Eco-Trilhos Eco-Escolas – Trabalhos 2022-23

Escola EB/S de Rebordosa (Paredes)

1 - Identificação do Trilho

Link do percurso georreferenciado criado no Wikiloc ou Google Maps:

Nome do Trilho:
Eco- Escolas_Eco-Trilho_[EBS de Rebordosa] “Eco Trilho de Fontelos”

Tipo de trilho: 1

Extensão do percurso aproximada:
2.350 metros

Duração aproximada:
1h 20m

N.º de postos/estações/paragens:

Tema do Trilho:
Eco-Escolas_Eco-Trilho_[EBS de Rebordosa]
“Eco Trilho de Fontelos”

Temas das Estações:
Estação 1: A beleza das Flores
Estação 2: Sentir a Natureza
Estação 3: Fungos
Estação 4: Um pequeno riacho
Estação 5: O Lago

Fichas de Estações:

Autores:
Diana Costa, Francisco Silva, Gabriel Barbosa e João Barbosa
Turma:11ºRB

2 - Memória Descritiva

Escola: Escola Básica e Secundária de Rebordosa
Este projeto foi coordenado pelas docentes Maria José Pires e Susana Oliveira, que lecionam as disciplinas de Geografia, na Escola Básica e Secundária de Rebordosa, do Agrupamento de Escolas de Vilela. O seu desenvolvimento decorreu nas aulas da disciplina acima referida, em várias fases e foi proposto às turmas do ensino secundário, que aceitaram este cativante desafio.
Nas aulas de Geografia, foi dado a conhecer este projeto, seguindo-se a análise e o debate pelos discentes do regulamento e procedimento que antecedeu o início da pesquisa para a construção do projeto, identificação da área onde se integrava o Trilho a demarcar.
A delimitação e traçado do trilho foi pensado para proporcionar à comunidade um novo trilho a descobrir e a enriquecer a freguesia em termos de oferta de experiências de Natureza. Em especial porque denotamos a insuficiente existência de trilhos na localidade da área de abrangência da escola e do centro da localidade. O projeto e traçado deste novo trilho foi por nós apresentado à Junta de Freguesia de Rebordosa, que enalteceu o nosso trabalho e propõe a sua delimitação, identificação e inserção na rede de eco trilhos do município num futuro próximo.
Neste momento o Município tem ainda um número reduzido de trilhos delimitados e disponíveis para o seu rácio populacional, o que prejudica os que desejam caminhar em áreas tranquilas e com espaços verdes, dentro do limite da sua área de residência. Na verdade, muita gente tem a capacidade de caminhar por certas áreas sem a necessidade de qualquer implementação de trilhos, mas isso não é para todos, especialmente para a população mais idosa. E, foi a pensar neles que foi elaborado este trilho, trata-se de um percurso circular, que vai percorrer uma área pouco urbanizada e também florestal. Com este projeto, os alunos tiveram também a preocupação de conhecer o património natural, ambiental e social, estabelecendo contacto com a vizinhança e até mesmo tendo a oportunidade de falar com a população, com os pequenos agricultores, conhecer a área, as espécies cultivadas e a presença de locais com criação de cavalos e pequenos rebanhos de ovelhas.
Nas saídas de campo conheceram a riqueza da biodiversidade existente, a fauna, o relevo, a geologia e elaboraram um minucioso e rico registo fotográfico para documentarem o interesse do percurso. Foram feitas duas saídas de campo ao trilho elaborado. A primeira saída foi para verificar a delimitação e aplicabilidade do mesmo e o seu grau de dificuldade e na segunda saída foram convidados os alunos de duas turmas uma de 10ºano e outra de 11ºano para concretizar o trilho no terreno.
As saídas de campo foram muito descontraídas e agradáveis, permitindo uma valiosa experiência em caminhar pela natureza, autênticas aulas “fora de portas”, descobrindo e explorando caminhos por entre o povoamento, campos agrícolas, vinhas e riachos e ainda a oportunidade de observar plantas, insetos, aves, líquenes, mancha florestal, o pequeno riacho e o lago que surge nesse percurso.
Foi utilizado o Google Maps para explorar toda a área da sua cidade e escolher os locais onde se poderia implementar trilhos e com a aplicação Wikiloc criaram o trilho que pode ser acedido através de dois códigos QR e ainda a aplicação iNaturalist, para identificar o nome das plantas observadas no percurso.
O trilho está registado na aplicação Wikiloc, com os nomes:
Eco -Trilhos Eco-Escolas_1 (Escola Básica e Secundária de Rebordosa)
e Eco -Trilhos Eco-Escolas_2 (Escola Básica e Secundária de Rebordosa).
Foi também elaborada uma ficha com a informação, referindo os aspetos de interesse em de cada uma das estações e as fotografias demonstrativas e que seguem em anexo.
Para este concurso foi selecionado o trabalho de grupo dos alunos do 11ºRB, Diana Costa, Francisco Silva, Gabriel Barbosa e João Barbosa, designado por “Eco Trilho de Fontelos”.
Rebordosa, 30 de maio de 2023
As professoras:
Maria José Pires
Susana Oliveira

3 - Elementos Opcionais

Folheto Promocional do Percurso: