Eco-Trilhos Eco-Escolas – Trabalhos 2022-23

Centro Escolar de Valado dos Frades (Nazaré)

1 - Identificação do Trilho

Link do percurso georreferenciado criado no Wikiloc ou Google Maps:

Nome do Trilho:
Eco_Trilho_"Nasce-Água"_Centro-escolar-valado-dos-frades

Tipo de trilho: 2

Extensão do percurso aproximada:
6.02 km

Duração aproximada:
1h30min

N.º de postos/estações/paragens:

Tema do Trilho:
Nasce Água

Temas das Estações:
Temas das Estações
Estação 1 – “Reservatório de Água” – Água, Biodiversidade, Português, Estudo do Meio.
Estação 2 – “Campos Verdes” – Biodiversidade, Português, Estudo do Meio.
Estação 3 – “Nasce Água” – Água, Biodiversidade, Português, Estudo do Meio, Património Cultural.
Estação 4 – “Mata Nacional” – Biodiversidade, Estudo do Meio, Português, Património Cultural.

Fichas de Estações:

Autores:
Filipa Bem, Luís Rosa

2 - Memória Descritiva

Com o tema da “Água”, e com a biodiversidade também como um dos temas a abordar no eco trilhos, criou-se um trilho na Freguesia de Valado dos Frades, onde se pode localizar pontos culturais como o “Nasce Água” e as Matas Nacionais próximas do Centro Escolar de Valado dos Frades.
As Turmas a quem foram atribuídas o Eco-Trilho, devido á maior idade e maior capacidade física para o percurso, foi as turmas do 4º ano. Procurou-se estabelecer uma relação de fauna e flora com a temática deste ano, a água, que na nossa zona até funcionou muito bem na construção do trilho, visto termos pontos de água próximos e com extensa biodiversidade. Selecionou-se para este ano um ribeiro denominado como “Nasce Água”, que infelizmente devido às alterações climáticas secou, ficando apenas o local com a sua história marcada, que vai servir para mostrar a realidade aos alunos dos problemas em que atravessamos. Com esta atividade os alunos vão ter oportunidade de uma saída de campo para aprender fora da sala de aula, e transmitir/receber conhecimentos bem como compreender a aquisição dos mesmos. Estes temas fazem parte do plano curricular, e servem de apoio para desenvolver as aprendizagens.

3 - Elementos Opcionais

Folheto Promocional do Percurso:

Fotos/evidências da concretização do percurso por um grupo da escola ou comunidade: