Eco-Trilhos Eco-Escolas – Trabalhos 2022-23

Escola Básica e Secundária da Chamusca (Chamusca)

1 - Identificação do Trilho

Nome do Trilho:
Eco-Escolas_Eco-Trilho_Agrupamento de Escolas da Chamusca

Tipo de trilho: 1

Extensão do percurso aproximada:
5,61 km

Duração aproximada:
1h15 min

N.º de postos/estações/paragens:
17

Tema do Trilho:
A Charneca

Temas das Estações:
ponto 3. Hermida de Nossa Senhora do Bonfim
ponto 11. Fontanário
ponto 13. Miradouro com viata para o Tejo
ponto 16. Teatro de Bolso da Chamusca

Autores:
Clube Ciência Viva na Escola do Agrupamento de Escolas da Chamusca

2 - Memória Descritiva

Memória Descritiva:
O projeto Eco-Trilhos_Eco-Escolas_AEC, resultou de uma proposta que foi efetuada aos alunos
e docentes que integram a Equipa Ciência Viva na Escola e o clube “Cientistas no Coração da
Charneca”, pela coordenadora do Projeto EcoEscolas do Agrupamento de Escolas da Chamusca.
O clube é composto por docentes de Ciências Naturais, Ciências Físico-químicas, Biologia e
Geologia e Física e Química A e por alunos do 9º ano e do 10º, 11º e 12º do curso CientíficoTecnológico.
Os alunos, em conjunto com a professora de Educação Física, responsável pelo apoio técnico,
definiram o trajeto a realizar. Para a definição do percurso existiu um critério inicial que foi
integrar locais de paisagem natural (charneca) e paisagem rural/urbana (Vila da Chamusca).
O Agrupamento de Escolas da Chamusca situa-se no distrito de Santarém, na região da Lezíria e
Vale do Tejo. Trata-se de um concelho interior, muito extenso, sendo o segundo maior da
região, no coração do Ribatejo, entre a charneca e a campina. O concelho é composto por cinco
freguesias e a sua localização geográfica prima pela centralidade no mapa de Portugal e pela
marginalidade com o Rio Tejo.
O percurso estabelecido, apresenta uma dificuldade moderada e não é muito longo, para que
pessoas de várias faixas etárias o possam concretizar. Passa por pontos de interesse
diversificados, associados à natureza e a construção humanas de interesse na Vila da Chamusca.
Quanto à organização e concretização do trilho pelo Clube Ciência Viva na Escola (CCVnE) do
AEC, este procura ser um vetor de ação estratégica para o desenvolvimento das diferentes áreas
de competência- científica, técnica e tecnológica, consignadas no Perfil dos Alunos, no âmbito
da Autonomia e Flexibilidade Curricular. Procura abordar diferentes temas da Educação
Ambiental e da Sustentabilidade, através de desafios criativos, assentes em processos
participativos, privilegiando a articulação vertical entre ciclos e entre pares. OClube Ciência Viva
tem como finalidades, a dinamização de atividades que possibilitem o desenvolvimento de
aprendizagens diversas que se possam enquadrar nos domínios de várias disciplinas, além de
Ciências Naturais, Biologia e Geologia ou de Física eQuímica, facilitar a promoção do sucesso dos
alunos. Além disso, pretende-se que os alunos do clube Cientistas no Coração da Charneca,
desenvolvam trabalhos no âmbito do conhecimento e valorização da paisagem da Charneca do
Tejo.
Os alunos, além de contribuírem para definir o trajeto e terem realizado o trilho, também
elaboraram o flyer promocional do trilho e o poster A4 de divulgação.

3 - Elementos Opcionais

Folheto Promocional do Percurso:

Fotos/evidências da concretização do percurso por um grupo da escola ou comunidade: