Eco-Trilhos Eco-Escolas – Trabalhos 2022-23

Colégio Internato Claret (Vila Nova de Gaia)

1 - Identificação do Trilho

Link do percurso georreferenciado criado no Wikiloc ou Google Maps:

• Wikiloc: https://www.wikiloc.com/wikiloc/user.do?id=4956319

Nome do Trilho:
Eco-Escolas_Eco-Trilho_(Colégio-Internato-Claret)

Tipo de trilho: 1

Extensão do percurso aproximada:
1,32 metros

Duração aproximada:

N.º de postos/estações/paragens:

Tema do Trilho:
Biodiversidade Dunar. Fauna e Flora Ribeirinha. Sustentabilidade das praias.
Questões-Problemas: "Quais as plantas que vivem num Ecossistema Dunar?"; Quais os animais que vivem num Ecossistema Dunar?" e Viva a Natureza - Exploração dos órgãos dos sentidos.

Temas das Estações:
1ª Estação: Investigar. Identificar e Classificar as espécies de um Ecossistema Dunar.
2ª Estação: Aprender. Visita ao Centro de Educação Ambiental das Ribeiras de Gaia.
3ª Estação: Limpar. Limpeza de um troço do percurso definido.

Fichas de Estações:

Autores:
Coordenadoras do Programa Eco Escola Professoras Isabel Miranda e Ana Lopes e com a participação do Professor António Rebelo.

2 - Memória Descritiva

O percurso Eco Trilho foi integrado na “Caminhada Solidária” associado ao dia nacional da luta contra a obesidade, este evento teve como propósito alertar para uma maior consciencialização da importância da adoção de hábitos de vida saudável e, como pessoas atentas aos mais carenciados, procuramos reunir um conjunto de bens alimentares para doar à Fundação Claret. Numa manhã com ótimas condições, que juntou familiares e amigos da Comunidade Educativa Claret, viveram-se momentos de partilha e convívio, manifestados por valores de solidariedade e do respeito pela dignidade humana.
A comunidade educativa Claret teve também a oportunidade de participar num Eco Trilho, promovido pelo Clube do Eco Escolas e com a excelente participação do professor António Rebelo. A atividade teve início com a visita ao Centro de Educação Ambiental das Ribeiras de Gaia. Os participantes tiveram contacto direto com a fauna e flora dos Ecossistemas Ribeirinhos, e foram sensibilizados para as suas responsabilidades ambientais, particularmente, relacionadas com os resíduos, com a qualidade da água e com a conservação da natureza.
Houve ainda tempo para investigar as espécies presentes nas dunas e despertar os órgãos dos sentidos. Finalmente procedeu-se à limpeza de um troço da praia.
A praia de Miramar foi o local escolhido uma vez que já é habitual realizar-se no Colégio Internato Claret a Caminhada Solidária. O público alvo foi diverso desde do 5º e 6º anos até ao 11º ano de escolaridade. As disciplinas de Ciências Naturais, Educação Física e TIC estiveram envolvidas nesta atividade. O percurso tem grande interesse pedagógico, visto que a Ribeira que acompanha o trajeto foi recuperada e só agora ao fim de 10 anos é que se vê alguma biodiversidade que até então estava extinta, devido aos despejos dos resíduos urbanos, industriais e domésticos. O Centro de Educação Ambiental de Gaia conseguiu reabilitar esta Ribeira assim como toda a fauna e flora ribeirinha e promove junto da população, visitantes e turistas ações de sensibilização ambiental.

3 - Elementos Opcionais

Folheto Promocional do Percurso:

Fotos/evidências da concretização do percurso por um grupo da escola ou comunidade: