a agroecologia e sistemas alimentares sustentáveis, denominado “Abelhas no Recreio”.

Registo fotográfico das principais etapas do projeto:

Descrição dos principais resultados obtidos e impactes da ação:
A ação permitiu:
- Monitorizar a biodiversidade no que respeita aos insetos polinizadores presentes no ecossistema agrícola da escola;
- Conhecer os insetos polinizadores, para melhor preservá-los no espaço escola;
- Criar condições para aumentar a riqueza de insetos polinizadores (diversidade e abundância);
- Elevar a Ecoliteracia da comunidade educativa e despertar para uma maior consciência ecológica;
- Criar o Laboratório Pedagógico para a agroecologia e sistemas alimentares sustentáveis “Abelhas no Recreio”

Fontes de pesquisa consultadas para planeamento, desenvolvimento e implementação do projeto:
IPBES, Pollinators, Pollination and Food Production, 2017
Estratégia europeia para a Biodiversidade 2030
EU – Um novo Acordo para os Polinizadores, 2023
https://www.cienciaviva.pt [Polinizadores em ação]
https://www.tagis.pt [Centro de Conservação das Borboletas]

Articulação do trabalho com os conteúdos curriculares:
Componente Técnica de Formação: UFCD Agricultura sustentável (10º e 11º ano); UFCD Modos de produção agrícola e agricultura sustentável (12º ano TPA), e Área de Integração: Tema " Um desafio global: o desenvolvimento sustentável".

Breve mensagem de sensibilização (tipo slogan) do projeto:
“Salvar as Abelhas e os Agricultores”

Póster digital (PDF):