Eco-Trilhos Eco-Escolas – Trabalhos 2022-23

Escola Secundária de Caldas de Vizela (Vizela)

1 - Identificação do Trilho

Link do percurso georreferenciado criado no Wikiloc ou Google Maps:

Nome do Trilho:
Percurso da natureza

Tipo de trilho: 2

Extensão do percurso aproximada:
3,9 Km

Duração aproximada:
1 hora

N.º de postos/estações/paragens:

Tema do Trilho:
Floresta/Água/Resíduos/

Temas das Estações:
Floresta/Água/Biodiversidade/Resíduos/Agricultura

Fichas de Estações:

Autores:
Alunos das turmas 8.ºG; 10.º B e 12.ºF/G, e seus diretores de turma Ricardo Monteiro, Bernardino Silva e Anabela Cunha;
Coordenadora Eco-Escolas Sílvia Lemos;
Coordenador da Biblioteca Escolar Aníbal Ruão;
Coordenadora do Clube Descoberta Elódia Canteiro;
Professores de Educação Física Luísa Pinto e Fernando Carneiro;
Professoras de Biologia Lurdes Brito e Antónia Ribeiro;
Confraria do Monte de São Bento das Peras - Vizela.
Colaboração: Resinorte e Rádio Vizela

2 - Memória Descritiva

No primeiro Conselho Eco-Escolas divulgaram-se diversas atividades e propostas, sendo uma delas os Eco-Trilhos. Atendendo à metodologia - Design thinking - que consta no regulamento, no dia 25 de janeiro os alunos das turmas 8.ºG; 10.º B e 12.ºF/G, as turmas que ficaram responsáveis por esta atividade, aliaram o convite feito pela Confraria de São Bento para a plantação de 70 árvores, e juntaram-se numa caminhada com vista a fazer a prospeção de um Eco-trilho. Assumiram este trabalho como parte do seu projeto de turma, tendo envolvido todos os seus professores. Nesse dia foram acompanhados pela coordenadora Eco-Escolas, pelos professores de Matemática; Economia; Educação Visual; Educação Física; Português; Filosofia; Restauração.
O seu entusiasmo levou a que se fizesse uma proposta de abranger todos os alunos da escola secundária e ainda os alunos do 3.º Ciclo da Escola E.B. 2, 3 do mesmo agrupamento.
Assim, com vista a envolver professores e assistentes operacionais que tradicionalmente organizavam os "Percursos na Natureza" (tinham sido suspensos devido ao COVID -19) no monte de São Bento, criou-se uma equipa que coordenou todos os trabalhos e temas das estações. Tratou-se de um trabalho de memória e de história da escola uma vez que esta foi a XXVIIIª EDIÇÃO dos Percursos na Natureza.
Segue aqui também o padlet criado pela turma 8.ºG onde constam muitas fotografias e Folhetos feitos e distribuídos pelos alunos
Este Eco-Trilho foi noticiado na comunicação social local e encontra-se disponível na página da Biblioteca da Escola.
A avaliação feita em formulário próprio foi: Excelente.

3 - Elementos Opcionais

Fotos/evidências da concretização do percurso por um grupo da escola ou comunidade: