Eco-Trilhos Eco-Escolas – Trabalhos 2022-23

Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa do Politécnico de Lisboa (Lisboa)

1 - Identificação do Trilho

Link do percurso georreferenciado criado no Wikiloc ou Google Maps:

Nome do Trilho:
Eco-Escolas_Eco-Trilho_ISCAL

Tipo de trilho: 2

Extensão do percurso aproximada:
7Km

Duração aproximada:

N.º de postos/estações/paragens:

Tema do Trilho:
Avenidas Novas à procura do verde, da água e da cultura

Temas das Estações:
1. Chafariz de S. Sebastião da Pedreira (água e cultura) - estação 3
2. Jardim do Arco do Cego (Biodiversidade e Cultura) - estação 5
3. Jardins da Gulbenkian ( Água, biodiversidade e cultura) - estação 8
4. Estufa Fria (Biodiversidade, água e cultura) - estação 10

Fichas de Estações:

Autores:
Ana Mendes
Ana Pedro
Diana Pereira
Jéssica Raimundo
Raquel Silva
Ivânia Mateus

2 - Memória Descritiva

O ISCAL é uma instituição do ensino superior, situa-se no bairro das Avenidas Novas em Lisboa e é frequentado por estudantes oriundos de diversas partes da cidade, do país e do mundo que desconhecem o bairro. Este Eco-trilho cujo tema é “Avenidas Novas à procura do verde, da água e da cultura”, é por si só esclarecedor da sua importância para a sensibilização ambiental, integração da natureza nos meios urbanos bem como a sustentabilidade hídrica e cultural onde o ISCAL está inserido.
Um grupo de alunos das licenciaturas de Contabilidade e Administração, bem como de Finanças decidiram planear este trilho como complemento ao seu plano curricular.
No dia 22 de Abril, para celebrar o Dia da Terra, o trilho foi percorrido por mais de 30 participantes acompanhados por uma arquiteta paisagista, investigadora no Instituto Superior de Agronomia; tendo sido anunciado por várias redes sociais e nos site do ISCAL e da própria Junta de Freguesia das Avenidas Novas.
Este trilho percorre todos os jardins do Bairro, tendo em atenção a água (subterrânea e à superfície) como elemento essencial para a biodiversidade. No percurso encontramos um chafariz histórico, monumentos, edifícios com prémio Valmor, igrejas e museus de interesse internacional como é o caso do museu Gulbenkian, seus lagos, charcos e jardins até chegarmos à Estufa Fria.
As avenidas e ruas do eco-trilho, muitas delas ricas em arvoredo, bem como alguns pátios do seu edificado demonstram alguns cuidados ambientais dos finais do sec. XIX e princípio do sec. XX. Já o desenvolvimento económico nos meados do sec.XX implicou um retrocesso ambiental, pela construção de prédios altos de serviços, dando origem a abate de arvores, canalização dos ribeiros e impermeabilização dos solos.
Também foi observada a toponímia de muitas das suas ruas e avenidas do Bairro, tendo algumas delas sido alteradas aquando da implantação da república, muitas figurando com os nomes dos liberais ainda do tempo da monarquia e da primeira república.
Notícias publicadas:
Trilho Avenidas Novas - À procura da água, do verde e da cultura | Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa (ipl.pt)
Trilho Avenidas Novas - À procura da água, do verde e da cultura | Junta de Freguesia de Avenidas Novas (jf-avenidasnovas.pt)

3 - Elementos Opcionais

Folheto Promocional do Percurso:

Fotos/evidências da concretização do percurso por um grupo da escola ou comunidade: