Eco-Trilhos Eco-Escolas – Trabalhos 2022-23

Escola S/3 de António Nobre (Porto)

1 - Identificação do Trilho

Link do percurso georreferenciado criado no Wikiloc ou Google Maps:

Nome do Trilho:
Eco-Escolas Eco-Trilho_À Volta da ESAN

Tipo de trilho: 1

Extensão do percurso aproximada:

Duração aproximada:

N.º de postos/estações/paragens:

Tema do Trilho:
A água, a biodiversidade, o património arquitetónico, cultural e social "À Volta da ESAN".

Temas das Estações:
Estação 1 - O Jardim da nossa Escola | Escola Secundária António Nobre
Estação 2 - Biodiversidade | Parque da Quinta do Covelo
Estação 3 - Uma verdadeira arca de tesouro |Jardim Arca D´Água
Estação 4 - Paisagem cuidadosamente arquitetada de verde e azul | Parque Central da Asprela
Estação 5 - Um segredo bem guardado| Casa Museu Fernando de Castro
Estação 6 - Uma paragem muito fresca | Fontanário Aval de Baixo

Fichas de Estações:

Autores:
Alunos da turma 11TD - Profissional de Técnico de Desporto: Adiel Lopes, Alexandre Nunes, Cláudia Silva, Daniel Marques, Diogo Pereira,Francisco Soares, Gloria Parente,Gonçalo Santos, Gonçalo Lopes, Ian Santos, Jaime Lima, Rui Ferreira, Sara Mota, Tiago Alberto, Tiago Vaz, Tomás Campos e Vitor Santos.

2 - Memória Descritiva

No âmbito do projeto Eco-Trilhos, seis grupos de alunos da turma 11TD – Curso Profissional de Técnico de Desporto elaboraram um trilho na área envolvente à Escola Secundária António Nobre (ESAN) - Porto. A ideia de desenvolver este projeto surgiu pela proximidade e caraterísticas desses espaços, com tamanha valência para abordagem do tema proposto no projeto de turma de flexibilização curricular - “Pensar Global, Agir Local”- À Volta da ESAN
Os alunos começaram por realizar uma atividade de Brainstorm para os possíveis locais de interesse paisagístico, cultural e social, que pudessem integrar as estações do trilho de acordo com as indicações e regras do projeto a que tinham aderido, na área circundante à escola ESAN. Discutidas as várias propostas, desenharam numa folha branca um mapa com os principais pontos de interesse ambiental, social ou cultural na freguesia à volta da escola (mapa mental /personal geography). Definiram as estações para o trilho. Em sala de aula, os alunos organizaram as informações/material pesquisado e criaram fichas de conteúdo para as estações. O trilho contempla as seguintes estações: Escola ESAN, Parque do Covelo, Jardim de Arca D'Água, Parque Central da Asprela, Casa Museu Fernando Castro e Fontanário Aval de baixo. No dia vinte e um de março, Dia Mundial da Árvore, os alunos percorreram o trilho, realizaram novas anotações ao longo do percurso e nas estações, tiraram fotografias, identificaram espécies da fauna e flora usando aplicação PlantNet e realizaram atividades físicas nos aparelhos funcionais dos parques.
De volta à sala de aula, os alunos organizaram as informações/material recolhido e atualizaram fichas de conteúdo para as estações.
No dia trinta e um de março a turma realizou novamente o trilho, registando na aplicação Wikiloc as estações e fazendo uma visita guiada à casa Museu Fernando de Castro. Com este projeto foram desenvolvidas competências de trabalho colaborativo e cooperativo, com pesquisas orientadas, de organização e sistematização de informação, bem como a utilização de smartphones com aplicações, como ferramentas digitais no terreno.

3 - Elementos Opcionais

Folheto Promocional do Percurso:

Fotos/evidências da concretização do percurso por um grupo da escola ou comunidade: