Eco-Trilhos Eco-Escolas – Trabalhos 2022-23

Escola Tecnológica, Artística e Profissional de Pombal (Pombal)

1 - Identificação do Trilho

Link do percurso georreferenciado criado no Wikiloc ou Google Maps:

Nome do Trilho:
Eco-Escolas Eco- Trilho (ETAP - Escola Tecnológica, Artística e Profissional de Pombal)

Tipo de trilho: 1

Extensão do percurso aproximada:

Duração aproximada:

N.º de postos/estações/paragens:

Tema do Trilho:
Biodiversidade (fauna e flora)

Temas das Estações:
Biodiversidade - fauna;
Biodiversidade - flora;
Água;
História / Ciência

Autores:
Turma de 3º ano do Curso de Técnico de Programação de CNC (PROG2023)

2 - Memória Descritiva

A participação neste projeto surgiu, fundamentalmente, porque a ETAP é uma Eco-Escola. Além de os temas do ano 2022/2023 estarem relacionados com a biodiversidade, os alunos sentem uma especial apetência pela preservação dos espaços exteriores, em particular do meio que envolve a escola, e também da própria região onde habitam, região extremamente afetada pelos incêndios dos últimos anos. O projeto “Eco-trilhos” foi, assim, levado a cabo por alunos do segundo e terceiro anos dos cursos profissionais (correspondentes ao 11º e 12º anos, respetivamente) e recaiu na georreferenciação de um trilho na área de residência comum a vários alunos participantes. A escolha deste local surgiu do interesse e sugestão dos próprios alunos, bem como do valor natural, e inquestionável, da própria biodiversidade que o mesmo oferece ao nível das espécies autóctones (flora e fauna). As disciplinas envolvidas foram Área de Integração, Oficina do Conhecimento (através da iniciativa “Brigadas Verdes”), Matemática e Inglês.

3 - Elementos Opcionais

Fotos/evidências da concretização do percurso por um grupo da escola ou comunidade: