Eco-Trilhos Eco-Escolas – Trabalhos 2022-23

Escola Básica e Secundária de S. João da Madeira (São João da Madeira)

1 - Identificação do Trilho

Link do percurso georreferenciado criado no Wikiloc ou Google Maps:

Nome do Trilho:
Eco-Escolas_Eco-Trilho_Rio Ul_PR2_AEJSC

Tipo de trilho: 1

Extensão do percurso aproximada:

Duração aproximada:

N.º de postos/estações/paragens:

Tema do Trilho:
Rio Ul - Sua importância para a Cidade de São João da Madeira

Temas das Estações:
4ª Estação - O Rio Ul
5ª Estação - Moinho e Casa do Forno
7ª Estação - Águas de São João
10ª Estação - Praça Luís Ribeiro

Fichas de Estações:

Autores:
5ºG da Escola Básica e Secundária de São João da Madeira com a colaboração do seu Diretor de Turma e Professor de educação Física.

2 - Memória Descritiva

Este projeto foi lançado no âmbito do DAC da turma do 5ºG que tem o título Hábitos de Vida Saudável. Apesar dos alunos terem uma média de idade de 10 anos fizeram o trilho no tempo estimado. As atividades são sempre uma surpresa para a maioria dos alunos. A água faz parte do seu mundo, cai das suas torneiras mas, de onde vem e como vem é um mistério. Este trilho ajuda a tomar consciência da importância deste líquido e da racionalização do seu transporte e consumo. O Parque do Rio Ul, que só existe por causa dele é um bom exemplo de como se pode potenciar a beleza das margens de um Rio.

3 - Elementos Opcionais

Folheto Promocional do Percurso:

Fotos/evidências da concretização do percurso por um grupo da escola ou comunidade: