Eco-Trilhos Eco-Escolas – Trabalhos 2022-23

Centro Escolar do Marco (Soure)

1 - Identificação do Trilho

Link do percurso georreferenciado criado no Wikiloc ou Google Maps:

Nome do Trilho:
Eco_Escolas_Eco-Trilho_Centro-Escolar de Samuel - EB de Marco

Tipo de trilho: 1

Extensão do percurso aproximada:
Medir distância Área total: 1,35 km² (14 486 808,15 pé²) Distância total: 5,46 km (3,39 milhas)

Duração aproximada:
180 min.

N.º de postos/estações/paragens:

Tema do Trilho:
A água que nos rodeia

Temas das Estações:
"Fonte dos Palhais"
"Fonte da Azenha"
"Fonte da Gestosa"
"Termas da Amieira"

Fichas de Estações:

Autores:
Turma A - 3º ano - pesquisa histórica das Fontes e elaboração dos marcos identificativos;
Turma B -1º e 2º ano - organização do trilho; elaboração do jogo da memória;
Turma C - 4º ano - dramatização de uma cena histórica exemplificativa das vivências e utilidades das fontes e lavadouros.

2 - Memória Descritiva

Dia 21 de março - Eco Trilho com o tema "A água que nos rodeia"
Este primeiro trilho/caminhada foi o início do projeto "A água que nos rodeia" inserido no programa Eco Escolas e no tema "Eco trilhos", cujo tema deste ano é a água. Surgiu como resposta da nossa escola ao desafio proposto pelo Agrupamento de Escolas de Soure, "Viver em Soure", mote para o Fórum que se vai realizar no dia 29 de março.
Começamos por pesquisar e explorar ao redor da localidade, alguns marcos históricos relacionados com a água. Neste primeiro desafio resolvemos focarmo-nos nas fontes de Palhais, Gestosa e Azenha, descobrindo a sua origem e história. Este trabalho foi desenvolvido pela turma A responsabilizando-se pelas pesquisas e por escrever algumas curiosidades interessantes que foram colocadas simbolicamente, no dia do trilho, prevendo-se definitivas brevemente, promessa do nosso presidente da junta. A turma B organizou o trilho, com pesquisas no Google Maps com ajuda do grupo "Trail Caminhos do Diabo", que nos marcou o trilho e que no dia nos orientou e ajudou, parceria preciosa para que tudo corresse bem.
Simultaneamente e como mostra de todo o trabalho realizado as turmas estão a preparar o material para divulgação no Fórum 20/30
A Turma C, do 4º ano, com a sua grande criatividade e veia artística, está a preparar uma dramatização que retrata uma cena antiga, baseada no filme "A aldeia da roupa branca" e na qual a água é evidenciada como riqueza natural, fundamental para a vida quotidiana das pessoas.
O 1º ano fez um extraordinário jogo da glória com imagens fabulosos dos locais por onde passámos, o 2º ano depois da realidade do trilho, construiu uma maquete ( vista aérea), exemplificativa do mesmo. O 3º ano fez as pesquisas e os cartazes póstumos com as respetivas curiosidades para marcar os locais.
Importante salientar e agradecer a colaboração e parceria de várias entidades externas como a Junta de Freguesia de Samuel, o Grupo,"Trail Caminhos do Diabo" em especial ao Sr. Luís Pinto, aos nossos professores das AECs, Carla Silva e Tito Silva, à GNR - Posto Territorial de Montemor-o-Velho, escola segura, às empresas "Modernação" e "Celtejo" que nos doaram os materiais. Um agradecimento muito especial aos familiares que se disponibilizaram para caminhar connosco, proporcionando uma alegria especial nas crianças que tiveram a família a acompanhar.

3 - Elementos Opcionais

Folheto Promocional do Percurso:

Fotos/evidências da concretização do percurso por um grupo da escola ou comunidade: