Eco-Trilhos Eco-Escolas – Trabalhos 2022-23

Escola S/3 Dr. Manuel Fernandes (Abrantes)

1 - Identificação do Trilho

Link do percurso georreferenciado criado no Wikiloc ou Google Maps:

Nome do Trilho:
Eco-Escolas Eco-Trilho(ESMF-Abrantes Visita.ao.MIAA)

Tipo de trilho: 2

Extensão do percurso aproximada:
1,3 Km

Duração aproximada:

N.º de postos/estações/paragens:

Tema do Trilho:
Património Natural e Cultural

Temas das Estações:
A Oliveira (árvore milenar e importante para a economia local)
O Jardim da República
A Biblioteca António Botto
O Museu Ibérico de Arqueologia e Arte de Abrantes

Fichas de Estações:

Autores:
Maria José Oliveira, Isabel Vieira, Carina Tavares
Alunos da Turma 8ºF

2 - Memória Descritiva

Trabalho desenvolvido pela turma 8.ºF, no âmbito do Domínio de Articulação Curricular (DAC), projeto interdisciplinar alusivo ao tema do Património (natural e cultural). Para a sua concretização estiveram envolvidas as disciplinas de Português, História, Geografia, Ciências Naturais, Físico-Química e Educação Física da Turma F do 8.ºano, da Escola Básica e Secundária Dr. Manuel Fernandes.
A realização deste percurso pedestre entre a Escola Dr. Manuel Fernandes, que se encontra na Encosta do rio Tejo (margem norte) e o Museu Ibérico de Arqueologia e Arte de Abrantes, no centro histórico da cidade foi uma oportunidade para usufruir da paisagem do Tejo e de contactarmos diretamente com a natureza mais selvagem em plena cidade. Neste percurso podemos apreciar o contraste entre o urbano e o rural.
Ao longo do trilho os alunos contactaram com a natureza, numa vertente mais selvagem, tendo em conta que usaram um atalho para alcançar o centro da cidade, e uma vez no centro, visitaram um dos jardins da cidade e o museu - MIAA.
Ao longo do percurso foram considerados 5 pontos de interesse e realizadas algumas atividades e /ou tarefas pelos alunos do 8.ºF.
O conceito dos Trilhos da Ciência ou Trilhos do Ambiente do projeto Eco-Trilhos /Eco-Escolas serviu de motivação para o conhecimento do território onde a nossa escola se insere. Assim, os alunos tiveram oportunidade de explorar algumas das características ambientais e de sustentabilidade do percurso efetuado e de conhecer melhor o património natural e cultural.

3 - Elementos Opcionais

Fotos/evidências da concretização do percurso por um grupo da escola ou comunidade: