Eco-Trilhos Eco-Escolas – Trabalhos 2022-23

Escola Secundária Dr. Solano de Abreu (Abrantes)

1 - Identificação do Trilho

Link do percurso georreferenciado criado no Wikiloc ou Google Maps:

• O trilho foi traçado no Google MAPS, à mão; não se recorreu ao Wikiloc.

Nome do Trilho:
Eco-Escolas_Eco-trilho_EscolaDrSolanoAbreu

Tipo de trilho: 2

Extensão do percurso aproximada:
2,400 Km

Duração aproximada:

N.º de postos/estações/paragens:

Tema do Trilho:
BIODIVERSIDADE

Temas das Estações:
Plantas autóctones
Plantas invasoras
Água
Proteção da Natureza e literatura

Fichas de Estações:

Autores:
Maria do Rosário Silva

2 - Memória Descritiva

O que nos motivou a realizar o trilho foi termos verificado um enorme desconhecimento das espécies da biodiversidade local. Pretendeu-se motivar os alunos para o estudo da biodiversidade e das questões da proteção ambiental, assim levámo-los ao campo, para fazerem uma aula no exterior e mostrar-lhes as espécies da flora autóctone e também algumas invasoras.
Abrantes dispõe de um Parque Urbano, a cerca de 800m da nossa Escola. Esse equipamento possui exemplares da flora e fauna mediterrânica que podem ser, facilmente, observados pelos alunos.
Embora não tivéssemos marcado o trilho online, no Wikiloc, pensamos que a atividade foi muito profícua para os alunos pois permitiu-lhes ampliar os seus conhecimentos na área da biodiversidade.

3 - Elementos Opcionais

Fotos/evidências da concretização do percurso por um grupo da escola ou comunidade: