Eco-Trilhos Eco-Escolas – Trabalhos 2022-23

Escola Secundária Dr. António Carvalho Figueiredo (Loures)

1 - Identificação do Trilho

Link do percurso georreferenciado criado no Wikiloc ou Google Maps:

Nome do Trilho:
Eco-Escolas_Eco-Trilho_Escola-Secundária-Dr.-António-Carvalho-Figueiredo

Tipo de trilho: 1

Extensão do percurso aproximada:

Duração aproximada:
1 hora

N.º de postos/estações/paragens:

Tema do Trilho:
A biodiversidade da várzea de Loures

Temas das Estações:
Estação 1: Biodiversidade da zona de sapal do Rio de Loures.
Estação 2: A importância dos agentes polinizadores na agricultura.
Estação 3: O Rio de Loures na zona agrícola.
Estação 4: Ribeira da Póvoa – o aspeto da ribeira que atravessa a cidade.

Fichas de Estações:

Autores:
Professores Ana Sofia Rodrigues e Luís Raposo. Alunos das turmas do 11.º CT2 e 11.º CT4.

2 - Memória Descritiva

Os alunos do 11.º ano das turmas CT2 e CT4 aquando de convidados a pensar num projeto no âmbito da Cidadania e Desenvolvimento cedo mostraram vontade de intervir na comunidade escolar e na comunidade envolvente. Foram igualmente convidados a pensar nas diversas ofertas da escola e daí a ideia de eles próprios organizarem esta atividade em parceria com o Clube de Ciência Viva, o Eco-escolas e o programa de Educação para a Saúde em articulação com as disciplinas de Biologia e Geologia (11.º ano), Ciências Naturais (8.º ano), Inglês (8.º ano) e Educação Física (8.º ano).
Aos alunos do 11.º CT2 coube a responsabilidade de traçar o troço e organizar todo o trilho, desde a partida das diferentes turmas do 8.º ano até à chegada. Estes alunos eram ainda responsáveis por receber as turmas nas diversas estações dando a conhecer as características do local. Durante as suas explicações nas estações convidavam a consultar mais informação na página por si construída (https://sites.google.com/u/0/d/1vzousTyZ-JUk1qrW617ZM4IumoKb2b7L/preview). Por último, fizeram a recolha de amostras de água nas diferentes estações (Estação 1, 3 e 4).
Aos alunos do 11.º CT4 coube a responsabilidade de acompanhar as turmas ao longo de todo o trajeto, durante o qual iam alertando para a geomorfologia do local e para a importância de se parar e esperar para se conseguirem vislumbrar as espécies. Durante este processo convidavam os alunos a consultar o Padlet (https://padlet.com/a11801ae4outubro/as-esp-cies-das-lez-rias-do-rio-de-loures-ghrvikd87y9ts9w7) construído pela turma para verificarem de que espécie se tratava.
A atividade foi inteiramente pensada para as turmas de 8.º ano da escola por se considerar que as temáticas abordadas nas diferentes estações correspondiam a uma forma de estudo in loco das temáticas “Terra, um planeta com vida” e “Sustentabilidade da Terra” que representam os temas organizadores da disciplina de Ciências Naturais e de discussão em Inglês.
Posteriormente as amostras de água foram entregues aos alunos do Clube de Ciência Viva que, em visita de estudo devidamente preparada, levaram as diferentes amostras ao Fábrica da Água de Beirolas para análise.
Os alunos por hábito têm uma rotina mais citadina e pretendeu-se assim que conhecessem uma zona cujo ecossistema é mais rico do que inicialmente considerariam, tendo sido evidente o desconhecimento da presença de algumas espécies encontradas ao longo do trilho. Foi ainda importante os alunos contactarem com a atividade económica muito presente no local (agricultura) discutindo sobre as vantagens e desvantagens e destacando a importância dos agentes polinizadores. Acrescente-se ainda que a zona de Loures foi no mês de dezembro assolada por diversas cheias, pelo que a atividade foi preponderante para demonstrar a importância destas zonas de várzea/ lezíria na regulação de fenómenos como o referido.

3 - Elementos Opcionais

Fotos/evidências da concretização do percurso por um grupo da escola ou comunidade: