Muros Com Vida – Municípios: Trabalhos a Concurso 2022/2023

Fotografias do Município:

Fotografias das Escolas:

Memória descritiva:

I) Como motivou à participação das suas escolas?
O concelho de Alvaiázere compreende um território extremamente rico em recursos naturais. Os 618 metros de altitude da Serra de Alvaiázere correspondem à maior elevação do Maciço de Sicó, o que combinado com a especificidade do seu clima e com outras características da geomorfologia calcária permitem a existência de um património de notável biodiversidade: as grutas, algares, pias, lapas e megalapiás estão dispersos por todo o território e, ao longo dos tempos, foram objeto de diversas ocupações e usos que vão desde a Pré-História até meados do século passado. As grutas e algares são, ainda hoje, abrigo e colónia de criação para diversas espécies de morcegos; e as manchas verdes tornaram-se habitat de várias espécies animais, como o tordo, a perdiz vermelha, o coelho-bravo, o javali, a raposa, a rã-verde, o tritão-marmorado, a salamandra-lusitânica, o morcego-de-peluche, entre outras.
Na flora, destaca-se a maior e melhor preservada mancha de carvalho-cerquinho da Europa, bem como a presença de outras árvores, nomeadamente a azinheira, o sobreiro, o carvalho-negral, o carrasco, o pinheiro e a oliveira. As suas várzeas e prados são o habitat natural de orquídeas selvagens e de ervas aromáticas e medicinais, onde também se cria a leguminosa mais famosa do território: o chícharo.
Considerando a extraordinária biodiversidade do território e os conteúdos leccionados, o Município de Alvaiázere, em jeito de desafio, apelou/sensibilizou as professoras Cláudia Medroa (Agrupamento de Escolas de Alvaiázere) e Sílvia Gonçalves (professora de expressão plástica das AEC’S), bem como os alunos do 4º ano a participarem na iniciativa. Assim, sob a orientação das docentes, os alunos do 4º ano efectuaram pesquisas sobre a fauna e a flora do território alvaiazerense. Após a identificação das espécies autóctones e dos respectivos habitats as crianças trabalharam os mais emblemáticas e desenharam/pintaram aqueles que fariam parte do mural “A biodiversidade de Alvaiázere”, no Museu Municipal de Alvaiázere.

Ii) De que forma apoiou as suas escolas a trabalhar no projeto?
O Município de Alvaiázere apoiou a iniciativa disponibilizando:
- um muro, num dos seus espaços mais icónicos – o Museu Municipal de Alvaiázere; e
- mesas, escadote, lápis tintas, pincéis, trinchas, rolos, entre outros;

Iii) Como comunicou o projeto?
O Município de Alvaiázere comunicou o projecto nas suas redes sociais, bem como na comunicação social local/regional.