Eco-Trilhos Eco-Escolas – Trabalhos 2022-23

Escola EB de Vilarinho de Bairro (Anadia)

1 - Identificação do Trilho

Link do percurso georreferenciado criado no Wikiloc ou Google Maps:

Nome do Trilho:
Eco-Escolas_Eco-Trilho_[Escola Básica de Vilarinho do Bairro]

Tipo de trilho: 2

Extensão do percurso aproximada:

Duração aproximada:

N.º de postos/estações/paragens:

Tema do Trilho:
Ambiente e Bem-estar

Temas das Estações:
Estação 1 - Biodiversidade
Estação 2 - Atividade Física e Saúde
Estação 3 - Poluição da água
Estação 4 - 3Rs
Estação 5 - Alterações climáticas
Estação 7 - Água

Autores:
Núcleo de estágio de Educação Física.

2 - Memória Descritiva

O percurso foi criado no âmbito da Caminhada Pelo Coração, evento que se realiza anualmente, envolvendo toda a comunidade educativa, autarquia, pais, amigos... com o objetivo de sensibilizar todos os intervenientes para a educação ambiental e para a promoção da saúde.
O Trilho liga a Escola à Lagoa de Torres e passa por zonas de paisagem diversificada como vinhas, terrenos de cultivo, manchas de floresta e aldeias, culminando na lagoa, local aprazível que oferece as mais diversas utilizações, como: pesca, lazer, tranquilidade e contato com a natureza.
O caminho foi percorrido previamente, de modo a selecionar os locais/pontos de interesse mais adequados para a criação das diferentes estações. Foram, então, definidas 7 estações com perguntas sobre a “Sustentabilidade ambiental” assinaladas com postos de controlo verificados por aplicação móvel com os “QR Code”
Os participantes realizaram este percurso com grande entusiasmo e total envolvimento nas atividades.

3 - Elementos Opcionais

Fotos/evidências da concretização do percurso por um grupo da escola ou comunidade: