Eco-Trilhos Eco-Escolas – Trabalhos 2022-23

Escola Superior de Enfermagem de Lisboa (Lisboa)

1 - Identificação do Trilho

Link do percurso georreferenciado criado no Wikiloc ou Google Maps:

• percurso no Wikiloc.

Nome do Trilho:
Eco- Escolas- Eco -Trilho Escola Superior de Enfermagem de Lisboa

Tipo de trilho: 2

Extensão do percurso aproximada:
aproximadamente 1 km

Duração aproximada:
20-25 minutos

N.º de postos/estações/paragens:

Tema do Trilho:
Lisboa, cidade da baía formosa

Temas das Estações:
1. Cais das colunas- Água salobre
2. Estátua de D. José- Água fonte de destruição
3. Arco da Rua Augusta- Reconstrução pós marmoto
4. Chafariz D`el Rey- Água termal e potável
Duas estações (biodiversidade): cais das colunas (pombos, gaivotas, poluição das aguas do Tejo) e Chafariz D’El-Rey (buganvília). No percurso do trilho : Museu de Saramago (oliveira- Olea europaea L.)

Fichas de Estações:

Autores:
BEATRIZ DE JESUS ALMEIDA,EMANUELA KALEMBA NSANGU ,GABRIEL SANTOS BRIZIDA, MARISA SOFIA CARVALHO DINIS ( ESTUDANTES) .
FÁTIMA RODRIGUES e LAURA VIEGAS ( PROFESSORAS)

2 - Memória Descritiva

Em ambiente urbano planeou-se um trilho com a finalidade de percorrer entre estação de água salgada e a água doce
• O trilho tem 4 estações. “ ligadas à água, sendo uma de agua salgada e outra agua doce.
• 2 estações ligadas á reconstrução da cidade apos a destruição pela água (maremoto de 1775).Dado que a visita inclui o estudo do significado da arquitetura do local nas 2 estações do meio (Praça do Comercio e Arco da Rua Augusta) e do contexto do local que tem a ver com a reedificação da cidade apos uma catástrofe natural (o maremoto de 1775 ) que arrasou a antiga baixa da cidade e surgiu a lisboa pombalina. A perspetiva da agua como elemento destruidor, mas que deu lugar ao novo, sendo no sec XVIII a maior praça urbana da europa (praça do comercio) Hoje local de turismo
Na fase de preparação em reunião com os estudantes do Conselho Eco Escola o estimulo foi o tema água. Emergiu o Rio Tejo . Alguns mencionaram a importância do rio na história da cidade de Lisboa cuja entrada marítima seria na zona oriental. No decorrer de aspetos relacionados com a destruição da cidade no terramoto de 1755, surgiu o interesse dos estudantes e professores pela entrada pelo Cais das colunas ( Junta de Freguesia Santa Maria Maior) e numa pesquisa rápida surgiu o trajeto entre água salgada e água potável.
Elaborados os objetivos do percurso:
• Elaboração dos objetivos do trilho da água
• Conhecer o acesso à cidade pelo rio Tejo
• Observar a poluição da água do rio devido ao tráfego marítimo.
• Compreender o projeto de reconstrução da cidade após a sua destruição por maremoto (em 1755).
• Analisar a influencia do ambiente como um determinante da saúde, bem estar e economia da população local.
• Motivar para o conhecimento do território em que a escola se insere
• Explorar trilhos que, através de experiências e atividades, deem a conhecer características ambientais, de sustentabilidade e culturais (património natural, socio cultural, arquitetónico)
Cumprimos as 4 etapas do Design Thinking:
Etapa 1- Feel- estudantes desenharam numa folha A3 pontos de interesse cultural, social e ambiental a partir do Cais das colunas. Pesquisa no google maps dos locais e respetivo trajeto do trilho.
Um dos elementos percorreu a pé o trilho para identificação no terreno das 4 estações com visita à Junta de freguesia de Santa Maria Maior e Direção Geral da Cultura da Camara Municipal de Lisboa.
para pesquisa de alguma informação existente e eventual documentos para acompanhar a visita.
Etapa 2- Imagine- O grupo reuniu e feita pesquisa documental e fotográfica das estações e seleção da mesma para constar no flyer.
Etapa 3- Create - seleção do material recolhido para constar em cada vídeo para cada uma das 4 estações e no flyer a produzir. Elaboração da narrativa oral de um dos elementos do grupo para cada
uma das 4 estações e planeamento da atividade que acompanha cada estação (2 perguntas abertas
sobre aspetos relatados para a estação em causa dirigidas ao grupo participante do trilho).
Vídeo para cada uma das 4 estações ( com o apoio do suporte doa audiovisuais da ESEL):
video 1: https://youtu.be/YnbUZ0CC8SA
video 2: https://youtu.be/PNOBSAMDGRA
vídeo 3: https://youtu.be/ZCRdG1TS7rI
video 4: https://youtu.be/ftxrsBFSfqo
etapa 4: Share- O trilho georeferenciado deve conter toda a informação necessária para o compreender e concretizar, incluindo a identificação dos autores.
Divulgação do eco trilho nas redes sociais da ESEL, NEWSLETTER ESEL abril com email para inscrição, enviado email para a Comunidade ESEL, colocação no placard da Eco-escola.
Criação de email para inscrição dos participantes no percurso do Eco- Trilho.
Realização e divulgação do flyer nos canais da ESEL no placard da Eco escola. Publicitação da realização do percurso na NEWSLETTER ESEL de maio.
Envio do flyer para o presidente da Junta de Freguesia Santa Maria Maior ( email presidente@jfsantamariamaior.pt )

3 - Elementos Opcionais

Folheto Promocional do Percurso:

Fotos/evidências da concretização do percurso por um grupo da escola ou comunidade: