Eco-Trilhos Eco-Escolas – Trabalhos 2022-23

Escola Secundária de Paços de Ferreira (Paços de Ferreira)

1 - Identificação do Trilho

Link do percurso georreferenciado criado no Wikiloc ou Google Maps:

Nome do Trilho:
Eco-Escolas_Eco-Trilho_Secundária de Paços de Ferreira

Tipo de trilho: 1

Extensão do percurso aproximada:
5,35 Km

Duração aproximada:
1h30min

N.º de postos/estações/paragens:

Tema do Trilho:
Caminhada Solidária pela Saúde

Temas das Estações:
1ª História do Parque; 2ª Recolha de resíduos; 3ª Sensações na Natureza; 4ª Identificação de espécies vegetais

Autores:
Alunos do 10ºA

2 - Memória Descritiva

No âmbito de uma atividade proposta pela Liga Portuguesa Contra o Cancro, "350 000 passos", os alunos da turma 10ºA, na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, foram desafiados a dar corpo a este evento. Assim, e com a colaboração das disciplinas de Biologia e Geologia e de Português, os alunos organizaram a "Caminhada pela Saúde", que consistiu num percurso pelas margens do Rio Ferreira, em Paços de Ferreira.
Esta atividade de promoção da saúde serviu vários propósitos, nomeadamente de natureza ambiental, social e comunitária, com reflexos na saúde individual e coletiva.
O percurso iniciou-se na Escola Secundária de paços de Ferreira e, em ameno convívio, estendeu-se para o parque urbano de Paços de Ferreira. Este parque é uma zona muito aprazível, bem cuidada, com cariz ambiental, rural e de lazer, pelo que é pertinente dá-lo a conhecer e incentivar a sua preservação.
Para a concretização do projeto, os alunos organizaram autonomamente iniciativas (palestras e inquéritos sobre saúde, angariação de patrocínios, entrevistas envolvendo o Município) e, finalmente, criaram um conteúdo online sobre prevenção do cancro.

3 - Elementos Opcionais

Folheto Promocional do Percurso:

Fotos/evidências da concretização do percurso por um grupo da escola ou comunidade: