Eco-Trilhos Eco-Escolas – Trabalhos 2022-23

Escola Básica do Vale de S. Torcato (Guimarães)

1 - Identificação do Trilho

Link do percurso georreferenciado criado no Wikiloc ou Google Maps:

Nome do Trilho:
Água e Biodiversidade

Tipo de trilho: 2

Extensão do percurso aproximada:

Duração aproximada:
1 hora

N.º de postos/estações/paragens:
4 estações

Tema do Trilho:
Importância da Água e da Biodiversidade

Temas das Estações:
Estação 1 – Água;
Estação 2 – Água;
Estação 3 – Biodiversidade;
;Estação 4 – História do Campo da Ataca e leitura de textos alusivos aos temas: Importância da Água e a preservação da Biodiversidade. Jogos tradicionais.

Fichas de Estações:

Autores:
Coordenadora do Programa Eco-Escolas, professora Paula Lopes e Professor de Educação Física, professor Paulo Pereira.

2 - Memória Descritiva

O projeto Eco-Escola Eco-Trilho foi realizado no dia 26 de maio, com intuito de desenvolver uma caminhada / trilho, com a finalidade de motivar para o conhecimento do território próximo da escola, incentivando à criação de trilhos que, através de experiências e atividades, deram a conhecer características ambientais e de sustentabilidade destes percursos, o património natural e cultural (histórico), importância da água e da Biodiversidade.
Os objetivos do projeto desenvolvido foram alcançados, nomeadamente: na estação 1- junto do rio Selho, conseguimos envolver a Junta de Freguesia nesta parceria tendo o Presidente da Junta de Aldão salientado da história e da importância do tanque e sua importância ao longo do tempo. Importância da água no dia a dia.
Na estação 2 – Junto do rio Selho, o Biólogo falou sobre a importância da preservação e conservação da água e da poluição.
Na estação 3- o tema tratado foi a preservação da biodiversidade.
Na estação 4 - História do Campo da Ataca e leitura de textos alusivos aos temas: Importância da Água e a preservação da Biodiversidade. Jogos tradicionais.

3 - Elementos Opcionais

Folheto Promocional do Percurso:

Fotos/evidências da concretização do percurso por um grupo da escola ou comunidade: