Eco-Trilhos Eco-Escolas – Trabalhos 2022-23

Escola EB1/PE/C da Ponta do Sol (Ponta do Sol)

1 - Identificação do Trilho

Link do percurso georreferenciado criado no Wikiloc ou Google Maps:

Nome do Trilho:
Eco- Escolas Eco-Trilho_ EB1/PE e Creche da Ponta do Sol

Tipo de trilho: 1

Extensão do percurso aproximada:
1,15km

Duração aproximada:

N.º de postos/estações/paragens:

Tema do Trilho:
NATUREZA, MAR E SOL … NA INCRIVEL VILA DA PONTA DO SOL

Temas das Estações:
Natureza; Vista/ Paisagem; História; Cultura, Fauna e Flora

Fichas de Estações:

Autores:
turma do 4º Ano

2 - Memória Descritiva

Foi sugerida à turma do 4º ano a participação no Projeto Eco-Trilhas, que demonstrou interesse. Assim na atividade do Projeto Ser Mindfulness na escola foi iniciado o projeto, tendo por base a interdisciplinariedade e os princípios da Atenção Plena. Começamos por estabelecer mentalmente um possível percurso ( próximo da escola) e as vários estações do mesmo, de forma a incluir algumas paisagens, natureza, fauna e flora, monumentos, história, e a cultura que o nosso concelho nos oferece. Depois de um primeiro esboço fizemos o reconhecimento do mesmo. Entretanto, com a colaboração das famílias, cada aluno fez um trabalho de pesquisa sobre uma das estações, que posterirormente apresentou na sala aos colegas. Os textos foram depois trabalhados e resumidos na turma. No dia 23 de maio, realizaram o percurso na aula de EFM e foi feita a gravação do Trilho, destacando-se alguns aspetos das estações. Posteriormente na aula de TIC fizeram a edição.
Este foi um trabalho interdisciplinar que envolveu várias áreas do currículo como o Português, o Estudo do Meio, as TIC, a Expressão Físico Motora, Cidadania, e que motivou para a descoberta, o espirito critico, o reconhecimento da fauna, flora, biodiversidade, natureza, cultura e história que rodeia os alunos e a escola.

3 - Elementos Opcionais

Fotos/evidências da concretização do percurso por um grupo da escola ou comunidade: