Escola Secundária de D. Duarte (Coimbra)
1 - Identificação do Trilho
Link do percurso georreferenciado criado no Wikiloc ou Google Maps:
Nome do Trilho:
Eco-Escolas_Ecotrilho_(Escola Secundária D.Duarte)
Tipo de trilho: 2
Extensão do percurso aproximada:
2,4 Km
Duração aproximada:
90 minutos
N.º de postos/estações/paragens:
7
Tema do Trilho:
Mondego
Temas das Estações:
Estação 2- Convento de S. Clara-a-Velha- Paisagem esculpida pela água
Estação 4- Canal do Choupalinho- Biodiversidade ripícola e invasoras
Estação 5- Ponte Pedro e Inês- Cruzando a água
Estação 6- Antiga Estação elevatória do Parque Dr. Manuel Braga- Água para Coimbra
Fichas de Estações:
Autores:
Turma 12º A
Coordenadores do programa Eco-Escolas
Equipa do programa Eco-Escolas
2 - Memória Descritiva
Memória Descritiva:
1. Ano de escolaridade dos alunos e disciplinas envolvidas- participaram alunos do 11º e do 12º ano, envolvendo as disciplinas de Biologia e Geologia, Biologia, Matemática, História, Inglês e Geografia. Participou ainda um grupo de alunos italianos que visitou a escola em programa Erasmus +.
2. Nível de envolvimento dos alunos- Os alunos do 11º ano participaram na simulação do ecotrilho em março; um grupo de alunos do 12º ano participou diretamente na planificação de uma estação (Estação 4). Globalmente, o nível de envolvimento dos alunos foi médio.
3. Justificação do local escolhido para a realização do percurso, pertinência/interesse do percurso)
a) Proximidade da escola a locais de interesse cultural e científico- a Escola Secundária D. Duarte, em Coimbra, fica localizada na margem esquerda do rio Mondego. A cerca de 500 metros a norte, na mesma margem, está o convento de Santa Clara-a-Velha (séc. XIII) e a zona de lazer do parque do Choupalinho (que inclui o Queimódromo da Queima das Fitas) e, a oeste, o Centro Municipal de Desportos Náuticos. Na margem direita do rio, quase em frente à escola, ficam a Antiga Estação Elevatória de Coimbra (Museu da Água, a cerca de 1Km) e o Parque Verde, obra de reabilitação do programa Pólis (a cerca de 800m), com flora autóctone predominantemente ripícola, além de aves aquáticas. A zona descrita está ligada por duas pontes, uma rodoviária e uma pedonal. Esta localização permite explorar aspetos da história e geografia da ocupação humana na zona, da captação e exploração da água do rio e evidências de espécies autóctones ripícolas e invasoras aquáticas.
b) Enquadramento geológico da localização da escola- A Escola Secundária D. Duarte e as zonas envolventes estão implantadas em terrenos de origem aluvial, sendo fácil relacioná-las com aspetos de dinâmica fluvial (transporte, erosão e sedimentação).
b) Existência de um projeto criado em 2009, o Ecomuseu do Mondego, um projeto da escola centrado na participação da comunidade escolar e na ligação ao rio, nas vertentes cultural e científica.
3 - Elementos Opcionais
Fotos/evidências da concretização do percurso por um grupo da escola ou comunidade: