Eco-Trilhos Eco-Escolas – Trabalhos 2022-23

Escola Básica D. Luís de Loureiro (Viseu)

1 - Identificação do Trilho

Link do percurso georreferenciado criado no Wikiloc ou Google Maps:

Nome do Trilho:
Eco-Escolas_Eco-Trilho_D.Luís-de-Loureiro-Silgueiros

Tipo de trilho: 1

Extensão do percurso aproximada:

Duração aproximada:

N.º de postos/estações/paragens:

Tema do Trilho:
Preservação cultural e ambiental

Temas das Estações:
Moinho de Água
Campas Antropomórficas
As vinhas de Silgueiros
Fonte da Poça - Fonte de Chafurdo
Fonte do Casal - Fonte de Chafurdo
Fonte de Chafurdo
Chafariz de duas Bicas

Fichas de Estações:

Autores:
Equipa Eco-Escola

2 - Memória Descritiva

Dar continuidade à atividade do ano letivo anterior, fazendo-a chegar a um maior número de pessoas foi o que motivou a participação neste projeto. Foi proposto para as turmas do 6.º G, 6.º H, 8.º H e 9.º G a realização de uma caminhada para preservar o património cultural e ambiental pelo território próximo da Escola e onde habitam um grande número de alunos, mas desconhecem o património cultural e ambiental aí existente. Assim os locais escolhidos são um ponto de referência cultural e ambiental para toda a comunidade e os alunos constataram que não conheciam algumas das estações, nomeadamente, a Campa Antropomórfica e alguns caminhos pedestres com flora diversificada nem o significado e importância das fontes de Chafurdo.
Junto de uma das Fontes de Chafurdo foi realizada pelos alunos a leitura de poemas relacionados com a flora, fauna e água no âmbito do projeto “A ler + o ambiente”.
Ao longo do percurso fomos encontrando habitantes locais já com alguma idade que explicavam e contavam histórias do antigamente, chamando a atenção para a preservação do património que os rodeava.
Quanto às Fontes de Chafurdo e ao Moinho de Água foram duas estações que os participantes mais velhos da comunidade local mais conheciam, pois fizeram questão de referir que era à fonte que iam buscar a água para os mais diversos fins e era ao moinho que levavam os cereais para moer e para depois fazer o pão.
Como é um local de zona demarcada, Dão, a vinha também lhes era familiar e explicaram que o solo e o clima desta região é que favorece a qualidade do vinho. Foi uma verdadeira caminhada ecológica ambiental e cultural, pois permitiu o encontro de vivências diferentes com idades e saberes diferentes e complementares.

3 - Elementos Opcionais

Folheto Promocional do Percurso:

Fotos/evidências da concretização do percurso por um grupo da escola ou comunidade: