Eco-Trilhos Eco-Escolas – Trabalhos 2022-23

Escola Secundária Jorge Peixinho (Montijo)

1 - Identificação do Trilho

Link do percurso georreferenciado criado no Wikiloc ou Google Maps:

Nome do Trilho:
Eco Trilhos / maior montado alinhado do mundo - Rio Frio - Escola Secundária Jorge Peixinho - Montijo

Tipo de trilho: 1

Extensão do percurso aproximada:
4 Km

Duração aproximada:
Aproximadamente 5 horas

N.º de postos/estações/paragens:
4 estações

Tema do Trilho:

Temas das Estações:
Estação 1:
Visita ao espaço urbano da Herdade de Rio Frio / contexto da implantação da Herdade - séc. XIX / período da Regeneração e Fontismo.
Estação 2:
Observação do baixio e Vala dos Barcos (Rio Frio). (Antigo Rio Frio / Bacia do Tejo/ baixio Paul / serventia até Barroca com barcos…)
Estação 3:
Percurso pedestre para contacto direto com o montado, antiga charneca / instalação da Herdade e “transformação” - vinha / montado alinhado.
Estação 4:
Observação da albufeira da Barragem da Lagoa da Palha e linha de água de Vale Sanceiro. (linha de água que vai ligar ao Rio Frio e Tejo / Barragem para regadio / vegetação ripícola e de galeria na linha de água do Vale Sanceiro.

Fichas de Estações:

Autores:
Turmas 8ºC, 8ºD, 9ºB, 9ºJ e Professora Teresa Bordeira

2 - Memória Descritiva

O Projeto “Raízes do Tempo” surgiu com o propósito de retomar a gradual adaptação ao “novo normal”, pós pandemia de Covid 19, promovendo a “ligação” entre as pessoas… unindo o passado, presente e futuro.
Na sequência do anúncio feito pela presidente Ursula von der Leyen no seu discurso sobre o Estado da União em 2022, a Comissão Europeia adotou, no dia 12 de outubro, a sua proposta de proclamação de 2023, como Ano Europeu das Competências.
“As transições ecológica e digital estão a criar novas oportunidades para as pessoas e para a economia da União Europeia. Dispor das competências necessárias permite às pessoas enfrentarem com êxito as mudanças do mercado de trabalho e participarem plenamente na sociedade e na democracia. Deste modo, assegurar-se-á que ninguém fica para trás e que a recuperação económica, bem como as transições ecológica e digital, serão socialmente justas e equitativas. Uma mão de obra que dispõe das competências requeridas contribui igualmente para o crescimento sustentável, conduz a mais inovação e melhora a competitividade das empresas.”
… este desafio lançado tem início na Escola, na sala de aula, com os seus principais intervenientes para a adaptação ao “novo normal” …
Segundo vários estudos realizados, a pandemia de Covid 19 teve um impacto generalizado na saúde mental das pessoas, induzindo, entre várias constatações, a níveis consideráveis de aumento de estados de ansiedade. Nos referidos estudos a saúde mental tem sido referenciada por alguns investigadores como a “segunda e silenciosa” pandemia.
Embora as consequências negativas para a saúde mental afetem todas as faixas etárias, os jovens, em particular, dado o tempo em que foram privados de viver o seu “tempo” de crescimento, devido aos condicionamentos inerentes à situação pandémica, são mais propensos a desenvolver patologias se não forem previamente diagnosticadas pelos profissionais de saúde e de, em articulação com a Família e com a Escola, trabalhar em conjunto de modo a ajudara a prevenir, ou ultrapassar as ditas patologias.
Importa pelo exposto, segurarmo-nos pelas raízes do passado, da ligação à família, aos amigos, fulcrais para o incremento do desenvolvimento harmonioso, entre os desafios do presente rumo ao futuro, e deste modo ir ao encontro de ajudar a contribuir para a diminuição dos níveis de estado de ansiedade entre os jovens.
Deste modo o “Sobreiro Guardião”, que vive no pátio da nossa Escola, com idade entre 100 a 125 anos, é o símbolo aglutinador do Projeto “Raízes do Tempo”, que por sua vez, constitui a ponte entre:
- Projeto transdisciplinar com recurso a Permacultura (que constituiu o trabalho final da oficina de formação de 50 horas realizada em 21-22, promovida pelo CENFORMA a ser implementado no presente ano letivo);
- Programa Eco Escolas ("Eco Trilhos"- 8ºC, 8ºD, 9ºB e 9ºJ, "Paisagens da minha Terra em tecido - 8ºJ e 9ºH, "Poster Eco código" - 8ºI e 8ºJ e "Geração Depositrão" - 8ºI e 8ºJ).
- Movimento 14-20 a Ler – PNC – CNL – proposta 2022/2023;
- Projeto Timelinefy – Construção de uma “Uma Linha do Tempo (Timelinefy) que vai ficar alojada na página web da Escola e que abarca acontecimentos entre 1957-1963.
Objetivos da saída de campo:
- Conhecer o maior montado alinhado do mundo - Rio Frio;
- Desenvolver estratégias de trabalho colaborativo, multidisciplinar e motivador;
- Promover o relacionamento interpessoal e social em contacto com a Natureza;
- Incentivar ao conhecimento do património natural / histórico numa perspectiva multidisciplinar.
Destinatários: turmas 8ºC, 8ºD, 9ºB e 9ºJ
Participaram as disciplinas de Ciências Naturais, Português, Físico Química, Geografia, Educação Visual e de TIC.
NOTA: Na semana de 22 a 26 de maio de 2023 irá ser realizada a Exposição de trabalhos realizados neste ano letivo.

3 - Elementos Opcionais

Folheto Promocional do Percurso:

Fotos/evidências da concretização do percurso por um grupo da escola ou comunidade: