Eco-Trilhos Eco-Escolas – Trabalhos 2022-23

Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Portalegre (Portalegre)

1 - Identificação do Trilho

Link do percurso georreferenciado criado no Wikiloc ou Google Maps:

Nome do Trilho:
Eco-Escolas _ Eco-Trilho do Campus Politécnico de Portalegre

Tipo de trilho: 1

Extensão do percurso aproximada:

Duração aproximada:

N.º de postos/estações/paragens:

Tema do Trilho:
Biodiversidade e Desporto

Temas das Estações:
1- Exercício Físico
2- Vida Aquática
3- Vida Terrestre
4- Zona de Lazer
4- Extremo Sul, Ponto de Observação

Fichas de Estações:

Autores:
Josélia Pedro; Pedro Romano; Margarida Malcata; Ana Gama Carvalho e Vanda Correia; Alunos do 3º ano do curso de Design de Comunicação e alunos dos cursos de Enfermagem e Higiene Oral

2 - Memória Descritiva

O projeto para a construção de um eco-trilho no Campus Politécnico de Portalegre teve início no primeiro semestre do ano letivo 22-23. A iniciativa desenvolveu-se em pareceria com as duas unidades orgânicas do Politécnico de Portalegre que integram o Campus, a Escola Superior de Saúde e a Escola Superior de Tecnologia e Gestão.
Os conteúdos científicos sobre as espécies que existem no Campus foram pesquisados e identificados pelos alunos e docentes da Escola Superior de Saúde, em colaboração com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), o Atletismo Clube de Portalegre (ACP) e ainda com a colaboração de fotógrafos de natureza que identificaram espécies que apesar de habitarem o Campus, não vemos regularmente.
A organização destes conteúdos, o levantamento e a auscultação da comunidade e dos seus interesses na construção de um eco-trilho e a exploração de possíveis trilho ficou a cargo de alunos e docentes da Escola Superior de Tecnologia e Gestão, através de um projeto de design
na unidade curricular de design sustentável. O recurso a metodologias de design thinking são frequentes nas disciplinas de design e este projeto possibilitou colocar em prática a metodologia. Neste projeto usámos ainda metodologias de consensus building, através de inquéritos e auscultação direta, de modo que toda a comunidade pudesse criar maior empatia com o desenvolvimento de um eco-trilho no Campus. Ainda no primeiro semestre, os mesmos alunos de design de comunicação, desenvolveram propostas de projeto de sinalética para o eco-trilho na unidade curricular de design de comunicação IV.
Essas propostas estão espelhadas no resultado obtido através da concretização do projeto no Gabinete de Comunicação e Imagem do Politécnico de Portalegre.
O eco-trilho do Campus foi inaugurado no dia 5 de junho de 2023 de modo a comemorar o Dia
do Ambiente e tem como intenção fechar o Ciclo do evento, Dias do Ambiente, com início a 30 de maio do presente ano.
O percurso, circular, possui pouco mais do que 2 km e estende-se por uma vasta área verde onde esta implementado o Campus Politécnico, incluindo a área de cultivo destinada ao olival. O eco-trilho circunda o edifício principal do Campus, os seus dois lagos e o olival e passa por diferentes ecossistemas, representativos de diferentes biodiversidades, uma com predominância de ecossistemas aquáticos e outra com características de montado. Nestas duas principais estações foram colocados painéis com informação sobre a biodiversidade existente
a nível da flora e da fauna. Para além disso, cada um dos painéis informativos possui um QR code que permite a constante atualização da informação, por parte de toda a comunidade, funcionando como um elemento vivo e interativo em permanente diálogo com a comunidade académica.
O eco-trilho possui ainda uma área/estação destinada ao exercício físico e à promoção da saúde
e do bem-estar, junto à entrada principal, convidando à sua utilização quer por parte da comunidade académica, quer por parte da população em geral.
Como resposta ao que foi proposto por grande parte da comunidade e que foi aferido através da metodologia consensus building, foi ainda criada uma zona de lazer com duas mesas e bancos, onde alunos, docentes e funcionários poderão fazer refeições, estudar, realizar trabalhos de grupo ou simplesmente descansar e usufruir da natureza. No seu extremo sul, o eco-trilho permite ainda um ponto de observação com vista para a cidade de Portalegre e para a Serra de São Mamede, muito distinta das vistas que se podem observar a partir do restante espaço do Campus, esta parte do trilho atravessa o olival e oferece boas condições para a prática desportiva como a caminhada ou a corrida. O percurso destina-se à prática desportiva, à caminhada e à observação da biodiversidade existente no Campus. Tem ainda como objetivo proporcionar possibilidades de utilização do Campus em contexto de aula ou outras atividades lúdicas, científicas ou artísticas.

3 - Elementos Opcionais

Folheto Promocional do Percurso:

Fotos/evidências da concretização do percurso por um grupo da escola ou comunidade: