Eco-Trilhos Eco-Escolas – Trabalhos 2022-23

Escola Profissional Cenatex (Guimarães)

1 - Identificação do Trilho

Link do percurso georreferenciado criado no Wikiloc ou Google Maps:

Nome do Trilho:
Eco-Escola_Eco-Trilho_EPCenatex 2022-2023

Tipo de trilho: 2

Extensão do percurso aproximada:
aprox. 5 km

Duração aproximada:

N.º de postos/estações/paragens:

Tema do Trilho:
A natureza de uma cidade

Temas das Estações:
Estação 1 - Tanques de Couros
Estação 2 - Santuário da Penha
Estação 3 - Lago da Penha
Estação 4 - Estátua Pio iX e miradouro da Penha

Fichas de Estações:

Autores:
Alunos do 12º ano do Curso Profissional de Eletrónica e Automação e 10º ano d o Curso Profissional de Técnico de Design de Interiores e Exteriores

2 - Memória Descritiva

O percurso escola - Penha foi o escolhido no sentido de dar a conhecer a biodiversidade da cidade e nomeadamente do monte da Penha, com duas turmas dos cursos profissionais de Design de Interiores e Exteriores e Eletrónica e Automação. As disciplinas envolvidas foram Ed. Física, História e FCT-Projetos Eco-Escola. À chegada à Penha os alunos fizeram um lanche saudável (promovido pela disciplina de Ed. Física) e seguiram para um passeio interpretativo da biodiversidade da Penha, com a presença, previamente combinada, de dois biólogos do laboratório da Paisagem (Programa pegadas - CMG) que nos orientaram e nos ajudaram a explorar a montanha da Penha. Os alunos mostraram-se muito entusiasmado a atentos no passeio interpretativo, revelando-se excelentes exploradores.

3 - Elementos Opcionais

Folheto Promocional do Percurso:

Fotos/evidências da concretização do percurso por um grupo da escola ou comunidade: