Eco-Trilhos Eco-Escolas – Trabalhos 2022-23

Centro Escolar de Famalicão (Nazaré)

1 - Identificação do Trilho

Link do percurso georreferenciado criado no Wikiloc ou Google Maps:

Nome do Trilho:
Eco-Trilho_CEF_Rota-das-Fontes_I

Tipo de trilho: 2

Extensão do percurso aproximada:
2,86km

Duração aproximada:

N.º de postos/estações/paragens:

Tema do Trilho:
A Rota das Fontes I

Temas das Estações:
Estação 1 – “Fontanário” – Água, Biodiversidade, Património Cultural, Português, Estudo do Meio.
Estação 2 – “Pelos Caminhos do Rebolo” – Biodiversidade, Português, Estudo do Meio.
Estação 3 – “Fonte Nova” – Água, Biodiversidade, Património Cultural, Português, Estudo do Meio.
Estação 4 – “A Fonte da Estrada” – Água, Biodiversidade, Património Cultural, Português.

Fichas de Estações:

Autores:
Florbela Silva, Sandra Medeiro, Alice Marcelino.

2 - Memória Descritiva

Este Eco-trilho foi criado com tema base a “Água” na Freguesia de Famalicão da Nazaré, onde se localiza o Centro Escolar de Famalicão.
A Turma envolvida na atividade este ano foi atribuída à turma do 4º ano, e adaptada para estas idades com as temáticas e recursos de exploração durante o percurso. A temática da Água para este ano letivo, levou a que fosse criado este percurso pelas fontes de água mais próximas na localidade, onde foram selecionadas 5 fontes. Esta tipologia de atividade expande o ensino do aluno para fora da sala de aula, e como tal, as disciplinas de Estudo do Meio e Português, foram as alavancas para ajudar a desenvolver as atividades propostas por cada estação em que se parava. Com um conjunto de questões e descoberta, em cada etapa, e ao longo do percurso.

3 - Elementos Opcionais

Folheto Promocional do Percurso:

Fotos/evidências da concretização do percurso por um grupo da escola ou comunidade: