Eco-Trilhos Eco-Escolas – Trabalhos 2022-23

Escola Professor Artur Nunes Vidal (Águeda)

1 - Identificação do Trilho

Link do percurso georreferenciado criado no Wikiloc ou Google Maps:

Nome do Trilho:
Caminhada_eco_escolas_ANV_EB2,3_Artur Nunes Vidal

Tipo de trilho: 1

Extensão do percurso aproximada:
9km

Duração aproximada:

N.º de postos/estações/paragens:

Tema do Trilho:
Avifauna e biodiversidade local

Temas das Estações:
1.ª Água
2.ª Vila da Música
3.ª Miradouro - Avifauna
4.ª Cepo Mouro
5.ª Bateira
6.ª Monumento ao emigrante
7.ª Trilho dos Poços
8.ª Sobreiro

Autores:
Turma do 9.º J alunos da EB2, 3 Artur Nunes Vidal (ANV)

2 - Memória Descritiva

Os alunos do 9.º ano de escolaridade, no âmbito do Projeto Eco-escolas e das disciplinas de Ciências Naturais, Geografia, Cidadania e Desenvolvimento e dos alunos do ensino articulado de música, "desenharam" um trilho que permitisse maior conhecimento da realidade local.
As recentes intervenções na freguesia com a edificação de um observatório num antigo reservatório de água; a edificação de um monumento à valorização da música; à construção no Cêpo Mouro de observatório de avifauna, a valorização de árvores centenárias, como o freixo e o sobreiro, a preservação da bateira junto do monumento ao emigrante e ao parque verde circundante. O trilho integrou ainda a atividade de Plogging, decorrente da preocupação com a poluição, principalmente ao nível do plástico e do vidro.

3 - Elementos Opcionais

Folheto Promocional do Percurso:

Fotos/evidências da concretização do percurso por um grupo da escola ou comunidade: