Eco-Trilhos Eco-Escolas – Trabalhos 2022-23

Escola Básica de Aljustrel (Aljustrel)

1 - Identificação do Trilho

Link do percurso georreferenciado criado no Wikiloc ou Google Maps:

• Google Earth

Nome do Trilho:
Eco-Escolas_ Eco-Trilho (parque mineiro) _ Escola Básica de Aljustrel

Tipo de trilho: 2

Extensão do percurso aproximada:
3km

Duração aproximada:

N.º de postos/estações/paragens:

Tema do Trilho:
O Trilho realizou-se no Parque Mineiro de Aljustrel, sendo que a vila tem fortes raízes neste âmbito e pretendeu-se com esta atividade despertar nos alunos o interesse pelo património sócio-cultural e ambiental.

Temas das Estações:
1- Malacate - Património local de interesse sócio-cultural.
2- Tolvas - Património local de interesse sócio-cultural.
3- Chaminé Transtagana - Património local e biodiversidade.
4- Hortas comunitárias - biodiversidade.

Fichas de Estações:

Autores:
Coordenadores do Eco-Escolas, alunos dos 3º e 4º anos(5 turmas), professores titulares de turma, elementos da Autarquia e professores de Educação Física.

2 - Memória Descritiva

O que motivou a escolha deste percurso, foi o facto de Aljustrel ser uma terra com um património muito rico e vasto na área mineira.Participaram neste projeto 110 alunos dos 3º e 4º anos, os quais haviam realizado uma pesquisa nas disciplinas de estudo do meio, português, TIC e educação física.
Ao longo de toda a realização desta atividade foi notório o interesse e a motivação dos alunos.

3 - Elementos Opcionais

Folheto Promocional do Percurso:

Fotos/evidências da concretização do percurso por um grupo da escola ou comunidade: