Eco-Trilhos Eco-Escolas – Trabalhos 2022-23

Escola EB1/PE Estreito de Câmara de Lobos (Câmara de Lobos)

1 - Identificação do Trilho

Link do percurso georreferenciado criado no Wikiloc ou Google Maps:

Nome do Trilho:
Eco-Escolas_Eco-Trilho_EB1PEESTREITOCAMARALOBOS

Tipo de trilho: 1

Extensão do percurso aproximada:
2,83 Km

Duração aproximada:
43 MINUTOS

N.º de postos/estações/paragens:

Tema do Trilho:
Água e Biodiversidade na EB1/PE do Estreito de Câmara de Lobos

Temas das Estações:
Estação n.1 - Vinha
Estação n.2 - Levada
Estação n.3 - Fontanário
Estação n.4 - Ponto de observação de aves

Fichas de Estações:

Autores:
Fátima Gonçalves e Ruben Serrão

2 - Memória Descritiva

Este percurso foi realizado no âmbito do projeto Eco-Escolas para o ano letivo 2022/2023.
Inicialmente foi solicitado aos alunos e pessoal docente e não docente que informassem os coordenadores sobre percursos nas imediações da escola.
Os coordenadores foram ver os mesmos e decidiram que este era o mais adequado, devido à sua extensão (ser curto e de fácil realização por parte de todos os discentes, docentes e não docentes), ter vários locais relacionados com a água e a biodiversidade e não ser necessário transporte para o realizar.
Os alunos decidiram após apresentação dos coordenadores quais eram os melhores locais para fazer as estações e que atividades deviam lá ser realizadas.
As primeiras turmas a realizar o Eco Trilho foi o 1ºano C, constituído por 17 alunos e o 2ºano A, constituído por 18 alunos. A primeira foi na parte Curricular e a segunda na Extracurricular. Posteriormente todas as turmas da escola irão realizá-lo, inclusive o Pré-Escolar.

3 - Elementos Opcionais

Folheto Promocional do Percurso:

Fotos/evidências da concretização do percurso por um grupo da escola ou comunidade: