Muros Com Vida – Trabalhos 2022/2023

Alcácer do Sal ( 1 trabalho )



Escola Básica Pedro Nunes (Alcácer do Sal)

As pradarias marinhas enquanto cruciais ecossistemas nas estratégias de combate à crise climática e um dos mais importantes sumidos de carbono azul. As pradarias são também hotspots de biodiversidade marinha, incluindo espécies protegidas. Ora, nada mais rico em termos de […]

Ver a página do trabalho aqui.

Alcobaça ( 2 trabalhos )



Centro Social Paroquial do Bárrio (Alcobaça)

O ecossistema escolhido foi uma floresta e os elementos escolhidos foram árvores (pinheiro-bravo), algumas aves (gaio e pardal comum), coelhos bravos e um lago com uma rã. […]

Ver a página do trabalho aqui.




Externato Cooperativo da Benedita (Alcobaça)

No muro feito pelos 11 alunos do 11ºE, com o intuito de alertar para a poluição oceânica, nomeadamente a plástica e podem ser observados diversos animais como a tartaruga, um cardume de peixes, uma baleia, um caranguejo, um tubarão, uma […]

Ver a página do trabalho aqui.

Alenquer ( 2 trabalhos )



Escola EB de Alenquer (Alenquer)

Elemento principal o Rio de Alenquer e o seu ecossistema. Fauna e flora. Garça Real e Galinhas de Água, Barbos, algas… […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola Secundária Damião de Goes (Alenquer)

Foram trabalhados os seguintes ecossistemas do concelho: o terrestre e o aquático. Do aquático, foram pintados alguns peixes, patos. Do ecossistema terrestre foram representados: algumas flores, raposa, coelho, morcegos, garça, pato […]

Ver a página do trabalho aqui.

Alvaiázere ( 1 trabalho )



Escola Básica e Secundária Dr. Manuel Ribeiro Ferreira (Alvaiázere)

1: No mural está representada alguma da fauna e flora da nossa zona. A ribeira de Alge, onde vivem anfíbios como rãs e salamandras, onde garças descansam dos seus voos e se refrescam nas águas limpas. O pisco, uma ave […]

Ver a página do trabalho aqui.

Amadora ( 2 trabalhos )



Escola Básica 2,3 de Alfornelos (Amadora)

Associado a cada animal, os alunos representaram de uma forma minimalista o ecossistema de cada um. Assim, vários ecossistemas estão representados, nomeadamente oceano, floresta, deserto e savana. […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola Luís Madureira (Amadora)

Os alunos escolheram alguns ecossistemas, nomeadamente: floresta, oceanos e rios, atmosfera e deserto polar para estudarem os problemas existentes nos mesmos e o papel do Homem na destruição dos mesmos. Além disso, para cada ecossistema foram escolhidos animais ameaçados para […]

Ver a página do trabalho aqui.

Anadia ( 2 trabalhos )



Colégio Nossa Senhora da Assunção (Anadia)

A região da Bairrada situada na Beira Litoral, entre Aveiro e Coimbra, em pleno Centro de Portugal, é uma região plana e que se desenvolve ao longo da faixa marítima, sendo o seu clima tipicamente Atlântico, com invernos amenos e […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola Básica e Secundária de Anadia (Anadia)

O ecossistemas visados no trabalho são o terrestre e o aquático. A partir de uma malha de polígonos, regulares ou não, Escher fazia mudanças, mas sem alterar a área do polígono original. Assim surgiam figuras de peixes, aves e insetos, […]

Ver a página do trabalho aqui.

Arganil ( 2 trabalhos )



Escola EB 1/JI de Sarzedo (Arganil)

Vida aquática no Rio Alva, existência de percas no nosso rio e de vida aquática. […]

Ver a página do trabalho aqui.




JI/EB1 de Pombeiro da Beira (Arganil)

Ecossistema escolhido: marinho. Elementos do ecossistema: tartaruga, baleia, cavalo marinho, raia, vários peixes, algas e plásticos contaminantes. […]

Ver a página do trabalho aqui.

Aveiro ( 1 trabalho )



Escola Básica de Eixo (Aveiro)

A pintura do mural ainda não está concluída. Ecossistema escolhido: marinho. Elementos do ecossistema: tartaruga, polvo, vários peixes, algas e plásticos contaminantes. […]

Ver a página do trabalho aqui.

Barreiro ( 1 trabalho )



Escola Secundária de Casquilhos (Barreiro)

O Estuário do Tejo é a maior zona húmida do país e uma das mais importantes da Europa, um santuário para peixes, moluscos, crustáceos e, sobretudo, para aves, que nele se detém quando de sua migração entre o Norte da […]

Ver a página do trabalho aqui.

Beja ( 1 trabalho )



Escola EBI Mário Beirão (EB 2,3) (Beja)

Ecossistema terreste- animais terrestres e vegetação […]

Ver a página do trabalho aqui.

Braga ( 7 trabalhos )



Centro Escolar de S. Frutuoso (Braga)

Ecossistema marinho com algas e medusas. […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola Básica da Sé (Braga)

Este ecossistema é formado por água, algas , peixes e um ser humano simbolizando a vida e a importância da água. […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola Básica de Lamaçães (Braga)

Este ano fizemos todo o processo de recolha das espécies portuguesas, mas não conseguimos elaborar um mural. […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola Básica Mosteiro e Cávado (Braga)

O ambiente escolhido pelos alunos foi o ecossistema marinho constituído por algas, peixes, uma medusa, um golfinho e um cavalo-marinho. […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola EB 2,3 André Soares (Braga)

Zona Húmida (charco) […]

Ver a página do trabalho aqui.




Jardim de Infância da Goja, Frossos (Braga)

A floresta […]

Ver a página do trabalho aqui.




Jardim de Infância Quinta das Hortas (Braga)

Preservação/recuperação de ecossistemas - Ecossistema Marinho - importancia da perservação dos oceanos - Limpeza do lixo - utilizaçao de barco a remos para evitar a poluicao das aguas ( nao usar o combustivel) - promover a Vida saudavel dos peixes […]

Ver a página do trabalho aqui.

Câmara de Lobos ( 5 trabalhos )



Escola EB 123/PE do Curral das Freiras (Câmara de Lobos)

Está nela representado um ecossistema terrestre e aéreo, havendo animais, principalmente, do ambiente terrestre. […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola EB1/PE da Lourencinha (Câmara de Lobos)

A imagem pintada representa um ecossistema marinho, que podemos encontrar e visualizar no oceano e onde um conjunto de diferentes espécies (animais e plantas) vivem e interagem entre si e com o meio ambiente, constituindo um ecossistema estável, equilibrado e […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola EB1/PE Rancho e Caldeira (Câmara de Lobos)

No escossistema marinho está presente a Baleia Orca, a Baleia Azul, um golfinho, um peixe e as algas que fazem parte dos corais do fundo do mar. Uma vez que a parede do estacionamento era longa e a escola está […]

Ver a página do trabalho aqui.




Fundação Dona Jacinta de Ornelas Pereira (Câmara de Lobos)

O Eco sistema do nosso muro é a água, que percorre uma paisagem verde, podemos ver o percurso de água que vem desde a montanha até a planície, Neste percurso de água temos dois seres o sapo e os peixes. […]

Ver a página do trabalho aqui.




Infantário Universo dos Traquinas (Câmara de Lobos)

O ecossistema do mural é um ecossistema de jardim/horta onde é possível observar as trepadeiras/heras, plantas que se desenvolvem bem nestes ambientes, flores, abelhas, borboletas, lagartas, joaninhas, formigas, caracóis e minhocas. […]

Ver a página do trabalho aqui.

Campo Maior ( 1 trabalho )



Centro Educativo Alice Nabeiro (Campo Maior)

Os montados são o nosso maior tesouro. São resistentes à forte pressão agricola existente no concelho de Campo Maior por ação do regadio, das grandes produções intensivas de olival, pistachio e amêndoa, graças à ZPE de Campo Maior e a […]

Ver a página do trabalho aqui.

Cantanhede ( 2 trabalhos )



Escola EB1 de Corticeiro de Cima (Cantanhede)

Ecossistemas terrestres e aquáticos da localidade, com árvores, arbustos, flores, borboletas, passarinhos, patos, rãs e peixes. Estão ainda presentes o Sol e as nuvens como elementos necessários à vida. […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola Secundária Lima-de-Faria (Cantanhede)

Houve uma preocupação em diversificar os ecossistemas - ecossistemas terrestres e aquáticos- oceanos, florestas tropicais, regiões polares. Os ecossistemas retratam algumas espécies em vias de extinção ou ameaçadas pelas alterações climáticas como o urso polar ou o pinguim-imperador. […]

Ver a página do trabalho aqui.

Cascais ( 2 trabalhos )



Colégio Sra Boa Nova (Cascais)

Ecossistemas marinhos, com biodiversidade marinha. Poluição aquática e atmosférica. Planetas do sistema solar, remetendo para as características únicas do Planeta Terra. […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola Básica Raul Lino (Cascais)

A importância da preservação/recuperação do ecossistema, através de uma imagem do ambiente aquático e em representação de todas as espécies presentes. A escolha da tartaruga, uma espécie ameaçada e todas as outras que vivem em ambiente aquático. A importância da […]

Ver a página do trabalho aqui.

Castelo Branco ( 1 trabalho )



Escola Cidade de Castelo Branco (Castelo Branco)

Escolhemos um ecossistema terrestre ligado ao clima temperado mediterrâneo. Os elementos a salientar são algumas espécies animais como o coelho, o rato do campo, o chapim azul e a cegonha; espécies arbóreas como o sobreiro e espécies arbustivas como o […]

Ver a página do trabalho aqui.

Cinfães ( 1 trabalho )



Escola EB2,3 de Souselo (Cinfães)

Os ecossistemas escolhidos são os que caracterizam o território onde se insere a escola, de ressalvar, as espécies: Víbora-cornuda, salamandra lusitânica, Águia-real, Melro-das-rochas ou o Tartaranhão-caçador, Toupeira de água e os morcegos. Quanto à flora, temos o Carvalho-Alvarinho. A envolvente […]

Ver a página do trabalho aqui.

Coimbra ( 4 trabalhos )



Centro Educativo dos Olivais (Coimbra)

O Mural realizado numa parede do Centro Educativo dos Olivais - Coimbra foi inspirado nas paisagens da zona onde se insere, que vão desde os campos verdejantes do baixo mondego até às florestas e montanhas do interior. Representa assim a […]

Ver a página do trabalho aqui.




Colégio Bissaya Barreto (Coimbra)

Iniciaram uma pesquisa para escolher uma espécie para representar no projeto. Em conjunto foi decidido que iriam representar a Cegonha-Branca. Em seguida realizaram pesquisas sobre o ambiente em que a Cegonha-Branca habita e realizaram vários esboços até chegarem ao desenho […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola EB 2,3 Inês de Castro (Coimbra)

Fauna e Flora observada no espaço que rodeia a escola. Os elementos do ecossistema presentes na pintura são: -Flora: orquídeas silvestres, arbustos diversos e cogumelos; -Fauna: melro, borboletas, sapo, macaco, coelho, caracol, tartaruga, joaninha, abelha e esquilo. […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola EB1 de Palheira (Coimbra)

O ecossistema terrestre envolvente à escola: flora e fauna. As papoilas, giestas e tojos (flora) e raposa, ouriço-cacheiro, borboletas, joaninhas, abelhas (fauna) […]

Ver a página do trabalho aqui.

Entroncamento ( 1 trabalho )



Jardim-Escola João de Deus do Entroncamento (Entroncamento)

Na pintura estão representados, de forma geral, os vários ecossistemas (mais direcionados para os animas) que caracterizam os vários continentes do nosso planeta. […]

Ver a página do trabalho aqui.

Esposende ( 2 trabalhos )



Escola Básica António Rodrigues Sampaio (Esposende)

As pinturas  enquadram-se no tema do ano Eco-Escolas “Biodiversidade: Preservar e Regenerar”,  representando um conjunto de elementos de um ecossistema marinho - representaram-se diferentes espécies vegetais e animais (ex: gaivota, lampreia,...) - caraterístico da orla costeira de Esposende. A pintura deste […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola Básica de Apúlia (Esposende)

Escolhemos os ecossistemas envolventes da escola e os elementos escolhidos foram os insetos: joaninhas, abelhas, louva-a-deus, aranhas, borboletas, vespas, libelinhas, besouros e formigas. […]

Ver a página do trabalho aqui.

Estarreja ( 1 trabalho )



Escola Secundária de Estarreja (Estarreja)

O mural procura valorizar a representação de ecossistemas nacionais, nas representações laterais, e um ecossistema local, na parte central do mural, caraterístico do território onde se insere a escola: a BioRia. A secção lateral direita do mural, intitulada “Entre o […]

Ver a página do trabalho aqui.

Estremoz ( 2 trabalhos )



Escola Básica da Mata (Estremoz)

Ecossistema da Mata Municipal junto à Escola Básica da Mata: arbustos, palmeira, loureiro, laranjeira, rosa, amor perfeito, jarros, tartaruga, peixe no lago, andorinha, rato, abelha, borboleta, caracol, pomba, joaninha, aranha e minhoca. […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola Básica do Caldeiro (Estremoz)

A serra de Ossa ou serra d'Ossa é uma elevação de Portugal Continental, com 653 metros de altitude. Situa-se no Alto Alentejo, entre Estremoz e o Redondo. Nela se ergue, desde 1182, um convento de eremitas dedicado a São Paulo. […]

Ver a página do trabalho aqui.

Évora ( 1 trabalho )



Escola Básica André de Resende (Évora)

O montado, ecossistema particular, criado pelo Homem, característico do Alentejo foi o abordado pelos discentes, onde trabalharam diversas espécies vegetais autóctones da região do Alentejo/Mediterrâneo, a saber: o sobreiro, a azinheira, os pinheiros manso e bravo, a nogueira, a romanzeira, […]

Ver a página do trabalho aqui.

Fafe ( 11 trabalhos )



Colégio da Associação Cultural e Recreativa de Fornelos (Fafe)

O ecossistema representado é a floresta autóctone sem nunca esquecer ecossistemas aquáticos, os nossos rios. Em representação desse ecossistema, no nosso mural estão representados: lince-ibérico, salamandra-lusitânica, lobo-ibérico, abelha, esquilo-vermelho, marta, ruivaca, cogumelos, musgos, arbustos e árvores (de entre as quais […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola Básica de Arões - Santa Cristina (Fafe)

Ecossistema: Rio Vizela Fauna: pássaro Dom Fafe, Ave de Rapina e Guarda Rios; Lontra; Rã verde; Borboleta Rabo de Andorinha; Truta; Boga. Flora: Lírios Amarelos de água; Juncos; Amoras silvestres, Bagas vermelhas; Carvalhos, Choupos negro; Estrela Azul; Freixo; Amieiro. […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola Básica de Arões S. Romão (Fafe)

Ecossistema misto, com elementos terrestres e aquáticos: carvalhos, flores diversas; esquilo, abelhas, andorinhas, borboletas, sapo, patos e peixes. […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola Básica de Cepães (Fafe)

Na nossa pintura estão presentes os seguintes ecossistemas: o terrestre e o aquático. Do aquático, foram pintados alguns peixes, nenúfares e plantas aquáticas. Do ecossistema terrestre, estão representadas algumas árvores, arbustos, flores, alguns insetos, tartarugas, borboletas e libelinhas. […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola Básica de Fareja (Fafe)

O ecossistema escolhido foi o marinho. Os elementos presentes na pintura são os peixes, caranguejo, búzios, conchas e plantas marinhas. […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola Básica de Monte (Fafe)

Ecossistema misto com elementos aquáticos (fundo e superfície do lago), peixes, nenúfares, algas, girinos, espécies primitivas, ovos e terrestre com diferentes tipos de vegetação nas margens, pato, abelha e minhoca. […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola Básica de Regadas (Fafe)

O ecossistema retratado no nosso projeto "Muros com Vida" é um local da nossa Freguesia/Regadas, que se chama "Ilha dos Amores" Neste ecossistema identificamos várias espécies animais que existem na ilha, bem como no rio que segue e atravessa a […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola Básica de S. Jorge (Fafe)

O elemento central da pintura e o ecossistema que pretendemos relevar e valorizar é a serra, mais concretamente as “Serras de Fafe” (serras da Lameira e do Maroiço). Alternando os bosques de carvalhos (nas zonas mais baixas e nos vales), […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola Básica do 1º Ciclo e Jardim de Infância de Quinchães (Fafe)

O ecossistema identificado é de um rio, dos seus peixes e da própria flora, que fazem parte desse mesmo ecossistema. […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola EB 2,3 de Montelongo (Fafe)

O Jardim do Calvário é o mais relevante jardim público da cidade de Fafe. Com características do Romantismo, o jardim localiza-se no centro da cidade de Fafe, sendo um ponto de grande interesse da cidade. O jardim apresenta uma estrutura […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola EB de S. Clemente (Fafe)

Ecossistemas aquáticos: rio Ecossistemas terrestres: floresta […]

Ver a página do trabalho aqui.

Felgueiras ( 20 trabalhos )



Escola Básica de Caramos (Felgueiras)

Ecossistema terrestre: fauna e flora do meio local . […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola Básica de Cimo de Vila (Felgueiras)

Na parte terrestre temos plantas, árvores de grande porte, pássaros, borboletas … Na parte aquática temos algas, peixes, uma baleia, cavalos marinhos… O Sol representa a vida do planeta. […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola Básica de Macieira da Lixa (Felgueiras)

Ecossistema de água doce (rios, com fauna diferente e flora) adaptada a realidade local. O ecossistema aquático dispõe de grande relevância, desenvolvimento de várias atividades como a agricultura o abastecimento de água para consumo humano e a produção de determinados […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola Básica de Margaride (Felgueiras)

O ecossistema escolhido foi um prado (ou pastagem) e os elementos representados são espécies vegetais típicas deste ecossistema e as espécies animais associadas, nomeadamente, insetos como: abelhas, borboletas, mariposas, formigas, escaravelhos, entre outras espécies de animais. […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola Básica de Outeiro - Rande (Felgueiras)

Na nossa pintura abordamos os ecossistemas da floresta, das zonas habitacionais com ecopontos e do mar, uma vez que se os outros ecossistemas estiverem limpos, o mar também estará, pois tudo vai parar ao mar. […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola Básica de Pombeiro de Ribavizela (Felgueiras)

Ecossistema marinho. […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola Básica de Santão (Felgueiras)

a pintura representa elementos naturais dos ecossistemas Floresta e prado com elementos de fauna: mamífero, como o veado, insetos e aves; da flora, aborda a preservação das árvores da floresta, que incluí arbustos e ervas que servem de alimento à […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola Básica de Torrados (Felgueiras)

Trata-se de um ecossistema terrestre onde se pode visualizar plantas, animais, insetos e um pequeno lago. […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola EB 2,3 D. Manuel Faria e Sousa (Felgueiras)

Está representado o ambiente terrestre/campo. Os meninos brincam no ambiente sem poluição, estando nas suas mãos a proteção do mesmo. […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola EB de Santa Luzia de Lagares (Felgueiras)

Os ecossistemas representados são o animal e o vegetal . Os Elementos desses ecossistemas presentes são: - vegetais : as heras - animais: borboletas, abelhas, libélulas, joaninhas e caracóis. e como grande energia natural, o Sol. […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola EB de Várzea (Felgueiras)

Na pintura encontra-se representado o ecossistema terrestre, tendo como elementos representativos os componentes bióticos como as plantas, animais e os componentes abióticos como a luz, o solo e a água. […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola EB1 de Assento- Jugueiros (Felgueiras)

Ecossistema - floresta, rio e mar. Elementos presentes na pintura - árvores, flores, aves, insetos, mamíferos e peixes. […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola EB1 de Felgueiras (Felgueiras)

A floresta temperada : árvores, ervas e flores campestres. Borboletas. Mostra-se a toda a comunidade que a Natureza quando bem tratada, brinda-nos com cores e animais lindíssimos […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola EB1 de Paços (Felgueiras)

Um ecossistema do ambiente terrestre/local, composto por seres vivos (animais e plantas) e não vivos. […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola EB1/JI Boavista - Sernande (Felgueiras)

Representado o ecossistema estudado na ribeira junto à nossa escola. As libelinhas e borboletas encontradas e representadas no nosso muro, são indicadores de um ecossistema saudável e ainda preservado do efeito da poluição. O encontro e recolha de girinos e […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola EB1/JI de Covelo Moure (Felgueiras)

Ecossistema terrestre e aéreo. Pintamos: ervas, flores, pequenas árvores, borboletas, andorinhas... […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola Profissional de Felgueiras (Felgueiras)

Os elementos que constam neste mural são a floresta no seu todo. O que vai para além das árvores. A Floresta como a Rainha dos Ecossistemas terrestres é a escolha do projeto Muros com Vida da Escola Profissional de Felgueiras. […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola Secundária de Felgueiras (Felgueiras)

Nesta pintura o aluno representou os ecossistemas terrestres e aéreos. […]

Ver a página do trabalho aqui.




Jardim de Infância da Lixa (Felgueiras)

Ecossistema terrestre, onde se visualizam, plantas crianças e animais. […]

Ver a página do trabalho aqui.




Jardim de Infância de Felgueiras (Felgueiras)

Ecossistema marítimo: golfinhos, tartarugas e estrelas […]

Ver a página do trabalho aqui.

Ferreira do Zêzere ( 2 trabalhos )



Centro Escolar de Areias (Ferreira do Zêzere)

Uma floresta - árvores, pássaros, esquilos, coelhos, lobos, arbustos, cogumelos e outros seres vivos que não estão visíveis. […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola E.B.2,3/S Pedro Ferreiro (Ferreira do Zêzere)

O elementos representados (borboletas, andorinhas e libelinhas) são presentes no bosque mediterrânico. O gato pode representar um gato selvagem, também presente neste ecossistema, mas também pode representar o gato doméstico, um dos animais de estimação mais apreciados pelos jovens e […]

Ver a página do trabalho aqui.

Figueira da Foz ( 2 trabalhos )



Casa da Criança S. Julião (Figueira da Foz)

O Ecossistema escolhido foram as Poças de Maré, que estão situadas nas plataformas rochosas da praia de Buarcos. Foi na maré baixa, que as crianças descobriram a sua riqueza a nível paisagístico e da biodiversidade. Foram observadas as seguintes espécies: […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola EB de Abadias (Figueira da Foz)

Este projeto nasceu na continuidade da requalificação do edifício da escola que aconteceu no ano transato e da necessidade de embelezar o espaço exterior (recreio da escola) que não sofreu alteração. A nossa escola tem um recreio maravilhoso que contorna […]

Ver a página do trabalho aqui.

Figueiró dos Vinhos ( 1 trabalho )



Escola Básica e Secundária de Figueiró dos Vinhos (Figueiró dos Vinhos)

Este ecossistema representa a floresta do concelho de Figueiró dos Vinhos, onde se podem ver veados, corços, javalis, coelhos, corvos, ouriço terrestre, poupa, raposa, rato do campo, azevinho, sobreiro, cedros e o, ainda, belo céu azul. […]

Ver a página do trabalho aqui.

Funchal ( 16 trabalhos )



Associação do Infantário do Patronato de São Pedro (Funchal)

Na pintura está presente um ecossistema aquático. Neste ecossistema estão presentes golfinhos, tartarugas, polvos, peixes-palhaço, caranguejos, alforrecas, raias, lobos marinhos, cavalos marinhos, estrelas do mar, lagostas, um peixe-balão, entre outros seres vivos aquáticos. […]

Ver a página do trabalho aqui.




Colégio do Marítimo (Funchal)

Ecossistema marinho (tartarugas, peixes, algas e corais). […]

Ver a página do trabalho aqui.




Colégio Infante D. Henrique (Funchal)

Floresta Laurissilva; ( espécies endémicas); Oceano ( Foca Monge e Gaivota); Maciço Montanhoso ( Freira- da -madeira). […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola Básica com Pré-Escolar e Creche dos Louros (Funchal)

Na pintura mural o ecossistema representado foi a vida marinha existente no litoral do mar madeirense. As espécies desenhadas foram as seguintes: algas, lobo marinho, castanhetas, corais e o mar. […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola EB 1,2,3/PE Bartolomeu Perestrelo (Funchal)

Primeiramente, este projeto nasceu por solicitação do Conselho Executivo da escola, no sentido de ser feita uma intervenção no muro de entrada do edifício do pré-escolar, visto este se encontrar em condições muito degradadas. Com o propósito de também envolver […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola EB 1/PE da Cruz de Carvalho (Funchal)

A pintura representa um ecossistema marinho do Arquipélago da Madeira no qual se destaca o lobo marinho e o meio onde vive rodeado por outros peixes, um polvo, algas, águas vivas, os rochedos e alguma areia. […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola EB 2,3 Dr. Horácio Bento de Gouveia (Funchal)

Floresta Laurissilva Espécies animais: (1) Borboleta (Gonepteryx maderensis) Cleópatra-da-Madeira, (2) Zangão (Bombus maderensis), (3) Escaravelho da quebra-panela (Chrysolina fragariae), (4) Lesma endémica (Phaenacolimax madeirovitrina ruivensis), (5) Libélula (Sympetrum nigrifemur), (6) Pombo torcaz (Columba trocaz), (7) Tentilhão (Fringilla coelebs madeirensis), (8) […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola EB1/PE da Achada (Funchal)

O ecossistema presente na imagem é a passagem do fundo mar para a terra e coabitação de animais marinhos, terrestres e aéreos. […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola EB1/PE da Ajuda (Funchal)

O ecossistema é o mar/oceano e seus elementos […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola EB1/PE e creche da Nazaré (Funchal)

Na pintura está representado o ecossistema terrestre com diferentes elementos da fauna e flora, mais concretamente pássaros, vários insetos (abelhas, borboletas, formigas, joaninhas, gafanhoto,…), árvores, plantas, flores, lagartixa, minhoca, caracol. […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola EB1/PE Visconde Cacongo (Funchal)

Foi representada a floresta Laurissilva e alguns elementos da sua fauna, como o Bisbis, o Tentilhão e o Almirante Vermelho da Macaronésia e da sua flora, como o Til, o Massaroco, o isoplexis e a feiteira. […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola Profissional Dr. Francisco Fernandes (Funchal)

Ecossistema aquático: corais; cavalo marinho; lobo marinho; estrela do mar; caranguejo; tartaruga; peixes variados; polvo; fitoplânton. […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola Secundária Jaime Moniz (Funchal)

Zona Costeira do Ecossistema Marinho da Ilha da Madeira com 25 elementos […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola Superior de Enfermagem de São José de Cluny (Funchal)

Flora e fauna […]

Ver a página do trabalho aqui.




Infantário Cidade dos Brinquedos (Funchal)

Esta pintura pretende retratar a Floresta Laurissilva, património Mundial Natural da Unesco. Os elementos presentes são os Echium Candicans, conhecido como "massaroco", espécie endémica da ilha da Madeira; as abelhas, que fazem desta planta uma fonte de pólen. E por […]

Ver a página do trabalho aqui.




Infantário Quinta Dos Traquinas (Funchal)

Fauna: Tentilhão, Bis-Bis, Pombo torcaz, lagartixa, Coelho Bravo, borboleta Monarca da Madeira; Flora: Til, Carvalho, Trombeteira, Amaryllis, Hortênsias, Massarocos, Protea, Anturius; […]

Ver a página do trabalho aqui.

Gondomar ( 1 trabalho )



Escola EB da Boavista - Lourinha (Gondomar)

A pintura enquadra-se nos temas do ano da Eco-Escolas “Biodiversidade: Preservar e Regenerar” e “Espaços exteriores”, sendo a Biodiversidade da nossa escola a base para dos elementos da pintura no mural. Os elementos representados tiveram em conta a motivação e […]

Ver a página do trabalho aqui.

Guimarães ( 16 trabalhos )



EB1/ JI de Teixugueiras - Silvares (Guimarães)

Não é só um pequeno muro, espaço, mas sim um muro que envolve toda a parte da frente da escola e por isso não é uma única pintura, mas um conjunto de elementos do ecossistema que envolve o concelho e […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola Básica 2,3 D. Afonso Henriques (Guimarães)

Ecossistema terrestre com elementos de zona húmida. […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola Básica da Charneca (Guimarães)

A imagem/composição do desenho da parede foi elaborada tendo em conta a fauna e a flora local centrando-se na importância das zonas húmidas. Simplificaram-se as formas de modo a que as crianças possam colaborar de forma divertida, mas consciente da […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola Básica das Taipas (Guimarães)

O Ecossistema representado pretende retratar o envolvente da Escala Básica das Taipas. Estão representados a fauna e a flora mais abundante na Vila e seus arredores. […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola Básica de Abação (Guimarães)

Ecossistema de floresta, composto árvores de grande porte, plantas mais rasteiras, por insetos e polinizadores, um lago com anfíbios e pequenos peixes. todos estes elementos estão presentes na nossa pintura a que demos o nome de Biodiversidade Recriar e Preservar […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola Básica de Infantas (Guimarães)

O ecossistema representado no trabalho deste ano é variado tentando chamar a atenção não só para a natureza mais próxima de nós, mas, também a mais longínqua que está em perigo. Assim no centro da pintura está representado o nosso […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola Básica do Vale de S. Torcato (Guimarães)

Ecossistema terrestre - Foi pintada a "Árvore da Vida" foi a inspiração central. A árvore foi retratada carregada de folhas verdes, representando a vitalidade e a abundância da natureza. Além disso, foram incluídos animais como abelhas, joaninhas, passarinhos, borboletas, caracóis, […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola Básica Virgínia Moura (Guimarães)

O ecossistema representa a vida marinha, sendo uma interpretação artística de um aquário, onde se representam peixes, crustáceos, algas, rochas e o solo sub-aquático. […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola EB 2,3 de Briteiros (Guimarães)

Ecossistema terrestre e ecossistema aquático. Os elementos presentes no ecossistema aquático são: estrela-do-mar; leão marinho, peixes e vieira. e os elementos presentes no ecossistema terrestre são: lontra, árvores e outras plantas. […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola EB 2,3 João de Meira (Guimarães)

Os docentes responsáveis pelo Eco – Escolas da escola João de Meira, deram conhecimento à professora de Educação Visual do projeto “Muros com Vida”. A imagem exemplificativa fornecida, aliada à localização da nossa horta pedagógica, serviu como ponto de partida […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola EB Agrolongo Sande S. Lourenço (Guimarães)

O Projeto “Muros com Vida” enquadrar-se nos temas do ano Eco-Escolas “Biodiversidade: Preservar e Regenerar” e “Espaços exteriores”. Os seres vivos, apresentados no projeto, (flores, arbustos, rã, louva a deus, aranha, gafanhoto, minhoca, caracol, abelha, lagarta, joaninha, formiga, libelinha, borboleta […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola EB Mosteiro (Guimarães)

A imagem representa uma floresta e algumas espécies de animais em vias de extinção (lince ibérico, águia real, tartaruga, urso, leão marinho, leão, tigre branco, pantera, baleia, coala, morcego,….). […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola EB/JI de Mascotelos (Guimarães)

O elemento do ecossistema identificado neste mural são as borboletas. A importância das borboletas para o ecossistema foi abordado com os alunos neste trabalho. As borboletas, assim como as abelhas, são umas das espécies mais essenciais para o planeta. A […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola EB1 de Pinheiral (Guimarães)

No âmbito do programa ambiental Eco-Escolas, a professora de Educação Especial desafiou os seus alunos a participarem no desafio “Muros com Vida”, explicando os seus objetivos e o respetivo regulamento. Num segundo momento os alunos refletiram sobre as atitudes necessárias […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola EB1/JI Alto da Bandeira (Guimarães)

Plantas existentes - foram estudadas no nosso projeto SAM e são amigas da nossa saúde e existem na nossa comunidade - tília, morangueiro. O verde representam os nossos parques e hortas que se encontram dispersos pelo nosso concelho - Guimarães. […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola EB1/JI de Santa Luzia (Guimarães)

Planete Terra, limpo e saudável e o brilho das estrelas e de um magnífico arco-íris. […]

Ver a página do trabalho aqui.

Ílhavo ( 1 trabalho )



Centro Escolar da Nossa Sra. do Pranto (Ílhavo)

Sobretudo insetos. […]

Ver a página do trabalho aqui.

Lagos ( 1 trabalho )



Escola EB Tecnopolis (Lagos)

Nesta pintura pretendeu-se representar alguma biodiversidade típica da região algarvia. Representou-se uma gaivota, uma laranjeira e uma amendoeira. […]

Ver a página do trabalho aqui.

Leiria ( 4 trabalhos )



AMITEI - Associação de Solidariedade Social de Marrazes (Leiria)

- O ecossistema apresentado é a Mata de Marrazes, Leiria. […]

Ver a página do trabalho aqui.




Centro Escolar de Monte Redondo (Leiria)

Ecossistema Dunar, da praia do Pedrógão com elementos da sua flora. A destacar os seguintes: Cardo-marítimo Estorno Lírio-da-praia Chorão-da-praia […]

Ver a página do trabalho aqui.




Colégio Senhor dos Milagres (Leiria)

O ecossistema marinho é um tipo de ecossistema aquático de água salgada, que inclui mares, oceanos, recifes de coral, estuários e outros habitats. Biodiversidade: o ecossistema marinho abriga uma grande variedade de organismos, desde bactérias e algas até peixes, representadas […]

Ver a página do trabalho aqui.




Jardim-Escola João de Deus - Leiria (Leiria)

Para a pintura do muro, usámos a imagem de uma coruja do mato, ave do Pinhal de Leiria. […]

Ver a página do trabalho aqui.

Lisboa ( 2 trabalhos )



Centro de Educação e Desenvolvimento D. Nuno Álvares Pereira (Lisboa)

Neste trabalho estão presentes elementos dos dois ecossistemas: terrestre e aquático, assim como referências à cultura musical da escola e à família. […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola EB 1,2,3 c/ JI Pedro de Santarém (Lisboa)

O pátio da escola é constituído por alguns canteiros e faixas de terreno, envolvendo espaços como os campos de futebol, onde se encontra vegetação variada de estratos herbáceo a arbóreo. Na faixa de terreno onde se está a instalar a […]

Ver a página do trabalho aqui.

Loulé ( 3 trabalhos )



Escola EB 2,3 de Quarteira (Loulé)

Um ecossistema é um conjunto de comunidades que vivem em um determinado local e interagem entre si e com o meio ambiente, constituindo um sistema estável, equilibrado e autossuficiente. Um ecossistema aquático marinho refere-se à comunidade ecológica que existe em […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola EB1 de Quarteira (Loulé)

O ecossistema escolhido pela nossa escola dá continuidade ao do ano letivo anterior. A nossa escolha recaiu sobre a floresta algarvia, que é um cenário encantador, onde a natureza se manifesta em toda a sua plenitude. Neste ecossistema diversificado, destaca-se […]

Ver a página do trabalho aqui.




Jardim de Infância n.º 3 Quarteira (Loulé)

Floresta […]

Ver a página do trabalho aqui.

Loures ( 5 trabalhos )



Associação O Saltarico (Loures)

Ecossistemas: Terrestre e Aquatico Bióticos: relva, árvore, girassol, cogumelo, algas, papagaio, abelhas, lince ibérico, andorinhas, baleia, golfinho, polvo, cavalo marinho, estrelas do mar, peixe Boga Abióticos: sol, solo, àgua, céu […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola Básica Nº2 da Bobadela (Loures)

O ecossistema escolhido foi o aquático (oceânico). No ecossistema escolhido estão representados vários elementos como: Baleia, peixes, polvo, estrela-do-mar, moluscos, espojas e algas. […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola EB 2,3 João Villaret (Loures)

O ecossistema representa seres vivos da fauna e flora da a várzea de Loures, nele estão representadas papoilas, garça,abelha,dente de leão,canas, andorinhas, coelhos etc […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola EB1 Dr. Catela Gomes (Loures)

Na pintura estão representados os ecossistemas terrestre e aquático. Consegue identificar-se elementos dos dois ecossistemas como animais e plantas. […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola Secundária José Cardoso Pires (Loures)

Foram feitos desenhos e pinturas de aves de capoeira, insetos e flores silvestres. Pretendeu-se chamar a atenção dos alunos para os elementos e importância do ecossistema. […]

Ver a página do trabalho aqui.

Lourinhã ( 3 trabalhos )



Escola Básica Salvador Leonardo Ferreira (Lourinhã)

O ecossistema marinho ocupa mais de 70% da superfície do Planeta Terra e os Mares e o Oceanos são, precisamente, os principais produtores de oxigénio. Assim, a pintura pretende ser uma mostra do ecossistema: seres não vivos (areia, rochas) fauna […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola EB 2,3 Dr. João das Regras (Lourinhã)

O oceano, parte integrante do litoral do concelho da Lourinhã, serviu de base para o trabalho desenvolvido. Com o apoio da Câmara Municipal da Lourinhã, visitamos o litoral do concelho para realizar ações de limpeza de infestantes e resíduos antrópicos, […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola Secundária Dr. João Manuel da Costa Delgado (Lourinhã)

O mar em ligação com as dunas. Animais marinhos (sardinhas e carapaus), algas, borrelho-de-coleira-interrompida, plantas dunares (feno-das-areias e narciso-das-areias). […]

Ver a página do trabalho aqui.

Lousã ( 3 trabalhos )



Escola EB nº1 da Lousã (Lousã)

O Desafio “Muros com Vida” foi dinamizado pela turma F e nono ano, sendo apoiados pela professora EV e CN A pintura desenvolvida, ao ar livre num muro dentro do recinto escolar, integra os temas do ano Biodiversidade: Preservar e […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola Secundária da Lousã (Lousã)

Memória descritiva do projeto Agrupamento de Escolas da Lousã – Escola Secundária da Lousã; Coordenadora do projeto: Cristina Chau (professora de Educação Visual (EV). Alunos envolvidos: alunos do 9º ano, turmas A e B, com idades compreendidas entre os 14 […]

Ver a página do trabalho aqui.




Jardim de Infância da Lousã (Lousã)

A pintura do Mural inspirou - se na nossa serra, Serra da Lousã, e da sua biodiversidade. Assim neste Mural podemos encontrar um veado, um esquilo, abelhas, uma raposa, um javali, árvores e pinheiros bem como o Parque das Eólicas […]

Ver a página do trabalho aqui.

Mafra ( 3 trabalhos )



Colégio Miramar (Mafra)

A pintura retrata um ecossistema marinho. Nela estão representados elementos como corais, plantas aquáticas e aglomerados rochosos. Estão ainda representados alguns seres vivos como tartaruga marinha, peixes e anémonas. Pretendeu-se também recriar a sensação de movimento incluindo ondas. […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola Básica da Ericeira (Mafra)

Ecossistema Zona entremarés No ecossistema Zona entremarés existe uma grande biodiversidade de seres marinhos, podendo encontrar-se diferentes representantes de fauna marinha, como: anémonas, mexilhões, cracas, ouriços do mar, caranguejos, polvos, camarões e pequenos peixes. Os seres marinhos que habitam nesta […]

Ver a página do trabalho aqui.




Jardim de Infância do Milharado (Mafra)

Na perspetiva das crianças, é o ecossistema duma selva. […]

Ver a página do trabalho aqui.

Maia ( 1 trabalho )



Escola Básica e Secundária do Levante da Maia (Maia)

Ecossistema aquático: oceano. Estão presentes na pintura os seguintes seres vivos: bacalhau, golfinho, sardinhas, tartaruga, foca, peixe-balão, peixe-zebra, peixe-palhaço, caranguejo, cavalo-marinho, polvo, carapau branco, várias espécies de algas, caravela portuguesa, salmão, peixe-borboleta, peixe-espada, manta, atum, peixe-balão-de-sela-preta, peixe Beta-Acchigã, Sharptooth-Catfish […]

Ver a página do trabalho aqui.

Mangualde ( 1 trabalho )



Escola EB 2,3 Gomes Eanes de Azurara (Mangualde)

Na pintura estão presentes vários ecossistemas, por considerarmos que cada um deles não existe por si só mas sim, em interação uns com os outros. A Terra em si é um ecossistema (biosfera), no qual existem outros ecossistemas, evidenciados no […]

Ver a página do trabalho aqui.

Marinha Grande ( 2 trabalhos )



Escola EB1 António Vitorino (Marinha Grande)

Floresta autóctone (pinheiros e cogumelos) e Montado (raposas). […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola Pátio da Inês (Marinha Grande)

Nesta pintura estão presentes a fauna e flora do meio envolvente à escola Fauna - Lontra, Pássaro Guarda Rios; Pássaro Rouxinol, Esquilo e Rã. Flora - Vegetação, arbustos, camarinhas É um ecossistema representado pelo meio terrestre, aéreo e aquático com […]

Ver a página do trabalho aqui.

Matosinhos ( 2 trabalhos )



Escola Básica das Ribeiras (Matosinhos)

Ecossistema terrestre, com flores e árvores que os alunos desenharam. […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola EB1/JI de Sendim (Matosinhos)

A EB. Sendim é uma escola do 1ºciclo com jardim de infância. Tem um espaço exterior muito grande, muito arborizado com zona ajardinada e espaço de horta. Ao longo dos últimos anos tem sido preocupação da comunidade escolar melhorar as […]

Ver a página do trabalho aqui.

Mira ( 2 trabalhos )



Escola EB1 da Lentisqueira (Mira)

Temos um pinheiro que representa o pinhal, onde podemos encontrar mato com flores rosa e tojos com flores amarelas, ouvem-se e veem-se passarinhos: melros, piscos de peito ruivo, …. . Podemos ainda observar borboletas, joaninhas, sapos e lagartixas. Estes animais […]

Ver a página do trabalho aqui.




Jardins de Infância de Mira (Mira)

Árvores de fruto […]

Ver a página do trabalho aqui.

Miranda do Corvo ( 1 trabalho )



Escola EB1 de Lamas (Miranda do Corvo)

Ecossistema marinho - Oceano Tentou-se de uma forma muito simples representar este ecossistema que inclui a planície abissal regiões polares como a Antártica e o Ártico, recifes de coral e o mar profundo. Tartarugas Estrelas do Mar Polvos Medusas Anémonas […]

Ver a página do trabalho aqui.

Moimenta da Beira ( 2 trabalhos )



Escola Básica e Secundária de Moimenta da Beira (Moimenta da Beira)

Ambiente dentro e fora da sala de aula, na escola. Componentes bióticos (aves, borboletas, árvores e flores) e abióticos (piano, "rato"). […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola Profissional Tecnológica e Agrária de Moimenta da Beira (Moimenta da Beira)

Na pintura existem ecossistemas terrestres com uma variedade de animais com características próprias, uns cobertos de pelo, outros com penas, também temos aves e insetos. Surgem exemplos de animais marinhos e outros que vivem dentro e fora de água. A […]

Ver a página do trabalho aqui.

Moita ( 1 trabalho )



Escola EB 2,3 D Pedro II - Moita (Moita)

Zona Ribeirinha da Moita. Estuário do Tejo. Elementos: corvo marinho flamingo borrelho da coleira interrompida garça real colhereiro garça branca pilrito perni-longo pato real dourada robalo charroco […]

Ver a página do trabalho aqui.

Nazaré ( 4 trabalhos )



Centro Escolar de Valado dos Frades (Nazaré)

O ecossistema que se retrata no imaginário destas criancas entre os 3 e 5 anos foi basicamente aquilo que as educadoras trabalham diariamente com eles. Com o tema focado no mar porque é um elemento presente na nossa vila. O […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola EB Norte (Nazaré)

O ecossistema presente na pintura é uma floresta. Está presente elementos que podemos encontrar na nossa floresta, como o veado, as flores os pinheiros mansos e cervos. […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola Profissional da Nazaré (Nazaré)

A pintura invoca o ecossistema marinho da costa da Nazaré, podemos observar um cardume de sargos, bastante comuns na costa oeste, bem como o polvo, as gaivotas e as gaivinhas, podemos também constatar a presença de vegetação marinha. […]

Ver a página do trabalho aqui.




Externato Dom Fuas Roupinho (Nazaré)

Retrata um ecossistema marinho, no qual estão ilustradas alguns seres vivos, como estrelas do mar, búzios, algas, corais e o golfinho. […]

Ver a página do trabalho aqui.

Nelas ( 1 trabalho )



Escola EB1 de Santar (Nelas)

Na nossa pintura temos um conjunto formado pelas interações entre componentes bióticos, como os organismos vivos: plantas, animal (coelho) , e os componentes abióticos, elementos químicos e físicos, como o ar (nuvens) e o solo. […]

Ver a página do trabalho aqui.

Nisa ( 1 trabalho )



Escola EB 2,3 Prof. Mendes dos Remédios de Nisa (Nisa)

O desenho representa dois ecossistemas: aquático e terrestre. O ecossistema aquático representa um rio. Nele são exibidos alguns seres vivos: peixes, moluscos e plantas aquáticas. O ecossistema terrestre representa o campo, com uma árvore, ervas, ovelha e aves. […]

Ver a página do trabalho aqui.

Odemira ( 3 trabalhos )



Escola Básica Aviador Brito Paes (Odemira)

São visíveis lírios do campo, papoilas, rosmaninhos, estevas, borboletas e um ouriço cacheiro comum de se encontrar por estes sítios. […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola Básica de Saboia nº1 (Odemira)

Ecossistemas marinhos e terrestre e sua biodiversidade […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola Profissional de Odemira (Odemira)

Trata-se da representação de uma tartaruga marinha, cujo seu corpo é o nosso planeta Terra. Visa alertar para uma maior consciencialização das espécies em perigo, bem como para a prevenção de degradação dos ecossistemas. […]

Ver a página do trabalho aqui.

Odivelas ( 7 trabalhos )



Escola Básica Manuel Coco (Odivelas)

O ecossistema é o oceano e os vários animais que o compõem: peixes, cavalo-marinho, polvo, golfinho, baleia, estrelas do mar, algas... […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola Básica Vasco Santana (Odivelas)

O desenho remete para dois ecossistemas, ou seja, terrestre e marítimo, simbolizados pela representação de dois corações, enquanto órgão essencial à vida humana. O primeiro coração destaca a biodiversidade terrestre, com vegetação a brotar, nomeadamente, plantas diversas, folha, borboleta, abelhas […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola EB 2,3 Carlos Paredes (Odivelas)

É o ecossistema aquático, com a presença de peixes diversos (baleias, tubarões, medusas, estrelas do mar, caranguejo...) plantas subaquáticas. […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola EB 2,3 Moinhos da Arroja (Odivelas)

Ecossistema marinho no Oceano Atlântico. Várias espécies de peixes, moluscos, tartarugas marinhas, cavalos marinhos, tubarão, algas, entre outros. […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola EB1/JI de Veiga Ferreira (Odivelas)

O ecossistema recriado é o existente no espaço verde da escola e também da zona envolvente. Onde se pode ver a interação dos pássaros que se alimentam apanhando minhocas, as abelhas que polinizam as flores. A pouca floresta autóctone ladeando […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola EB1/JI Porto Pinheiro (Odivelas)

Na pintura fez-se questão de representar os vários ecossistemas, marinhos, aéreos e terrestres. O planeta Terra está posicionado ao centro da imagem, representando um planeta muito feliz e harmonioso, sem poluição e em equilibrio entre todas as espécies e ecossistemas. […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola Secundária com 3.º Ciclo de Caneças (Odivelas)

A Pintura documenta o ecossistema terrestre - o Prado e uma pequena mancha de floresta (característicos do território onde se insere a escola). Elementos do ecossistema : Solos castanhos avermelhados – um dos solos típicos da zona típicos – representando […]

Ver a página do trabalho aqui.

Oeiras ( 1 trabalho )



Escola Básica e Secundária Amélia Rey Colaço (Oeiras)

O ecossistema representado pertence ao Parque Urbano do Jamor, e encontra-se localizado na Cruz Quebrada, no conselho de Oeiras, sendo atravessado por um pequeno rio (Rio Jamor). Este parque vulgarmente designado por Mata do Jamor, constitui-se como a área verde […]

Ver a página do trabalho aqui.

Oliveira de Azeméis ( 1 trabalho )



Escola Básica e Secundária Soares Basto (Oliveira de Azeméis)

Foi retratado um ecossistema variado que se baseou nas presenças habituais nas margens de dois rios da região, o Caima e o Ul, mais propriamente, duas áreas protegidas e visitadas pelos alunos; as margens do Caima (https://www.cm-oaz.pt/turismo.356/o_que_fazer.510/parques_e_jardins.1377/margens_do_caima.1604/.a5266.html) e o Núcleo […]

Ver a página do trabalho aqui.

Ourique ( 1 trabalho )



Escola EB 2,3/S de Ourique (Ourique)

Muro com vida do 2º ciclo: Quisemos direcionar o olhar ao ecossistema Montado como um todo, colocando o ser humano como parte integrante, com o intuito de contribuir para alertar e mobilizar a comunidade para a prevenção e valorização do […]

Ver a página do trabalho aqui.

Ovar ( 7 trabalhos )



Escola Básica Monsenhor Miguel Oliveira (Ovar)

Foi escolhido o ecossistema que frequentemente se encontra nos próprios muros. A ideia foi mesmo retratar a vida que pode existir num muro. […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola EB de Habitovar (Ovar)

Esta pintura tem como objetivo representar o ecossistema presente nas praias do Concelho, mais precisamente na praia do Furadouro, que é a mais próxima da escola. Na pintura podemos identificar as gaivotas, as estrelas do mar, as sardinhas, entre outros […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola EB de S. Vicente Pereira, Jusã (Ovar)

Ecossistema escolhido: aquático e terrestre Elementos do ecossistema: biodiversidade da nossa região através da representação de vários seres vivos. Espécies representadas: Espécie humana Espécie animal (peixes, aves, borboletas, abelhas, cães...) Espécie vegetal (árvores, algas, fetos, flores variadas...) […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola EB Furadouro (Ovar)

Floresta Árvores, pássaros, mamíferos, ..... […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola EB Regedoura (Ovar)

O desafio foi proposto aos alunos do 4.ºano, que nas aulas de Estudo do Meio fizeram a exploração e o registo dos elementos constituintes do Ecossistema em que a escola se insere: zona de campos agrícolas, próxima de floresta, com […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola EB/JI Combatentes (Ovar)

Ao longo do ano, é possível observar na Ria de Aveiro , na zona de Ovar uma vasta biodiversidade na faunística e florista, onde se destaca os flamingos, pica-pau-malhdo, guarda-rios, garça-real, enguia, lampreia, salicórnia, caniço, junco... Na pintura, representamos o […]

Ver a página do trabalho aqui.




Jardim de Infância de Carvalho (Ovar)

Terrestre: animais, plantas, germinação Aéreos: vento, chuva, transporte de sementes Aquático: ciclo da água […]

Ver a página do trabalho aqui.

Paredes ( 3 trabalhos )



Escola Básica de Cristelo (Paredes)

A composição é iniciada com uma referência ao ecossistema aquático, numa primeira parede onde, em cerca de vinte metros, figura um conjunto multicolorido de escamas, que podem representar, simbolicamente, peixes, répteis ou anfíbios, anteriormente pesquisados na sala de aula. Recorrendo […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola Básica e Secundária de Vilela (Paredes)

“Eu estou com a… preservação da biodiversidade” pretende sensibilizar a comunidade para a importância da biodiversidade, salientando algumas das espécies (Lince ibérico, Baleia, Sobreiro…) que em território nacional se encontram em risco de extinção e/ou com efetiva necessidade de proteção […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola EB Recarei (Paredes)

Este trabalho foi desenvolvido em articulação com a Embaixada da Juventude que disponibilizou uma voluntária para um Workshop com alunos do 3.º e do 4.º anos e que com eles criou o painel, tendo como elemento central uma imagem/ícone criada […]

Ver a página do trabalho aqui.

Peniche ( 2 trabalhos )



Escola EB1 de Geraldes (Peniche)

O ecossistema marinho foi o escolhido para ser representado no mural da E.B.1 de Geraldes. Nele constam alguns animais e seres vivos, como por exemplo, os polvos, as baleias, várias espécies de peixes, cavalos-marinhos, algas marinhas, florestas de mangal, crustáceos, […]

Ver a página do trabalho aqui.




Jardim de Infância Casal Moinho (Peniche)

O ecossistema presente na pintura do muro é o mar. Os elementos presentes: Peixes diversos , tubarão, baleia, cavalo marinho, polvo, carangueijo algas , concha, buzio a água e bolinhas a simbolizar a respiração dos peixes. […]

Ver a página do trabalho aqui.

Peso da Régua ( 1 trabalho )



Escola Secundária Dr. João de Araújo Correia (Peso da Régua)

Segundo palavras da aluna autora do estudo “O estudo pretendia que se apresentasse um conjunto representativo de plantas e animais, desde plantas aquáticas, árvores, a mamíferos, aves, répteis, peixes, anfíbios, insetos e até moluscos. Um elemento enfático  que surge na pintura […]

Ver a página do trabalho aqui.

Pombal ( 8 trabalhos )



Associação de Promoção Social, Desportiva, Recreativa e Cultural de Moita do Boi (Pombal)

Ecossistemas terrestres e aquáticos do Concelho desde a terra ao mar, com árvores, arbustos, flores, borboletas, pássaros, animais de estimação, cágados, rãs e peixes.Nestes estão presentes várias espécies terrestes, a biodiversidade existente na região e a sustentabilidade estando também incluida […]

Ver a página do trabalho aqui.




Centro Escolar de Almagreira (Pombal)

O ecossistema retratado na pintura é o Oceano. Os elementos presentes na pintura são a água, as algas, as estrelas do mar, peixes, alforrecas, tartarugas, tubarões, cavalos marinhos e areia. […]

Ver a página do trabalho aqui.




Centro Escolar de Fonte Nova (Pombal)

A natureza observada (fauna e flora) pelas crianças nas saídas ao meio exterior, envolvente à escola. […]

Ver a página do trabalho aqui.




Centro Escolar de Guia (Pombal)

A pintura é uma paisagem com um rio, peixes, árvores que representam a floresta, uma colmeia, abelhas flores e pássaros. Este trabalho resulta dos vários temas abordados numa perspetiva de efectivar hábitos de proteção e cuidado com a natureza. As […]

Ver a página do trabalho aqui.




Centro Escolar de Ilha (Pombal)

As crianças de todas as turmas fizeram desenhos do que gostariam de ter pintado no muro. Depois de ter todos os desenhos, fizemos a votação do que mais se enquadrava na temática do Eco escolas e que as crianças mais […]

Ver a página do trabalho aqui.




Centro Escolar de Meirinhas (Pombal)

A pintura representa um ecossistema terrestre. As colmeias, as flores e as abelhas estão representados neste ecossistema. […]

Ver a página do trabalho aqui.




Centro Escolar de Vermoil (Pombal)

A localidade onde vivemos é banhada pelo rio Arunca. Os alunos quiseram retratar um pouco dessa natureza. A Serra de Sicó aparece como fundo e um esquilo e aves estão presentes. […]

Ver a página do trabalho aqui.




Centro Escolar do Louriçal (Pombal)

Representa um ecossistema terrestre com elementos da fauna e flora existente na localidade: árvores e flores, insetos e aves, mais concretamente, cegonhas e o arco-íris simbolizando, a alegria e o bem-estar desta escola. Link do vídeo: https://aepombal-my.sharepoint.com/:v:/g/personal/teresa_cruz_aepombal_edu_pt/EeELC5eM7GxFs7Pr_-AEfF4BafQqKXij1gHgf9vNzUKuAw […]

Ver a página do trabalho aqui.

Ponta Delgada ( 2 trabalhos )



CDIJ - Centro de Desenvolvimento e Inclusão Juvenil - Novos Rumos (Ponta Delgada)

É um componente biótico. Os elementos presentes na pintura são o cagarro e as hortências. […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola EBI Canto da Maia (Ponta Delgada)

Ecossistema Terrestre - Tronco de árvore e milhafres […]

Ver a página do trabalho aqui.

Ponta do Sol ( 1 trabalho )



Escola EB1/PE/C da Ponta do Sol (Ponta do Sol)

O Ecossistema presente na pintura é o Terrestre, ao qual associamos os alunos/humanos passando a ideia da necessidade de um equilíbrio entre ambos. Os elementos do ecossistema representados são: Insectos; baratas (Blattaria); Borboletas (Danaus Plexippus); abelhas (Anthophila) Aves; Gaivota(Larus Fuscus); […]

Ver a página do trabalho aqui.

Ponte de Lima ( 1 trabalho )



Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (Ponte de Lima)

Com o objetivo de dar vida ao muro, no verdadeiro sentido da palavra, optou-se por se fazer mesmo uma fachada verde e não uma pintura. Esta fachada verde, viva, representa um ecossistema agrário mediterrânico, composto por ervas aromáticas. […]

Ver a página do trabalho aqui.

Ponte de Sor ( 1 trabalho )



Escola Secundária de Ponte de Sor (Ponte de Sor)

O mural pintado na parede do pavilhão escolar apresenta uma imagem impactante do Peixe Gato do Rio Sor, espécie presente nas águas do rio que passa pela cidade. A imagem retrata o peixe numa composição colorida em que o seu […]

Ver a página do trabalho aqui.

Portalegre ( 5 trabalhos )



Escola Básica de Assentos (Portalegre)

O ecossistema retratado é um souto numa planície alentejana ao entardecer (tendo um sobreiro em destaque), sendo a mesma habitat de algumas espécies animais presentes: o coelho bravo, a cobra-rateira, o rato-do-campo, a águia-de-bonelli, uma ovelha e um porco preto. […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola Básica de Atalaião (Portalegre)

O Ecossistema presente refere-se à Serra de São Mamede, em Portalegre e a alguma da sua fauna e flora. Sobreiro - Quercus Suber Aranha - Araneus pallidus Escorpião - Buthus ibericus Borboleta - Iphiclides feisthamelii Formiga - Crematogaster scutellaris Escaravelho- […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola Básica José Régio (Portalegre)

O ecossistema escolhido foi o montado. Os elementos do montado que estão representados na pintura são o sobreiro, papoilas que foram avistadas nas zonas mais abertas, cogumelos que foram observados nas zonas mais húmidas e aves que voavam nos céus […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola EB1 de Reguengo (Portalegre)

Tendo em conta que a nossa localização , retratamos algumas espécies da flora e fauna existentes no parque Natural da Serra de S. Mamede, nomeadamente as papoilas, as trepadeiras , os cardos, as buganvílias, etc […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola EB1/JI de Urra (Portalegre)

Ribeira de Nisa Afluente da margem esquerda do rio Tejo, é, por vezes, designado por rio Nisa. Nasce na serra de S. Mamede e desagua a jusante das Portas do Ródão, na barragem do Fratel. A alguns quilómetros da vila […]

Ver a página do trabalho aqui.

Porto ( 3 trabalhos )



Colégio D. Dinis (Porto) (Porto)

Aos alunos do 12 º ano de Biologia foi lançado o desafio para realizarem a pintura de um muro interior da escola baseada nas espécies identificadas em torno do campus escolar, apelando à biodiversidade vegetal e animal. Em sala de […]

Ver a página do trabalho aqui.




Colégio de Nossa Senhora da Esperança (Porto)

Temos o planeta terra como figura central e principal. Os ecossistemas presentes na pintura e os elementos que a compõem são: o terrestre - florestas, arbustos e o ecossistema artificial (fábrica, lata de tinta), aquático - oceano e a água […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola Secundária Garcia de Orta (Porto)

O ecossistema escolhido foi um ecossistema aquático, dada a proximidade da Escola ao oceano. No trabalho realizado estão representados vários elementos deste ecossistema, tendo sido dado grande destaque aos seres vivos e as suas interações. Foi dado destaque a seres […]

Ver a página do trabalho aqui.

Póvoa de Lanhoso ( 2 trabalhos )



Escola Básica Prof. Gonçalo Sampaio (Póvoa de Lanhoso)

O mural apresenta uma pintura sobre a biodiversidade da nossa escola, representando algumas das espécies que habitam o ecossistema do lago do nosso pequeno bosque – bosquete - ou do concelho da Póvoa de Lanhoso, designadamente dois anfíbios, a Râ-verde […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola Profissional do Alto Ave (Póvoa de Lanhoso)

No rio Ave, podemos observar as lontras de água doce e garças; patos e gansos no riacho do centro da Vila; corujas, melros e abelhas; zona predominante de carvalhos representada pelo nosso centenário Carvalho de Calvos; variedade de flores e […]

Ver a página do trabalho aqui.

Póvoa de Varzim ( 4 trabalhos )



Escola Básica de Rates (Póvoa de Varzim)

Na representação observamos (imagens em anexo) parte de um tronco de Carvalho-português com um ramo que se estende ao longo do suporte. Esse ramo apresenta grupos de folhagem, de bolotas e um gaio. A presente memória descritiva tem como objetivo […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola EB1 da Quinta- Balasar (Póvoa de Varzim)

No mural está representada a importância dos jogos ao ar livre, enquadrada nos Ecossistemas terrestres e aquáticos da localidade, com árvores, arbustos, flores, borboletas, passarinhos... (meio rural, onde a escola está inserida). Estão ainda presentes o Sol e as nuvens […]

Ver a página do trabalho aqui.




Jardim de Infância de Laúndos (Póvoa de Varzim)

Ecossistema marinho. Um tubarão, polvo, tartaruga gigante, estrela do mar e peixes. […]

Ver a página do trabalho aqui.




Jardim de Infância Nossa Senhora Saúde (Póvoa de Varzim)

Ecossistema marinho. Tartaruga, peixinhos, algas e nenúfares. […]

Ver a página do trabalho aqui.

Praia da Vitória ( 1 trabalho )



Escola EB1,2,3/JI Francisco Ornelas da Câmara (Praia da Vitória)

A humanidade e hábitos de consumo prejudiciais à saúde, nomeadamente o consumo de algumas plantas. […]

Ver a página do trabalho aqui.

Proença-a-Nova ( 1 trabalho )



Escola Básica e Secundária Pedro da Fonseca (Proença-a-Nova)

Trata-se de um ecossistema marinho com grande biodiversidade. Nele podemos observar as algas, seres autotróficos que ocupam o primeiro nível trófico (base de todas as cadeias alimentares), cardumes de peixes pequenos, médios e de maior tamanho. Também foram colocadas na […]

Ver a página do trabalho aqui.

Redondo ( 1 trabalho )



Escola Básica e Secundária Dr. Hernâni Cidade (Redondo)

O ecossistema aquático que integra algas, coral e várias espécies de peixes. […]

Ver a página do trabalho aqui.

Ribeira Grande ( 1 trabalho )



CATL "Mundo da Criança" – Santa Casa da Misericórdia da Ribeira Grande (Ribeira Grande)

PROJETO ECO-ESCOLAS 2022/2023 MEMÓRIA DESCRITIVA 1. IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO Nome do projeto: “MUROS COM VIDA” Nome: CATL “MUNDO DA CRIANÇA” Professor(a) Coordenador(a): Raquel Olas Autores: Crianças do CATL “MUNDO DA CRIANÇA” Email: mundodacrianca@scmrg.pt 2. MEMÓRIA DESCRITIVA DO PROJETO E COMO […]

Ver a página do trabalho aqui.

Salvaterra de Magos ( 1 trabalho )



Escola EB1 de Muge (Salvaterra de Magos)

Ecossistema terrestre (montes, plantas/flores); Ecossistema aquático - mar/água, sol, dunas, animais marinhos (polvo, peixes, búzios, estrelas-do-mar) e plantas marinhas (algas). […]

Ver a página do trabalho aqui.

Santa Maria da Feira ( 3 trabalhos )



Escola Básica de Cimo de Aldeia - Pigeiros (Santa Maria da Feira)

Está representado um ecossistema terrestre, onde as abelhas assumem-se como elemento vital no equilíbrio desses ecossistemas. As abelhas circulam por todo o lado, por isso quisemos também representar o lince-ibérico, o coelho bravo e a lontra que, tal como as […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola EB Bairro (Santa Maria da Feira)

Ecossistema Marinho, em que os componentes bióticos são seres vivos, animais e plantas do nosso oceano. […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola EB1 Igreja - Milheirós de Poiares (Santa Maria da Feira)

Ecossistema terrestre: prado. Deste ecossistema fazem parte ervas, algumas flores e polinizadores (abelhas). […]

Ver a página do trabalho aqui.

Santarém ( 1 trabalho )



Centro Escolar Salgueiro Maia (Santarém)

Uma floresta/ um campo verde com flores, animais e insectos/ meninos e meninas a brincar/ o sol/ um arco-íris/ nuvens no céu. […]

Ver a página do trabalho aqui.

Santo Tirso ( 2 trabalhos )



Colégio de Santa Teresa de Jesus (Santo Tirso)

Ecossistema terrestre: Flora - flores; arbustos; floresta; fungos; microrganismos do ar. Fauna - Insetos (formigas); Aves; Ecossistema aquático: baleia […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola EBI de S. Martinho do Campo (Santo Tirso)

As áreas florestais envolventes à nossa escola. Tentativa de representação de espécies autóctones (vegetais e animais) do projeto interdisciplinar […]

Ver a página do trabalho aqui.

São Roque do Pico ( 1 trabalho )



Escola Básica e Secundária de S. Roque do Pico (São Roque do Pico)

Tema - Biodiversidade No centro da composição artística proposta, o relevante globo terrestre subscreve precisamente a leitura e entendimento da biodiversidade à escala mais alargada do nosso planeta. Uma gigante torneira, de grande dimensão emerge do oceano terrestre, simbolizando a […]

Ver a página do trabalho aqui.

Seixal ( 4 trabalhos )



Colégio Guadalupe (Seixal)

Na nossa horta temos como objetivo semear para futuramente colher, de forma a que desperte interesse e curiosidade nas crianças para que experimentem novos alimentos. […]

Ver a página do trabalho aqui.




Colégio Parque do Falcão (Seixal)

A Baía do Seixal foi o ecossistema escolhido pelas crianças envolvidas no projeto, sendo que é o principal recurso natural do concelho do Seixal, concelho onde o Colégio Parque do Falcão está localizado. Elementos escolhidos pelas crianças para serem representados […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola Básica Carlos Ribeiro (Seixal)

A pintura realizada representa um ecossistema terrestre com várias espécies de flores do campo. As espécies representadas na pintura são rosas, papoilas e ainda um girassol. […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola Secundária Dr. José Afonso (Seixal)

Água Vegetação Flamingos Baía Árvores Autóctones Espécies em via de Extinção: Lince […]

Ver a página do trabalho aqui.

Serpa ( 3 trabalhos )



Escola Básica de Pias (Serpa) (Serpa)

O projeto foi assumido de modo coletivo e em articulação interdisciplinar, sendo a concretização do mural efetuada pelo pre escolar e 1ºciclo. - Sensibilização e pesquisa de dados de caráter científico e de impacto ambiental, com especial . Foi abordado […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola EB 2,3 Abade Correia da Serra (Serpa)

O Mural Eco Escolas, irá estar representado com imagens da fauna e flora da zona de Serpa. O objectivo é sensibilizar para a importância da preservação das espécies e herbáceas. A imagem será representativa de espécies e a sua envolvente. […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola Profi. de Desenv. Rural de Serpa (Serpa)

Olival no alentejo Flora endémica em vias de extinção - Linária-dos-olivais (causada pela substituição do olival tradicional por sistemas intensivos e superintensivos da exploração agrícola da mesma cultura) […]

Ver a página do trabalho aqui.

Sertã ( 1 trabalho )



Instituto Vaz Serra (Sertã)

Estão representados os elementos do ecossistema florestal, nomeadamente as espécies vegetais, água, solo, luz solar, temperatura, seres humanos. […]

Ver a página do trabalho aqui.

Sesimbra ( 5 trabalhos )



Escola Básica e Secundária Michel Giacometti (Sesimbra)

As pinturas enquadram-se no tema do ano Eco-Escolas “Biodiversidade: Preservar e Regenerar”. No mural está representada alguma da fauna e flora endémicos da nossa zona, a zona de Sesimbra e da Arrábida. A Arrábida é um local de grande diversidade […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola EB de Cotovia (Sesimbra)

O mural da Escola Básica da Cotovia, representa os ecossistemas: terrestres, aquáticos e aéreos, onde vivem os seres vivos e seres não vivos, relacionando-se num sistema autossustentável. A pintura tem um mundo que representa a vida e a importância de […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola EB de Sesimbra (Sesimbra)

O ecossistema representado é um ecossistema marinho. Nele surgem espécies existentes na costa de Sesimbra: sardinha, carapau, cavala, peixe-espada preto, espadarte, pampo, lula, choco, polvo, caranguejo, lagosta, estrela do mar e cavalo-marinho. […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola EB1 nº 2 da Quinta do Conde (Sesimbra)

- Caracol da Arrábida - Ouriço Cacheiro - Maçã Camoesa - Carvalho - Polvo - Cavala - Estrela do Mar […]

Ver a página do trabalho aqui.




Jardim de Infância do Pinhal do General (Sesimbra)

Os pinhais em volta da nossa comunidade, a horta e os insetos que encontramos na horta e os animais identificados no nosso espaço exterior. […]

Ver a página do trabalho aqui.

Sintra ( 4 trabalhos )



Centro Social Paroquial de São João das Lampas (Sintra)

A nossa pintura incorpora os ambientes terrestre e aquático e a interação dos vários seres vivos neste ecossistema fechado que é o planeta Terra, a fauna e flora em total comunicação. Os alunos representaram o nosso planeta em formato de […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola Básica e Secundária do Alto dos Moinhos (Sintra)

Ecossistema: Tendo em conta a heterogeneidade de habitats do Parque Natural de Sintra-Cascais e a sua grande biodiversidade, tomou-se a opção de criar um desenho que representasse as áreas mais próximas dos alunos, nomeadamente, os cursos de água mediterrânicos permanentes […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola EB Ferreira de Castro (Sintra)

Ecossistema marinho e terrestre do PNSC, com as seguintes espécies: - peixes (sardinha, besugo e sargo); - aves (gaivota de bico preto, corvo marinho de crista e Açor) - Répteis (lagartixa do mato); - Flora (Estorno e Sabina da praia […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola EB1/JI Agualva Nº2 (Sintra)

Como optámos por utilizar vários desenhos para complementar o espaço, estarão presentes ecossistemas terrestres (florestas, savana) e marinhos (rios e mares). […]

Ver a página do trabalho aqui.

Sobral de Monte Agraço ( 1 trabalho )



Escola Básica e Secundária Joaquim Inácio da Cruz Sobral (Sobral de Monte Agraço)

O ecossistema presente na pintura é o da região onde a escola se insere. Está representado pela a borboleta e pela libélula. […]

Ver a página do trabalho aqui.

Soure ( 9 trabalhos )



Centro Escolar do Marco (Soure)

Ecossistema constituído por zonas húmidas e floresta. […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola Básica de Degracias (Soure)

Serra, rio, jardins. Aves, insetos e plantas! […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola Básica de Figueiró do Campo (Soure)

Vegetação e zoologia marinha. […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola Básica de Gesteira (Soure)

O ecossistema presente é de zonas húmidas adjacentes à escola. Foram escolhidas as plantas mais cultivadas (milho e arroz) e a cegonha. […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola Básica de Soure (Soure)

O Ecossistema desenhado é o dos Rios Anços e Arunca com a sua diversidade de fauna. […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola Básica do Sobral (Soure)

Atividade inserida no II Forum “Missão Planeta 2030 – Viver em Soure”, procurou-se também representar um ecossistema - À volta dos rios - da nossa terra alertando para a importância da preservação/recuperação de ecossistemas, trabalhando a expressão artística, incentivando os […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola Básica Vila Nova de Anços (Soure)

Zona húmida- ribeiro. […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola EB 1/JI de Vinha da Rainha (Soure)

Os campos de arroz durante as cheias (chuvas intensas). As valas cheias de vida ... Na pintura, estão apenas representados as tabuas e os nenúfares. […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola EB1 de Alfarelos (Soure)

Representação de ecossistemas terrestres e aquáticos. […]

Ver a página do trabalho aqui.

Tarouca ( 1 trabalho )



Escola EB 2,3/S de Tarouca Dr. José Leite Vasconcelos (Tarouca)

Identificação ecossistema: ecossistema local […]

Ver a página do trabalho aqui.

Tavira ( 1 trabalho )



Escola EB Horta do Carmo (Tavira)

A imagem tenta retratar o ecossistema da Ria Formosa, assim como as nossas ilhas. […]

Ver a página do trabalho aqui.

Torres Novas ( 3 trabalhos )



Escola EB 2,3 Dr. António Chora Barroso (Torres Novas)

Ecossistema de zona húmida da Reserva da Biosfera do Paul do Boquilobo, que está classificado como sítio Ramsar. Os elementos presentes na pintura são um Guarda-rios (Alcedo atthis) e um Milhafre preto (Milvus migrans) […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola EB 2,3/S Artur Gonçalves (Torres Novas)

Biodiversidade . Fauna e zonas húmidas […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola EB1 Visconde de S. Gião (Torres Novas)

Reserva do Paúl do Boquilobo com algumas espécies lá existentes: javali, garças, flamingo, carpas... Entre Ribeiras - Praia fluvial com patos e árvores existentes junto ao rio, como por exemplo o chorão. […]

Ver a página do trabalho aqui.

Torres Vedras ( 6 trabalhos )



Escola Básica de Chãos (Torres Vedras)

O ecossistema escolhido foi o mar. Como a nossa escola situa-se perto do mar, procurámos colocar espécies existentes na nossa costa, tais como polvos, sardinhas, robalos, salmonetes, ... […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola Básica de Palhagueiras (Torres Vedras)

O ecossistema proposto e realizado pelos alunos foi um ecossistema marinho. Nele se encontram várias espécies vegetais e animais, bem como paisagem da área envolvente da escola. […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola S/3 de Madeira Torres (Torres Vedras)

Ecossistema marinho - Caranguejo - Estrela do mar - Polvo - Lula - Anémona - Golfinho - Gaivota […]

Ver a página do trabalho aqui.




Jardim de Infância de Aldeia Grande (Torres Vedras)

As pinturas foram realizadas no ringue do recreio exterior do nosso Jardim de Infância! Estas atividades são realizadas aquando da celebração do "Dia Mundial da Terra", do "Dia Mundial da Água" e ao longo dos dias de celebração da semana […]

Ver a página do trabalho aqui.




Jardim de Infância de Ameal (Torres Vedras)

O ecossistema presente na pintura é o que as crianças têm possibilidade de observar nos espaços exteriores que circundam o Jardim de Infância: plantas e flores silvestres, árvores, insetos, pássaros, caracóis, pequenos repteis. […]

Ver a página do trabalho aqui.




Jardim de Infância de São Domingos de Carmões (Torres Vedras)

Espaços envolventes da escola: campos cultivados - vinhas e seara, ribeiro. Plantas silvestres, insetos e pequenos animais, javali. […]

Ver a página do trabalho aqui.

Vagos ( 2 trabalhos )



Colégio Diocesano de Nossa Senhora da Apresentação (Vagos)

O presente projeto passa pela animação de uma casota de apoio do Colégio, situada em frente à paragem dos autocarros escolares. É um trabalho coletivo, onde, dois a três alunos dão o seu contributo na animação das quatro fachadas da […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola EB Dr. João Rocha-Pai (Vagos)

A imagem representa a biodiversidade das margens do Rio Boco que passa na zona de Vagos, mais especificamente no jardim da Quinta do Ega. Aparecem algumas espécies vegetais e animais que habitam nas suas margens. […]

Ver a página do trabalho aqui.

Vale de Cambra ( 1 trabalho )



Escola Básica e Secundária de Búzio (Vale de Cambra)

O ecossistema representado é um charco artificial criado no ano letivo anterior. Os charcos são ecossistemas frágeis e instáveis de elevada importância ecológica. Essenciais para a sobrevivência de espécies de animais e plantas ameaçadas e importantes no desempenho de serviços […]

Ver a página do trabalho aqui.

Valongo ( 6 trabalhos )



Escola Básica/JI de Fijós (Valongo)

Reciclagem […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola EB1/JI da Gandra (Valongo)

Os ecossistemas representados foram os das serras de Santa Justa e de Pias que ficam situadas no concelho de Valongo. Nos trabalhos, as espécies mais representadas foram: borboletas cauda-de-andorinha, joaninhas-de-sete-pintas, tordo-comum, coruja-do-mato, raposa e coelho-bravo. […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola EB1/JI de Sampaio (Valongo)

As plantas fontes de vida: oxigénio, comida para os animais: coelhos e, reprodução (borboletas que põem os ovos nas plantas e as lagartas começam a alimentarem-se das suas folhas. As flores sempre presentes na nossa vida. […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola Secundária de Alfena (Valongo)

A Escola secundária de Alfena encontra-se inserida na área metropolitana do Porto onde ainda subsistem importantes habitats naturais, com biodiversidade caraterística. Na proximidade da nossa escola encontramos relevos que fazem parte da Serras do Porto cortados por pequenas ribeiras que […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola Secundária de Valongo (Valongo)

As serras do Porto são um ecossistema complexo que abrange uma ampla variedade de elementos naturais. Está localizado na região norte de Portugal. Essas serras abrangem uma área diversificada em termos de fauna e flora, oferecendo uma ampla variedade de […]

Ver a página do trabalho aqui.




Externato Santa Joana (Valongo)

No nosso caso não foi representado um ecossistema mas sim o tema escolhido como tema do Ano: "Saúde e Bem-estar" com o enquadramento do ecossistema que está por detrás deste mural, a nossa quinta. […]

Ver a página do trabalho aqui.

Valpaços ( 1 trabalho )



Escola S/3 de Valpaços (Valpaços)

Sensibilizar para a importância da produção da castanha para a economia local; Promover a arte através da representação de aspectos culturais da região; Conhecer a diferença entre esboço e desenho técnico e as respectivas regras, […]

Ver a página do trabalho aqui.

Vendas Novas ( 1 trabalho )



Escola Básica dos Campos da Misericórdia (Vendas Novas)

O Projeto “Muros com Vida” enquadrar-se nos temas do ano Eco-Escolas “Biodiversidade: Preservar e Regenerar” e “Espaços exteriores”. Os alunos da Escola Básica de Campos da Misericórdia estão a implementar um conjunto de pequenas ações, no sentido de auxiliarem os […]

Ver a página do trabalho aqui.

Vila do Porto ( 1 trabalho )



Escola EB 2,3/S de Santa Maria (Vila do Porto)

A escola resolveu pintar três muros (sendo um muito estreito e dois de dimensões maiores) - um com o ecossistema terrestre e outro com o ecossistema marítimo. Nos dois ecossistemas encontramos várias espécies de animais e várias árvores. Nas espécies […]

Ver a página do trabalho aqui.

Vila Franca de Xira ( 3 trabalhos )



Casa do Povo de Vialonga (Vila Franca de Xira)

O ecossistema representado refere-se ao estuário do Tejo, que os meninos de 5 anos conheceram quando visitaram o EVOA. É um ecossistema especial da nossa região que recebe e permite a nidificação de inúmeras espécies migratórias. Os animais que mais […]

Ver a página do trabalho aqui.




Colégio José Álvaro Vidal - Fundação CEBI (Vila Franca de Xira)

O ecossistema escolhido foi o marinho, dado que o tema da atividade final de ano letivo, transversal a todo o colégio foi a "Água" e a sua importância. […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola EB 2,3 Aristides de Sousa Mendes (Vila Franca de Xira)

Construímos, em parceria com alunos do 3.ºciclo de escolaridade um projeto que retrata uma comunidade de seres vivos de várias espécies (vegetais e animais) que habitam na nossa zona ribeirinha. Integrámos no nosso projeto elementos da artista plástica e ilustradora […]

Ver a página do trabalho aqui.

Vila Nova de Famalicão ( 12 trabalhos )



Centro Escolar Luís de Camões (Vila Nova de Famalicão)

Memória descritiva Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura: Biodiversidade local: Conhecer para preservar. Tritão de ventre laranja, andorinhão pálido, barqueiro e carvalho alvarinho. […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola Básica Conde de Arnoso (Vila Nova de Famalicão)

Podemos definir ecossitema como sendo um conjunto de organismos que vivem em determinado local e interagem entre si e com o meio, formando um sistema estável. E existência de abelhas é indicador de saúde de um ecossistema por serem dos […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola Básica D. Maria II (Vila Nova de Famalicão)

Foi pedido aos alunos participantes do 5.º ao 9.º a criação da "FLORESTA DO FUTURO". Assim o ecossistema será algo saído de um filme de ficção ou a ilustração de um livro futurista. […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola Básica de Boca do Monte (Vila Nova de Famalicão)

Os alunos escolheram o ecossistema marinho. Espécies: camarão, polvo, golfinho, estrela-do-mar, corais e algas, caranguejo e cavalo-marinho. […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola Básica de Estalagem (Vila Nova de Famalicão)

Na pintura estão presentes ecossistemas terrestre, aquático e os elementos em que os alunos tiveram mais contacto nas visitas efetuadas. No que respeita à fauna local, temos o mocho galego, o gaio, a cobra água colar, o tritão, o sapo […]

Ver a página do trabalho aqui.